M educ

LINHA DO TEMPO EDUCAÇÃO E MÍDIAS: RELAÇÃO DELICADA

  • Jan 1, 1500

    UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA

    UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
    CURSO DE PEDAGOGIA.
    LINHA DO TEMPO ELABORADA COM BASE NO TEXTO " EDUCAÇÃO E MÍDIAS: UMA RELAÇÃO DELICADA" .
  • Jan 2, 1500

    ARTES RUPESTRES

    ARTES RUPESTRES
    ARTES RUPESTRES - 40.000 a.C. - AUTORES COMO PARRA(1973), OLIVEIRA(1996), JUSTAMAND(2004), CITAM OS DESENHOS RUPESTRES PARA EXEMPLIFICAR AS PRIMEIRAS UTILIZAÇÕES DA IMAGEM COMO BASE DO APRIMORAMENTO DA NOSSA LINGUAGEM.
  • Feb 1, 1500

    APRESENTAÇÃO PESSOAL

    APRESENTAÇÃO PESSOAL
    ACADÊMICA: SANDY CAROLINA PEREIRA - 1° NA
  • Mar 1, 1500

    EDUCAÇÃO E MÍDIAS

    EDUCAÇÃO E MÍDIAS
    ESTABELECER UMA RELAÇÃO ENTRE A EDUCAÇÃO E AS MÍDIAS, VISANDO A NECESSIDADE DA UTILIZAÇÃO DA MESMA PARA O PROCESSO EDUCACIONAL.
  • RATIO STUDIORUM

    RATIO STUDIORUM
    CONJUNTO DE NORMAS CRIADO PARA REGULAMENTAR O ENSINO NOS COLÉGIOS JESUÍTICOS.
    MODO DE ENSINO UTILIZADO NO BRASIL, OS JESUÍTAS TIVERAM UM PAPEL FUNADAMENTAL NA CONSTITUIÇÃO DA CULTURA ESCOLAR BRASILEIRA, ALÉM DE DEIXAREM VÁRIOS DOCUMENTOS RETRATANDO NOSSA FAUNA, FLORA E DESENHOS RETRATANDO A VIDA NO NOVO CONTINENTE.
  • DIDÁTICA MAGNA

    DIDÁTICA MAGNA
    COMENIUS ELABOROU SUA " DIDÁTICA MAGNA". A ARTE DE ENSINAR TUDO A TODOS.
    COMENIUS ERA PROTESTANTE, E ACREDITAVA QUE SE TODOS FOSSEM ALFABETIZADOS PODERIAM LER A BÍBLIA. ELE FOI O PRIMEIRO A UTILIZAR RECURSOS VISUAIS COM INTENÇÕES PEDAGÓGICAS, OU SEJA A DIDÁTICA MAGNA, SEVIU DE "SUPORTE" PARA A EDUCAÇÃO.
  • ORBIS PICTUS

    ORBIS PICTUS
    LIVRO ESCRITO E ILUSTRADO POR COMENIUS PARA APRESENTAR ÀS CRIANÇAS IMAGENS DO MUNDO.
  • JOHN DEWEY

    JOHN DEWEY
    INOVA COM A SUA "CORRENTE ESPONTANEÍSTA", QUE VISAVA DIMINUIR A INFLUÊNCIA AUTORITÁRIA DO PROFESSOR SOBRE O ALUNO.
  • MANIFESTO DOS PIONEIROS DA EDUCAÇÃO NOVA

    SURGE O MANIFESTO DOS PIONEIROS DA EDUCAÇÃO NOVA, BASEADO NAS IDEIAS DE DEWEY. ESSE MANIFESTO INVOCAVA A CONVERGÊNCIA E SOLIDARIEDADE DE OUTRAS INSTITUIÇÕES - DENTRE ELAS A IMPRENSA, DESTACANDO SE A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS NA ESCOLA.
    NESSA EXPERIÊNCIAS OS ALUNOS FORÃO INCENTIVADOS A PRODUZIR SLIDES, FILMES CASEIROS, ENTRE OUTROS, E A OPERAR ELES MESMOS AS MÁQUINAS. O PAPEL DO PROFESSOR ERA DA FACILITADOR ENTRE O ALUNO E O CONHECIMENTO.
  • SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

    SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
    UTILIZA-SE RETROPROJETORES - PROJETORES DE SLIDES PARA O TREINAMENTO DOS SOLDADOS. OS RECURSOS AUDIOVISUAIS SE CARACTERIZAM POR UMA LIGAÇÃO COM A IMAGEM (COMO MAPAS, QUADRO DE ESCREVER, LIVROS), COM O SOM (COMO DISCOS DE VINIL, RÁDIO OU FITAS DE ÁUDIO), OU COM AMBOS - SOM E IMAGEM (COMO SLIDES SONORIZADOS, CINEMA, TV/VÍDEO).
  • MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA OU MÍDIAS

    ENTRE AS DÉCADAS DE 1930 A 1950, SURGI O TERMO " MEIOS DE COMUNICAÇÃO EM MASSA OU MÍDIAS".
  • LIVRO RECURSOS AUDIOVISUAIS NA ESCOLA

    LIVRO RECURSOS AUDIOVISUAIS NA ESCOLA
    WALTER ARNO WITTICH E CHARLES FRANCIS SCHÜLLER, LANÇAM NO BRASIL O LIVRO RECURSOS AUDIOVISUIAS NA ESCOLA, ESSE LIVRO TRAZIA DIFERENTES FORMAS DE TRABALHOS COM OS MEIOS NA ESCOLA, PARA FACILITAR A APRENDIZAGEM POR PARTE DOS ALUNOS.
  • DITADURA MILITAR NO BRASIL

    DITADURA MILITAR NO BRASIL
    DURANTE A DITADURA AS MÍDIAS FORÃO CENSURADAS. ISSO TAMBÉM REFLETIU NA EDUCAÇÃO, PROFESSORES FORÃO CASSADOS, PRESOS, TORTURADOS E MORTOS, POIS ELES SÓ PODIAM ENSINAR AQUILO QUE O ESTADO PERMITIA.
  • CORRENTE TECNICISTA

    O BRASIL SE ENVOLVE ENTRE OUTRA CORRENTE PEDAGÓGICA, A "CORRENTE TECNICISTA",ONDE A TÉCNICA E A TECNOLOGIA ASSUMEM UM LUGAR CENTRAL . NESSE PERÍODO O BRASIL SOFRE FORTE INFLUÊNCIA NORTE-AMERICANA, QUE APOIAVAM A DITADURA NA AMÉRICA LATINA, COM ÊNFASE EM PROJETOS DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO BASEADOS NA TEORIA DO DESENVOLVIMENTO DO CAPITAL HUMANO, QUE INFLUENCIOU O CAMPO EDUCACIONAL.
  • CORRENTE TECNICISTA

    NESSE CONTEXTO O PROFESSOR GANHA O PAPEL DE "FUNCIONÁRIO DA MÁQUINA".
    DURANTE ESSE PERÍODO GANHAM RELEVÃNCIA EXPERIÊNCIA FEITAS COM FITAS DE VIDEOAULAS, E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA VIA RÁDIO E TV.
  • MÍDIAS EDUCACIONAIS E POLÍTICA

    O TEMA MÍDIA GANHA RELEVÂNCIA POLÍTICA
  • LÚCIA SANTAELLA 1996

    LÚCIA SANTAELLA 1996
    EM SEU LIVRO CULTURA DAS MÍDIAS, LÚCIA SANTAELLA REFERE-SE A MÍDIA COMO SENDO UMA RELAÇÃO ENTRE DIFERENTES TIPOS DE MÍDIA: RÁDIO, TV, JORNAL. O QUE PRODUZIU UMA TRANSFORMAÇÃO NAS FORMAS TRADICIONAIS DE PRODUÇÃO.
  • CASTELLS

    CASTELLS
    AS MÍDIAS TÊM SIDO CONSIDERADAS COMO ESTRUTURANTES DE VIDA SOCIAL NA ATUALIDADE.
  • ARLINDO MACHADO

    ARLINDO MACHADO
    ESTABELECE A RELAÇÃO TRIÁDICA DA FOTOGRAFIA, OU SEJA: O SIGNO (A FOTO, OU O REGISTRO), SEU OBJETO (A COISA FOTOGRAFADA) E A INTERPRETAÇÃO FÍSICO-QÚIMICA E MATEMÁTICA, Q QUE ESTUDAR AS MÍDIAS E SEUS PROCESSOS É PENSAR AS RELAÇÕES SOCIAIS E PROCESSOS DE SIMBOLIZAÇÃO, APROPRIAÇÃO DO REAL E VALIDAÇÃO DA EXPERIÊNCIA.
  • DAVID BUCKINGHAM

    DAVID BUCKINGHAM
    AFIRMOU QUE O APARATO TECNOLÓGICO NÃO SERVE PARA CAPTAR O REAL, POIS AS FOTOS ANTES DE CHEGAR ATÉ NÓS JÁ PASSOU POR ALGUM TIPO DE TRANSFORMAÇÃO.
  • BUCKINGHAM, SILVERSTONE, PENTEADO E OUTROS...

    BUCKINGHAM, SILVERSTONE, PENTEADO E OUTROS...
    PROPÕEM QUE A EDUCAÇÃO SE OCUPE DO SEU ESTUDO DAS MÍDIAS DESDE CEDO.
  • CARTA EUROPEIA DA LITERACIA DA MÍDIA

    A COMISSÃO DAS COMUNIDADES EUROPEIAS ELABOROU A CARTA DA LITERACIA DAS MÍDIAS, ONDE RECOMENDAM O USO DA LITERACIA MIDIÁTICA, PARA GARANTIR A FORMAÇÃO DE CIDADÃOS CAPAZES DE FAZER UMA LEITURA CRÍTICA E A PRODUÇÃO DE CONTEÚDOS MIDIÁTICOS, TAMBÉM COMO O USO SEGURO DAS MÍDIAS.
  • MELO E TOSTA

    CHAMAM A ATENÇÃO PARA A RELAÇÃO DAS MÍDIAS COM O SISTEMA PRODUTIVO, POIS CORRESPONDE A UM SISTEMA COMPLEXO DE PRODUÇÃO, CIRCULAÇÃO E CONSUMO DE BENS CULTURAIS. ASSIM A PRODUÇÃO MIDIÁTICA ESTÁ VINCULADA AO PROCESSO DE CIRCULAÇÃO DE MERCADORIAS.
  • INFLUÊNCIAS DAS MÍDIAS NA RELAÇÃO FAMILIAR

    A PARTIR DAS DÉCADAS DE 1990 ATÉ OS DIAS ATUAIS, A INSTITUIÇÃO FAMILIAR PASSOU A SER DESACREDITADA COMO BASE PARA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS SOCIAS, OU SEJA, A FORMAÇÃO DO CARÁTER, DOS VALORES, DO TRATO PESSOAL, ENFIM A EDUCAÇÃO CASEIRA EM SI, DEVIDO A SEPARAÇÃO DOS SEUS MEMBROS OCASIONADO PELO TEMPO DETERMINADO AOS TRABALHO.
    NESSE MOMENTO A INSTITUIÇÃO QUE OCUPOU ESSE VAZIO FORAM AS MÍDIAS.