Webcam toy foto52

RETROSPECTIVA HISTÓRICA

  • Jan 29, 1500

    TECNOLOGIA E MÍDIAS

    TECNOLOGIA E MÍDIAS
    Restropectiva histórica de mídia e educação referente à disciplinha tacnologia de informação e comunicação da Universidade Estadual de Ponta Grossa do curso de Licenciatura em Pedagogia.
  • Feb 25, 1500

    ACADÊMICAS ANA ADÉLIA DAL COL E CAMILA MACEDO

    ACADÊMICAS ANA ADÉLIA DAL COL E CAMILA MACEDO
    Acadêmicas da Universidade Estadual de Ponta Grossa Ana Adélia Dal Col e Camila Macedo apresentam uma retrospectiva história sobre educação e mídia.
  • Mar 21, 1500

    MÍDIAS E EDUCAÇÃO

    MÍDIAS E EDUCAÇÃO
    Os Meios de Comunicação de Massa estão cada vez mais presentes no cotidiano pós-moderno. Aparecem nas salas de aula através da influência que promovem a utilização dos produtos midiáticos pelos professores como complemento ao conteúdo das disciplinas. Muitos educadores consideram a tecnologia como concorrentes da escola no processo educativo, tendo em vista que crianças e jovens passam contato com a mídia e que possui recursos mais atrativos para a exposição de seus conteúdos.
  • Apr 26, 1500

    HOMENS PRIMITIVOS

    HOMENS PRIMITIVOS
    Acredita-se que cerca de 3500 a.C. ocorreu a comunicação entre os homens através de desenhos em pedras, retratando o cotidiano. Pode-se dizer que iniciou um domesticação do corpo para a produção de sinais e sofisticação de seus sistemas neurais para a criação, incorporação, memorização e partilhamento desses códigos. Ocorreu uma "colaboração" para o surgimento da cultura e de processos educativos.
  • Mar 28, 1548

    EDUCAÇÃO BRASILEIRA

    EDUCAÇÃO BRASILEIRA
    Os jesuítas iniciaram um processo a fim de catequisar os indígenas e os filho de portuqueses após a colonização. Perceberam que somente alfabetizando-os poderiam evangelizar sua fé, Os jesuítas utilizavam o método Ratio Studiorium, o qual era um conjunto de normas criadas para regulamentar o ensino nos colégios jesuítas. Os jesuítas pregavam uma educação baseada na reprodução e no conteúdo. Nesse contexto, as mídias eram consideradas suporte de ensino.
  • COMENIUS

    COMENIUS
    Comenius foi apontado o precussor dos processos cognitivos de desenvolvimento humano e a utilização dos meios de comunicação. Foi o primeiro a utilizar a imagem como recurso pedagógico. Para ele, o home foi feito à imagem e semelhança de Deus, e se o homem era imperfeito deveria superar através do processo educativo. Na sua época não existem livros que apresentem às crianças imagens do mundo. Então ele elabora um livro, Orbis pictus, cujo foi ilustrado com fotos em cobre e madeira.
  • DIDÁTICA MAGNA

    DIDÁTICA MAGNA
    A Didática Magna é um tratado universal de ensinar tudo a todos, cuja a função demonstrativa era a simulação do real, em que o aluno poderá entrar em contato som elementos da natureza e da vida social. Constituiu-se uma tendência "sensual-empirista". è a base das práticas educativas, e são enfatizados mais no "aspecto físico" dos recursos sensoriais que os "comportamentais". Não era considerado pelo professor a participação ativa dos alunos.
  • FROEBEL E MONTESSORI

    FROEBEL E MONTESSORI
    Os meios utilizados na escola são concebidos como recursos didáticos, como palmatória ou brinquedos, em que auxiliam a organização dos conteúdos. Os brinquedos foram introduzidos com objetivos educacionais, orientados por abordagens teóricas, como as de Froebel e Montessori.
  • MEIOS DE COMUNICAÇÃO / MÍDIAS ( 1930-1950)

    MEIOS DE COMUNICAÇÃO / MÍDIAS ( 1930-1950)
    Nessa época ocoreu a disseminação do rádio/TV no cotidiano das famílias e a evolução da produção de conhecimento sobre a comunicação. Surgiu então o termo meios de comunicação de massa ou de mídias. Baseadas no modelo emissor - mensagem - receptor passaram à integrar os processos de produção e utilização na sala de aula. O novo conceito ressaltou a necessidade dos meios de comunicação se tornarem objetos de estudo, para além da utilização pedagógica.
  • CORRENTE ESPONTANEÍSTA

    CORRENTE ESPONTANEÍSTA
    Se basea nas ideias de John Dewey, em que visa diminuir a influência autoritária do professor sobre os alunos. Reelabora uma organização de ensino, que valoriza a disciplina e a memorização dos conteúdos. Quando essas ideias chegam ao Brasil, ganham o apoio de diversos educadores.
  • MANIFESTO DOS PIONEIROS DA EDUCAÇÃO NOVA

    MANIFESTO DOS PIONEIROS DA EDUCAÇÃO NOVA
    Foi um evento caracterizado como político, pois eminentes e intelectuais em que participaram acabaram ocupando cargos públicos e em ativivdades ligadas à educação. Invocava a convergência e solidariedade de outras instituições, além da escola, para o esforço educativo das novas gerações. No século XX a educação nova começa a influenciar os religiosos que aos poucos introduzem nas suas escolas.
  • RECURSOS AUDIOVISUAIS NA ESCOLA

    RECURSOS AUDIOVISUAIS NA ESCOLA
    A obra 'Recursos audiovisuais na escola' escrito por Walter Arno Wititich e Charles Francis Schuller traz sugestões de trabalho com os meios na escola, com o intuito de facilitar a aprendizagem.
  • MOVIMENTOS POPULARES

    MOVIMENTOS POPULARES
    A procura de uma educação que valorizasse o sujeito esses movimentos impulsionaram experiências educacionais tanto nas escolas particulares quanto nas populares. Educandos são incentivados a produzir slides, retroprojeções, filmes caseiros, operar máquinas. O professor tem que facilitar a aproximação entre o aluno e o conhecimento, possibilitando a aprendizagem de forma autônoma.
  • CORRENTE TECNICISTA

    CORRENTE TECNICISTA
    A técnica e a tecnologia são a base para os estudos que consideram as mudanças de comportamento. Com forte influência norte-americana de dominação cultural, o Brasil tem o desenvolvimento dessa técnica a partir do ano 1970. Surge no currículo a discuplina: as tecnologias educacionais. O professor torna-se a a serviço da tecnologia.
  • TECNICISMO EDUCACIONAL

    TECNICISMO EDUCACIONAL
    Inspirado nas teorias behavioristas da aprendizagem e abordagem do ensino, essa técnica valoriza a tecnologia, fazendo do professor um intrumento que interage entre alunos e tecnologia.
  • DESENHOS RUPESTRES

    DESENHOS RUPESTRES
    Autores com Parra (1973), Oliveira (1996), Justamad (2004), citam os desenhos rupestres para exemplificar as primeiras utilizações de imagem como base para criação de códigos, de significados e de aprimoramento da nossa língua.
  • RECURSOS AUDIOVISUAIS

    RECURSOS AUDIOVISUAIS
    Parra cirtica a denominação audiovisual por se tratar de dois canais (áudio e vídeo) ao mesmo tempo. Esse recurso se caracteriza por uma ligação entre imagem com som.
  • TEMA MÍDIA

    TEMA MÍDIA
    O tema mídia como estruturantes de vida social tem alcançado revelância política.
  • INTERNET

    INTERNET
    No Brasil até 1995 a internet era exclusiva para faculdades e para o governo. A partir de então o uso da mesma tornou-se público, A divisão do trabalho reduziu o tempo de convivência entre seus membros de modo que a educação caseira, encarregada da formação do caráter, ficaram "ausentes". Porém, as mídias ocuparam esse vazio social ( mídias com cinema, rádio, TV e a recente internet).
  • CULTURA DAS MÍDIAS

    CULTURA DAS MÍDIAS
    Em seu livro 'Cultura das mídias', Lúcia Santaella vai além e adota a forma mídias ( no plural e feminino) referindo-se à relação que estabelece entre diferentes tipos de mídias. Para Santaella é necessário estudar também as relações das mídias entre si na produção de cultura.
  • VIDA SOCIAL NA ATUALIDADE

    VIDA SOCIAL NA ATUALIDADE
    As mídias têm sido consideradas como estruturantes na vida social da atualidade.
  • A FOTOGRAFIA

    A FOTOGRAFIA
    Arlindo Machado nos auxilia a fazer uma reflexão sobre a fotografia. Nos definiu que a fotografia existe uma relação triádica entre o signo (foto), seu objeto e a interpretação físico-quimica-matamática (quando existe o traço fotográfico não nos é dado em estado bruto e selvagem, mas já imensamente mediado é interpretado pelo saber cinetífico). A fotografia não acontece somente no momento do clique que dispara o obturador.
  • PARTICIPAÇÂO DOS SENTIDOS

    PARTICIPAÇÂO DOS SENTIDOS
    Segundo Belloni e Subtil há uma revalorização da participação dos sentidos na apreensão dos conteúdos.
  • O ESTUDO DAS MÌDIAS EM FUNÇÂO SOCIAL

    O ESTUDO DAS MÌDIAS EM FUNÇÂO SOCIAL
    Para o pesquisador David Buckingham, o estudo das mídias tem se consolidado como forte tendência que se debruça sobre a compreensão das mídias em sua função social. As mídias participam da construção de sentidos daquilo que se comunica. O aparato tecnológico não serve para captar o real. Como Buckingham nos alerta antes de interpretar de acordo com as condições técnicas específicas de suporte, armazenamento, recepção, transmissão, que muitas vezes alertam o real.
  • SURGIMENTO DO TERMO MÍDIA

    SURGIMENTO DO TERMO MÍDIA
    "Aprender os modos de pensar, sentir, agir, os valores, as crenças, os costumes e as práticas e produções culturais dos sujeitos ou grupo estudados." (ANDRÉ,2005)
    O propósito de revelar a relação de diversos sujeitos do contexto educacional com a produção social da comunicação através das mídias.
    Freire (2005) acredita que é necessário reconhecer os conceitos que guiam nossas ações para que possamos transforma-las.
  • CARTA EUROPEIA DA LITERACIA DAS MÍDIAS

    CARTA EUROPEIA DA LITERACIA DAS MÍDIAS
    A carta recomenda que os países membros adotem a literacia midiática como forma de garantir a cidadania, capacitando os estudantes europeus para a leitura crítica e produçãode conteúdos midiáticos. No Brasil, a discussão ainda está em vigor, e a pesquisa procurou entender quais os fatores que interferem nessa situação.
  • RELAÇÃO DAS MÍDIAS COM O SISTEMA PRODUTIVO

    RELAÇÃO DAS MÍDIAS COM O SISTEMA PRODUTIVO
    Melo e Costa destacam a relação das mídias com o sistema produtivo. A mídia tem a ver com a indústria dos bens simbólicos. Corresponde a um sistema de produção, circulação e consumo. Está vinculada à circulação de mercadorias e está relacionada com uma intencionalidade. Está focado em fabricar artefatos que materializam em palavras, sons, imagens, sendo no plano real ou plano imaginário. Por isso precisamos nos interrogar sobre quem produz, com que interação e a favor de quem.
  • MIDIA DENTRO DA SALA DE AULA

    MIDIA DENTRO DA SALA DE AULA
    Atualmente as escolas inseriram o tablet dentro da sala de aula, permitindo que o aluno visualize exemplos do que está sendo dito, procure referências e links externos na hora de estudar. Podemos observar que com o tempo a relação entre mídia e educação vai se solidificando, facilitando o trabalho do professor e auxiliando o aluno.
  • CONCLUSÃO

    CONCLUSÃO
    No decorrer desse retrospectiva historica observamos a interação entre midia e educação.Analisamos que a midia é benéfica aos alunos. Com ela podemos ampliar o conhecimento, procurando sempre informações complementares e noticias mundias.