Brasão da uneb

Os grandes períodos da história e o modelo correspondente de educação

  • 8000 BCE

    Periodo paleolitico (8000-4000a.c.)

    Periodo paleolitico (8000-4000a.c.)
    Os chefes de família são os professores.
    Antes da escrita, a educação primitiva tem como objetivo ajustar a criança em seu ambiente físico e social através da aquisição das experiências.
    o apredizado, neste período, é disponível a qualquer pessoa, não existe divisão social.
  • 3500 BCE

    Egipicios

    Egipicios
    Este povo desenvolve a escrita em hieróglifos. O conhecimento é reservado aos altos funcionários, sacerdotes e militares. Criam-se escolas para o povo, para filhos de funcionários. Seu funcionamento acontece nos templos, conta com forte teor religioso, não esquecendo as questões práticas, assim, formam médicos, engenheiros e arquitetos
  • 3500 BCE

    Índia

    Índia
    Predominavam a divisão social em castas, onde todos derivam do corpo do Deus Brahma.
    A Educação acontece de forma discriminatória, privilegiando os brames. Já aos sudras e párias é negada qualquer forma de Educação; sofre também influência do budismo.
  • 3000 BCE

    Periodo antigo

    Periodo antigo
    Neste periodo acontecem transformações fundamentais para nossa cultura,de forma diferenciada entre si, tanto pelos objetivos, quanto pelos métodos. característica fundamental é o surgimento da escrita e do Estado na antiguidade oriental, diferenciando-se entre si.
  • 2000 BCE

    babilônia

    babilônia
    Classe sacerdotal, estes possuem bibliotecas, noções de astrologia,e procuram a aplicação prática do conhecimento. Para este povo, a ciência mistura-se à magia. com o estudo da astrologia eles criaram o calendario babilonico.
  • 2000 BCE

    Hebreus

    Hebreus
    Sua educação é marcada pela religiosidade, transmitida pelos profetas, acontece nas sinagogas, nela se aprendem as verdades da Bíblia, especificamente do Antigo testamento.
    São politeístas, valorizam a educação manual e moral de cada civilização.
  • 800 BCE

    Periodo Homerico

    Periodo Homerico
    A criança permanece com a mãe até os 7 anos de idade. A infância era uma fase de passagem, a partir deste momento a criança passava a freqüentar locais próprios para o seu desenvolvimento, sendo que existe uma divisão educacional por gênero, assim, a menina fica em casa aprendendo as artes do lar. A escola permanece sendo o local da elite, a cultura Grega é transmitida através de eventos sociais. nesse periodo so os nobres eram ensinados.
  • 800 BCE

    periodo arcaico

    periodo arcaico
    Esparta e Atenas são as principais cidades-estado e apresentam modelos diferenciados de Educação; Esparta volta-se para a formação do guerreiro, a partir dos 7 anos. A Educação era pública, rígida, voltada, principalmente, para as atividades físicas, não descuidando do estudo da música, canto e dança. Conforme a criança cresce, a disciplina aumenta. A mulher tem destaque neste período, participa de atividades físicas e de festividades.
  • 800 BCE

    Atenas

    Atenas todos os cidadãos livres tem acesso a educação, devido a sua grande influência e, por se tratar do berço da filosofia, o ideal do povo ateniense é o culto, os rapazes eram instruídos nas letras e filosofia, pelos mestres, na primeira fase era acompanhado pelo pedagogo (escravo que tinha como função orientar as primeiras letras e a atividade física, por volta dos 18 anos após um rito de passagem adentrava a vida cidadã,os mestres são os filósofos.
  • 700 BCE

    Educação Romana

    Educação Romana
    A partir do século II a.C., as escolas organizam-se segundo o modelo Grego, existem também escolas destinadas às classes inferiores para a formação profissional. Antes disso o cidadão ja possuia consciência do direito romano,o pai é a figura central, a mulher possui valorização na família, possuindo um papel educativo, para a formação do futuro cidadão. Arte Greco-Romana 700 a.C. Este período influencia a história da humanidade, sendo o primeiro período a valorizar o homem.
  • 625 BCE

    TALES de Mileto

    TALES de Mileto
    Em Mileto deram-se uma série de reformas políticas em Atenas que resultaram na criação de um regime democrático nesta cidade. Por esta época os atenienses passaram a abandonar o costume de andarem permanentemente armados e a adotarem costumes mais brandos e civilizados.Assim, as atividades militares em que os jovens eram treinados desde criança passaram a ser exigidas apenas dos dezoito aos vinte anos de idade.
    (Referencia: notas de filosofia e historia da educação/ disponibilizado)
  • 517 BCE

    China

    China
    A Educação é conservadora mantendo-se até recentemente voltada à transmissão, apoiada nos livros interpretativos de Lao Tsé e Confúcio que datam do terceiro milênio a.C.
  • 450 BCE

    Período socrático (séculos V e VI a.C.)

    Período socrático (séculos V e VI a.C.)
    aperfeiçoa-se a Filosofia, o sistema filosófico de Sócrates, com seu método, nada ortodoxo de partilhar idéia, inaugura a busca da própria verdade.
    Este mesmo filósofo repudia os Sofistas, primeiros filósofos que fazem papel de professores, cobrando por seus serviços itinerantes, ensinavam a arte da retórica.
  • 428 BCE

    Platão e Aristóteles(428/427 A.C. – 348/347 a. C.)

    Ele defende o dualismo, corpo e alma e teria como objetivo a formação do cidadão.
    Aristóteles volta-se para a ética, entendendo o homem como um animal que possui natureza política.
    A influência fundamental deste período dá-se no campo da Educação de uma preocupação pedagógica, abrangendo corpo e alma.
  • 400 BCE

    Período Medieval (401 a 500a.c.)

    A função pedagógica é a evangelização, a revelação das verdades divinas e a salvação das almas para a vida eterna.
  • Period: 400 BCE to 301 BCE

    Período Clássico

    Na Antiguidade Grega,Surgem as ciências como astronomia, geometria e matemática. O homem busca uma explicação racional que explique a origem, o primeiro princípio de todas as coisas; é dada a supremacia à razão.
    A educação tem como princípio a formação do cidadão, completo e virtuoso, para tanto é necessário um modelo que abranja corpo e mente; concomitantemente com o surgimento do pensamento filosófico surge a palavra Paidéia.
  • 354 BCE

    Patrística (século II até o século V)

    Que tem como objetivo a defesa da fé cristã e a conversão. Seu principal representante é o Santo Agostinho (354-430), que retoma os textos de Platão, considera o conhecimento como as verdades eternas advindas da iluminação divina, sendo necessário, para tanto, o uso do intelecto, já que o conhecimento é uma experiência pessoal
  • 1301

    Escolástica (século IX até XIV)

    Ensinado nas escolas. O principal representante da Escolástica é o Santo Tomás de Aquino (1225-1274), retoma Aristóteles, adaptando as orientações cristãs.
    A Educação, segundo o filósofo, é a forma de atingir a verdade e o bem, superando as tentações mundanas. Neste período, criam-se as universidades, destinadas à medicina, ao direito e à teologia.
  • 1500

    Período Moderno

    O renascimento é o período compreendido entre os séculos XV e XVI; neste contexto, diversos acontecimentos promovem uma mudança na concepção de homem e da própria sociedade.
  • 1549

    periodo colonial (1549)

    periodo colonial (1549)
    No Brasil, a educação chegou atraves do padre Manuel da Nóbrega durante o período colonial, acontece uma grande disparidade entre o conhecimento formal e o informal, onde a classe dominante mantém o monopólio do saber acadêmico, onde os filhos da elite iam estudar na Europa, enquanto a grande maioria da população mantinha-se iletrada.
  • Impressionismo (1875)

    A Educação do século XVII se torna obrigatório ir a escola, criando leis, programas e níveis para tal.
    Porém, o monopólio das escolas permanece com a Companhia de Jesus, que representa o modelo tradicional com base na Escolástica.
    O pensamento pedagógico moderno é realista. Segundo ele, o conhecimento deve partir da compreensão das coisas, voltado para a vida prática. Neste contexto, surge a nova escola.
  • O Iluminismo (século XVIII)

    movimentou a revolução Francesa, O poder da razão de interpretar o mundo, surge o homem confiante, disposto a dominar a natureza para criar seu futuro.
    Na prática, a Educação continua diferenciada de acordo com a classe social. Existiam três principais vertentes, os enciclopedistas, Rousseau e Kant.
    Os enciclopedistas são representados por D’Lambert, Voltaire, Rousseau entre outros. Para estes, a Educação tem o papel de expressar o ideal liberal, voltado aos interesses da burguesia.
  • Período Contemporâneo (século XIX)

    Surgem preocupações com a formação da consciência nacional e com a metodologia. Bem como, pedagógicas com fins sociais, salientando a formação da criança para a vida em sociedade.
    A contribuição de Hegel (1770-1831), Marx (1818-1883) e Sigmund Freud (1856-1939) são fundamentais para as mudanças que acontecem, a partir do final do séc. XIX. Esses teóricos trazem à tona um novo paradigma no que tange à sociedade e ao próprio homem.
  • Século XX

    Nesse período,foram de estrema importância, para a educação, teóricos como: Émile Durkheim (1858-1917) que desenvolve a questão da sociologia,a educação; Jonh B. Watson (1878-1958) e Burrhus Frederic Skinner (1904-1990), representantes do Behaviorismo (psicologia comportamentalista); Wilhelm Dilthey (1833-1911), representante da crítica ao naturalismo; Wolfgang Köhler (1887-1967) e Kurt Koffka (1886-1941) representantes da Gestalt; Jonh Dewey (1859-1952),representante da escola progressista.
  • Periodo Joanino(1808-1821)

    deu-se com a chegada de D. pedro VI, com desorganização da educação com a retirada dos jesuitas, a educaçao ficou direcionada ao estudo cientifico,e foram criados os cursos superiores de: Agricultura(1812), Economia(1808),Matematica Superior(1809),
    Quimica(1817),Historia(1817),Desenho Tecnico(1818).
  • Republica Nova(1946 - 1963)

    A Constituição que "a educação é direito de todos".A nova Constituição determina a obrigatoriedade de se cumprir o ensino primário e dá competência à União para legislar sobre as diretrizes e bases da educação nacional.
  • A ditadura militar (1964-1985)

    A ditadura realizou sua expansão com destaque para o ensino técnico,escola pública precária, que ainda tem reflexos nos dias atuais. O ensino de 2º grau, correspondente ao atual Ensino Médio, não era obrigatório e muito menos universalizado, e também foi reestruturado..
  • Seculo XX no Brasil

    No Brasil, as maiores referências estão nos educadores Anísio Teixeira (1900-1971), Florestan Fernandes (1920-19950 e Paulo Freire (1921-1997).Para Freire e Horton (2003), por exemplo, a educação só muda quando “as pessoas começam a agarrar sua história com as próprias mãos”. Para estes autores, como para a maioria dos teóricos da contemporaneidade somente um projeto realmente popular pode trazer transformações significativas à sociedade.
  • Atualidade

    Hoje apresenta avanços significativos no que diz respeito a fatores como infra-estrutura, formação de professores, material didático, inovações tecnológicas, entre outros aspectos que deveriam favorecer a aprendizagem.O Brasil ocupa o 53º lugar em educação, entre 65 países avaliados (PISA). Mesmo com o programa social que incentivou a matrícula de 98% de crianças entre 6 e 12 anos, 731 mil crianças ainda estão fora da escola (IBGE)