-
Organizado com base no modelo de Seminário-escola dos Jesuítas
Reformas Educacionais iniciadas por Francisco Campos (quando começou a ser implementado o ensino profissionalizante às classes baixas). -
Reformas Educacionais iniciadas por Francisco Campos (quando começou a ser implementado o ensino profissionalizante às classes baixas).
-
O ensino secundário começou a ser organizado.
O ensino secundário começou a ser organizado -
Consolidação do Processo Lei Orgânica do ensino secundário (decreto 4244/42). Dividindo eo ensino em duas etapas: um ginásio de 4 anos e um colegial com 3 anos.
do Processo Lei Orgânica do ensino secundário 9decreto 4244/42). Dividindo eo ensino em duas etapas: um ginásio de 4 anos e um colegial com 3 anos. -
Neste primeiro momento o ensino de massa era focado especificamente visando a preparação para a mão-de-obra para as indústrias
-
A criação da primeira LDB. Realização do ensino superior
-
Nova Constituição Federal (obrigatoriedade e gratuidade do ensino médio)
-
Retomou-se o debate sobre as funções do Ensino Médio, propondo uma maior ênfase nos cursos profissionalizantes.
-
Foi criado (Fundef) Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério.
-
Define através do decreto 2.208/97 que a formação profissional de nível técnico no país devia ser organizada de modo independente do ensino regular, com uma estrutura curricular própria.
-
O PNE - Plano Nacional da Educação (lei 10.172), onde foram estabelecidas em termos legais, diversas metas a serem atingidas no ensino médio até 2011.
-
O decreto de 97 foi revogado sendo substituído pelo decreto 5152 e posteriormente pela lei 11.741/08, no âmbito de uma nova política permitindo mais integração entre a formação profissional e o ensino médio.
-
Foi aprovada a emenda Constitucional 59/2009, que vem assegurar a obrigatoriedade de estudo de crianças e adolescentes dos 4 aos 17 anos, o fortalecimento da universalização do ensino médio à população brasileira.