You are not authorized to access this page.
Grécia antiga

Evolução da Educação

  • 3000 BCE

    Educação Egípcia

    Educação Egípcia
    A educação no Antigo Egito era elitista, repetitiva, baseada na escrita e na literatura sapiencial. A princípio, era transmitida autoritariamente do pai para o filho e, com o tempo, através de um encarregado pela educação (escriba ou sacerdote). Tinha como objetivo de garantir a formação dos governantes. A principal disciplina, se podemos assim chamar, tinha como conteúdo o “falar bem”.
  • 1000 BCE

    Educação nas sociedades orientais antigas

    Educação nas sociedades orientais antigas
    Nas civilizações orientais, a educação era tradicional: dividida em classes, opondo cultura e trabalho, organizada em escolas fechadas e separadas para a classe dirigente. O conhecimento da escrita era restrito, devido ao seu caráter esotérico. As preocupações com educação apareceram nos livros sagrados, que ofereceram regras ideais de conduta e enquadramento das pessoas nos rígidos sistemas religiosos.
  • 700 BCE

    Educação na Grécia Antiga

    Educação na Grécia Antiga
    A instrução juvenil tem sua origem na Grécia Antiga. Lá, esse trabalho ficava a cargo dos paidagogos (pedagogos), escravos encarregados de conduzir o processo de instrução das crianças.
  • 500 BCE

    Educação na Roma Antiga

    Educação na Roma Antiga
    Os romanos Foram os primeiros a promover um sistema de ensino oficial, a partir de um organismo centralizado e sob responsabilidade do Estado. Isto não significa, porém, que o acesso à educação se dava igualmente a todas as crianças em idade escolar. Pelo contrário. O sistema de educação romano era um sistema de privilégios em que poucos tinham acesso à escola.
  • 1000

    Educação Medieval

    Educação Medieval
    O processo de educação na Idade Média era de total responsabilidade da Igreja. As escolas funcionavam anexas às catedrais ou às escolas monásticas, muitas funcionavam nos mosteiros. A Igreja foi um instrumento essencial no processo da educação na Idade Média, a grande disseminadora do conhecimento.
  • 1549

    Jesuítas no Brasil

    Jesuítas no Brasil
    Responsáveis pela introdução do ensino no período colonial brasileiro, os jesuítas combinavam a catequese e o ensino em suas práticas, ou seja, à aprendizagem de seus trabalhos. Porém, o processo acontecia com uma distinta divisão social, sendo a catequese direcionada aos indígenas, praticada nos aldeamentos, e a educação à elite, ensinada nos colégios religiosos.
  • Educação na Idade Moderna

    Educação na Idade Moderna
    Foi esse modelo de educação escolar centrado na figura do professor como transmissor do conhecimento que se expandiu ao longo dos séculos XVIII e XIX, impulsionado pela Revolução Industrial e a consequente urbanização e aumento demográfico.
  • Primeiro Curso à distância

    A Gazeta de Boston, em sua edição de 20 de março, oferece num anúncio: "material para ensino e tutoria por correspondência";
  • Criação da 1º Universidade à Distância

    Começa a funcionar, em Ithaca, no Estado de Nova Iorque, EUA, a Universidade por Correspondência;
  • CRIAÇÃO DO IUB

    CRIAÇÃO DO IUB
    Em 1941, é criado no Brasil o Instituto Universal Brasileiro, que ofertava vários cursos por correspondência.
  • UAB

    UAB
    Criada em 2005 e instituída pelo Decreto 5.800, de 8 de junho de 2006 com o objetivo de promover "o desenvolvimento da modalidade de educação a distância, com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no País", sendo gerenciado pela CAPES.