Tec e edu

Tecnologia e Educação

By VILMONI
  • 73,000 BCE

    Pinturas rupestres

    Pinturas rupestres
    Cientistas descobriram a pintura rupestre mais antiga do mundo, com cerca de 73 mil anos, na caverna Blombos, no leste de Cape Town, na África do Sul. Uma das formas mais antigas de comunicação, pode-se dizer também, de transmissão de conhecimento. Foi utilizada em diferentes regiões do mundo, inclusive no Brasil.
  • 3000 BCE

    Escrita

    Escrita
    Muito antes de surgir um sistema educacional organizado como conhecemos hoje, a escrita por si só, como um registro de sinais, codificações isoladas e que por uma associação passa a ter algum significado existe a cerca de três mil anos antes de Cristo no final do período Neolítico. Para a aprendizagem e a educação formal ela é fundamental, pois nos permite novas formas de comunicação assíncronas e atemporais. Fonte: https://www.infoescola.com/comunicacao/o-surgimento-da-escrita/
  • 600 BCE

    Filosofia

    Filosofia
    O surgimento da filosofia como a conhecemos hoje é designado pelo gradual afastamento de uma visão estritamente religiosa do mundo e voltada para um viés de caráter mais racional. Fundamental para o desenvolvimento da educação, uma vez que permite uma maior aproximação da Ciência como a conhecemos hoje, possibilitando a criação de sistemas de pesquisa e ensino em tempos mais recentes. Fonte: https://www.resumoescolar.com.br/filosofia/surgimento-da-filosofia/
  • 105 BCE

    Papel

    Papel
    O dia 11 de março de 105 a.C. é considerado a data da invenção do papel. Neste dia, Ts ai Lun teria apresentado ao Imperador Han Ho Ti, da dinastia chinesa Han, mostras de papel pela primeira vez. A partir deste ponto, o papel passou a ser usado em larga escala em todo o mundo. Sua importância para a educação é incontestável, uma vez que permitiu o registro de forma mais prática da escrita, além do armazenamento ter se tornado mais fácil. A escrita encontrou seu maior divulgador.
  • 1440

    Imprensa

    Imprensa
    Para Gonçalves Neto (2002), "a imprensa tem a capacidade de formar uma cultura, padronizar o povo e funciona também como um veículo educativo. É através dela que se divulgam e se consolidam as principais representações sociais." O processo que deu origem à imprensa foi pesquisado e inaugurado por Johannes Guttenberg em 1440 e séculos depois, no início do século XVIII foi adaptado para fabricar jornais. Na definição de Neto, podemos perceber a importância da imprensa para a educação.
  • Retroprojetor

    Retroprojetor
    A primeira versão do retroprojetor foi o episcópio, inventado no início do século 20. O conceito de projeção com "lâmpadas mágicas" foi descrito em 1911 na Enciclopédia Britannica. O equipamento foi muito utilizado na área educacional até o início do século XXI, quando começou a ser substituído pelos computadores e o data show. Antes, porém, teve papel importante no incremento das aulas, possibilitando a projeção de imagens que permitiam a visualização do que estava sendo estudado.
  • Cinema

    Cinema
    A relação entre cinema e educação, seja na educação escolar ou na informal, é parte da própria história do cinema. Desde os primórdios das produções cinematográficas, produtores e diretores de cinema o consideravam como uma poderosa ferramenta para instrução, educação e reflexão humanas. O cinema existe graças à invenção do cinematógrafo, inventado pelos Irmãos Lumière. Em 28 de dezembro de 1895, na cave do Grand Café, Paris, realizaram a primeira exibição pública e paga da arte do cinema.
  • Rádio

    Rádio
    Em 1896, Guglielmo Marconi criou o primeiro aparelho de rádio do mundo, revolucionando a comunicação à distância. Primeiro aparelho eletrônico voltado à comunicação em massa, ganhou popularidade nos anos 30 do século XX. Por muito tempo, o aparelho foi o único meio de informação das pessoas e até hoje continua sendo o maior instrumento de comunicação do mundo. A cada dia, vem sendo trazido para os currículos escolares, já que por meio dele é possível trabalhar, coletivamente, diversos conteúdos.
  • Televisão

    Televisão
    A invenção da primeira televisão é da autoria de Philo Farnsworth. A televisão pode ser uma ferramenta acadêmica útil e tem sido usada em salas de aula com finalidades acadêmicas desde 1970. Os programas de televisão são usados para ajudar crianças em várias atividades e são usados em conjunto com outros materiais de ensinamento, para dar uma proximidade mais abrangente aos métodos de aprendizado.
  • Computador

    Computador
    Foi na Segunda Guerra Mundial que realmente nasceram os computadores atuais. De início considerados uma revolução para a educação, logo percebeu-se que o mesmo poderia sim potencializar os processos de aprendizagem, mas não substituir a interatividade e o planejamento humanos, inerentes a qualquer processo de ensino aprendizagem. Por suas características particulares de processamento e divulgação de informações, tornou-se uma ferramenta de maior potencial educacional da atualidade.
  • Internet

    Internet
    Surgida durante a Guerra Fria com objetivos militares, popularizou-se nas décadas de 1980 e 1990 e a partir daí, juntamente com os computadores, tornou-se ferramenta onipresente na educação, possibilitando a pesquisa rápida, a interatividade e a comunicação com todas as partes do planeta também conectadas. Em termos educacional, ela potencializa enormemente as possibilidades de planejamento, execução e aprendizagem.
  • Videocassete

    Videocassete
    O primeiro videocassete com sucesso comercial foi introduzido no mercado em 1971. Na educação, ele proporcionou não apenas a reprodução de programas e filmes educativos ou com este propósito, como também de atividades e projetos desenvolvidos pelos próprios alunos dentro e fora da escola.
  • Smartphone

    Smartphone
    O primeiro produto a combinar as funcionalidades de celular com PDA foi o IBM Simon lançado em 1993, o aparelho continha tela de toque e conseguia acessar emails. Seja através de aplicativos que o estudante pode usar em seu smartphone ou aparelhos eletrônicos, seja através de projetos que trabalham com internet e novas tecnologias, é possível pensar em educação e informação.
  • Redes sociais

    Redes sociais
    O ClassMates é considerado a primeira rede social. Criado em 1995 pelo norte-americano Randy Conrads para reunir amigos da escola e faculdade. Elas podem gerar novas sinergias entre os membros de uma comunidade educativa: facilita o compartilhamento de informações envolvendo temas estudados, recursos e projetos, o estudo em grupo, a divulgação de conteúdos informativos, fortalece o envolvimento dos alunos e professores e cria um canal de comunicação entre eles e outras instituições de ensino.