Midia educa

Educação e mídias: uma relação delicada

  • Jan 1, 1500

    Apresentação

    Apresentação
    Essa linha do tempo foi elaborada a partir do texto Educação e Mídias: uma relação delicada, pelas alulas Letícia Golba e Vanessa de Oliveira do 1°MA do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa, para a disciplina de TIC.
  • Mar 1, 1500

    Nota da natureza do trabalho

    Nota da natureza do trabalho
    Trabalho apresentado como requisito de avaliação parcial da disciplina de Tecnologia da informação e comunicação do curso de Pedagogia, do Departamento de Pedagogia, do Curso de Pedagogia da universidade Estadual de Ponta Grossa, turma 1º MA. Professora Dra Marcia Barbosa da Silva
  • Jun 1, 1500

    Tema geral

    Tema geral
    O principal eixo dessa linha do tempo é a relação da educação com a mídia ecomo isso pode ser benéfico para a educação nos dias atuais.
  • Feb 1, 1580

    Tempo das Cavernas

    As mídias são presentes na vida do ser humano desde o tempo das cavernas. Como sabe-se naquela época os desenhos rupestres eram muito usados como forma de comunicar-se uns com os outros.
  • Ratio Studiorum

    Ratio Studiorum
    Manual prático com 467 normas criado para regulamentar o ensino nos colégios jesuíticos. Ganhou status em de norma em todos os colégios da Companhia de Jesus. Tinha por finalidade ordenar as atividades, funções e os métodos de avaliação nas escolas jesuíticas.
  • Didática Magna

    Didática Magna
    Comênio publicou sua obra-prima intitulada "Didática Magna"a qual marca o início da sistematização da pedagogia e da didática no Ocidente. Nessa obra Comênio dedicou boa parte de sua vida e afirmava que era possível ensinar tudo a todos, universalizando, dessa forma, a educação. Além disso ele enfatizou o uso de ilustrações como recurso pedagógico, sendo pioneiro na utilização dessa técnica.
  • Corrente Espontaneísta

    Corrente Espontaneísta
    As ideias do educador norte-americano John Dewel quando chegaram ao Brasil ganharam apoio de diversos educadores e essas ideas basearam essa corrente que visava diminuir a influência autoritária do professor sobre os alunos. Como a hierárquia do nosso país era bastante rígida, essa faceta autoritária também estava presente na organização do ensino.
  • Meios de Comunicação/Mídias

    Meios de Comunicação/Mídias
    Décadas de 1930/50
    -A disseminação do rádio/TV.
    -Teorias comunicacionais baseadas no modelo Emissor-Menagem-Receptor passaram a integrar os processos de produção e utilização dos meios na sala de aula.
    -A necessidade dos meios de comunicação se tornarem objetos de estudo para além da utilização pedagógica.
    -Teoria da Industria Cultural fez com que a produção audioviual, especialmente a televisão, fosse vista como entretenimento de qualidade duvidosa ou ainda como aparelho ideológico das elites.
  • Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova

    Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova
    • Esse documento foi lançado em meio a reordenação política do país resultado da Revolução de 30; -Tornou-se o marco inaugural do projeto de renovação educacional do país. -Propunha que o Estado organizasse um plano geral de educação e defendia a bandeira de uma escola única, pública,obrigatória e gratuita para todos. -Influenciou os religiosos que aos poucos a introduzem em suas escolas, oferecendo ensino predominantemente tradicional, mas com referências escolanovistas
  • Movimentos Populares

    Movimentos Populares
    Adeptos de uma educação alternativa que valorizasse o sujeito, esses movimentos impulsionaram experiências educacionais em instituições particulares e publícas.
  • Recursos audiovisuais na Escola

    Recursos audiovisuais na Escola
    Obra esceita por walter Arno Wittich e Charles Francis que traz várias sugestões de como trabalhar os meios na escola, com finalidade de facilitar a aprendizagem por parte dos alunos.
  • Corrente Tecnicista

    Corrente Tecnicista
    • Influência norte-americana com sua política de dominação cultural e apoio a ditaduras na América Latina. -Surge no currículo uma nova disciplina que dá origem a uma denominação: as tecnologias educacionais.
    • Em tempos de ditadura o professor torna-se uma espécie de “funcionário da máquina” a serviço da tecnologia.
  • Criticas e citações de Parra

    Criticas e citações de Parra
    • Parra cita os desenhos rupestres para exemplificar as primeiras utilizações da imagem como base para a criação de codigos de representação partilhados, de criação de significados, de aprimoramento de nossa linguagem.
    • A denominação audiovisual é criticada por Parra por dar a impressão de tratar de dois canais ao mesmo tempo. Porém o termo acabou se consagrando pelo uso tanto nacional quanto internacional.
  • Carta Europeia da Literacia das Mídias

    Carta Europeia da Literacia das Mídias
    A carta recomenda claramenteque os países membros adotem a literacia midiática como forma de garantir a cidadania, afim de capacitar o estudantespara a leitura critica e a produção conteúdos midiáticos, bem como a desenvolver estratégias de uso seguro das mídias.
  • Cultura das mídias

    Cultura das mídias
    Lúcia Santaella, autor do livro, adota a forma mídias no feminino e plural, referndo-se à relação que se estabelece entre diferentes tipos de mídias.
  • Manuel Castells

    Manuel Castells
    "As mídias têm sido consideradas como estruturantes de vida social na atualidade."
  • Refletindo sobre fotografia

    Refletindo sobre fotografia
    Arlindo Machado considera que a fotografia não acontece somente no momento do clique que dispara o obturador, deixando a luz entrar na camera. Com isso conclui-se que estudar mídias é estudar também os seus processos de produção, o antes, durante e o depois, por isso precisamos nos interrogar aindo sobre quem produz, com que intenção e a favor de quem.
  • Estudos mídiaticos

    Estudos mídiaticos
    Considerando que as mídias são estruturantes de vida social, autores como Buckingham e Silverstone, entre outros, propões que a educação se ocupe do seu estudo desde cedo.
  • A pedagogia do oprimido

    A pedagogia do oprimido
    Em seu livro Freire nos alerta que é importante desenvolvermos nossa atividade crítica pois como sabemos algumas mídias expressão algumas submissõese com isso as pessoas poderão atuar de forma mais segura no sentido de emancipar-se delas.
  • Relação das mídias com o sistema produtivo

    Relação das mídias com o sistema produtivo
    Melo e Tosta afirmam que a mídiaesta ligada com a industria dos bens simbólicos, que nada mais é do que um sistema complexo de produção, circulação e consumo de bens culturais.
  • Tendencia Tradicional

    Radio, TV, internet, são as midias que nós mais conhecemos, são as consideradas mídias tradicionais, mas sabe-se que isso pode mudar afinal a qualquer momento pode ser criado algo que revolucionará esse ramo e será muito util na vida de todos e poderá ser adicionada na educação como mais um meio de ensinar.
  • Tecnologias de informação e comunicação

    Tecnologias de informação e comunicação
    -O TIC incorporaram a mídia televisiva, radio e outras linguagens, como a fotografia.
    -O desenvolvimento tecnológico gera intensas transformações nos paradigmas sociais vigentes que prometem revolucionar o cenário educacional.
    -O TIC entra nas escolas através de textos oficiais e políticas educacionais de inspiração neoliberal.
  • Mídias nos dias de hoje

    Mídias nos dias de hoje
    -Com a divisão do trabalho nas famílias reduziu o tempo que convivência com seus membros de modo que a educação caseira ou familiar, encarregada da formação do caráter, dos valores, da educação do trato pessoal, dos sentimentos ficou órfã.
    -As mídias como cinema, radio, televisão e mais recentemente a Internet circulam para a população historias, informações, visões de mundo que acabam plasmando um modelo de sociedade, de comportamento, de relação.
  • Conclusão

    Conclusão
    Concluimos que a mídia, como todas as outras coisas, mudou durante o tempo, passou a ser mais utilizada pela sociedade e até para os educadores como um objeto a ser utilizado no ensino.