A evolução da educação brasileira

By allecia
  • 1549

    A educação jesuítica

    A educação jesuítica
    "Uma educação focada exclusivamente na catequização. Foi assim que nasceu o embrião do ensino no Brasil, em 1549, quando os primeiros jesuítas desembarcaram na Bahia. A educação pensada pela Igreja Católica - que mantinha uma relação estreita com o governo português - tinha como objetivo converter a alma do índio brasileiro à fé cristã."
    https://www.gazetadopovo.com.br/educacao/a-historia-da-educacao-no-brasil-uma-longa-jornada-rumo-a-universalizacao-84npcihyra8yzs2j8nnqn8d91/
  • A expulsão dos jesuítas e uma nova forma de ensino

    A expulsão dos jesuítas e uma nova forma de ensino
    "Influenciado pelos ideais iluministas, Pombal tinha convicção de que era preciso modificar a educação no Brasil. E isso ocorre formalmente em 1772, com a chamada reforma pombalina. Após a instauração dessas mudanças, o Brasil dá seus primeiros passos na criação de um ensino público. "
    https://www.gazetadopovo.com.br/educacao/a-historia-da-educacao-no-brasil-uma-longa-jornada-rumo-a-universalizacao-84npcihyra8yzs2j8nnqn8d91/
  • A educação vira lei

    A educação vira lei
    "Um dos momentos mais importantes da história da educação no Brasil ocorre com a chegada da família real ao Brasil, em 1808. Em um dos navios vindos da Europa, desembarcaram no Rio de Janeiro cerca de 60 mil livros que, mais tarde, dariam origem à Biblioteca Nacional, na própria capital carioca. A presença da coroa portuguesa impulsionou alguns investimentos na área da educação, aportes que culminaram na criação das primeiras escolas de ensino superior"
  • A instalação do ensino superior

    A instalação do ensino superior
    Na Bahia, os primeiros cursos criados foram nas áreas de Medicina e Economia. Em 1818, em Salvador, também foi criado o curso de Desenho Industrial. No Rio de Janeiro, além do curso de Medicina, foram abertos locais onde eram ensinadas práticas de agricultura e química. Inicialmente, apenas nesses dois estados as escolas de ensino superior foram instaladas. "
  • Um salto para o século XX

    Um salto para o século XX
    A primeira providência do novo governo foi criar, ainda em 1930, o Ministério da Educação, com o objetivo de unificar as políticas de ensino dos Estados, integrando o sistema educacional de todo o país. Foi possível estabelecer mecanismos que possibilitassem uma maior cooperação entre o governo federal e os Estados.
    http://fabiopestanaramos.blogspot.com/2011/06/educacao-no-brasil-na-primeira-metade.html
  • Diretrizes e bases da educação

    Diretrizes e bases da educação
    Para além do inicio de uma alfabetização mais coerente, iniciado na segunda metade do século XX, o grande avanço conquistado pelo período da democracia populista ocorreu em 1961.
    Quando pela primeira vez no Brasil foi elaborada uma lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
    http://fabiopestanaramos.blogspot.com/2011/06/educacao-no-brasil-na-primeira-metade.html
  • Falência na educação em 64

    Falência na educação em 64
    A educação brasileira estava neste pé quando os militares implantaram a ditadura em 1964, quando a crescente politização dos estudantes, levou o regime militar a estabelecer medidas que desarticularam o ensino e desestimularam a docência, através de salários mais baixos e do fomento ao desrespeito para com a profissão de professor.
    http://fabiopestanaramos.blogspot.com/2011/06/educacao-no-brasil-na-primeira-metade.html
  • Elaboração da constituição de 1988

    Elaboração da constituição de 1988
    o Brasil vivencia o processo de elaboração da Constituição de 1988, contemplando na carta Constitucional
    a igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola.
  • Educação para todos!

    Educação para todos!
    É no início da década de 1990, com a Conferência de Jomtien4 que tem início a era da “Educação para Todos."
    No governo Fernando Henrique Cardoso – é instaurada a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº 9.394/96), aprovada por alto, da mesma forma que os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e o Plano Nacional de Educação (PNE).
    (FRIGOTTO; CIAVATTA, 2003).
    http://www.histedbr.fe.unicamp.br/acer_histedbr/seminario/seminario9/PDFs/7.23.pdf
  • Period: to

    Metas para melhoria da educação adiadas

    As Nações Unidas organizaram mais um encontro (Marco de Ação de Dakar, em 2000) para adiarem os prazos estabelecidos, na Conferência Mundial sobre Educação para Todos, que norteou e definiu as diretrizes das políticas educacionais em países considerados de capitalismo periférico. Entre algumas das metas, estavam: melhorar, em 50% até 2015, a alfabetização de adultos.
    http://www.histedbr.fe.unicamp.br/acer_histedbr/seminario/seminario9/PDFs/7.23.pdf
  • Period: to

    O Brasil ocupa o 53º lugar em educação, entre 65 países avaliados (PISA)

    Mesmo com o programa social que incentivou a matrícula de 98% de crianças entre 6 e 12 anos, 731 mil crianças ainda estão fora da escola (IBGE). O analfabetismo funcional entre 15 e 64 anos foi registrado em 28% no ano de 2009; 34% dos alunos que chegam ao 5º ano de escolarização ainda não conseguem ler; 20% dos jovens que concluem o ensino fundamental, e que moram nas grandes cidades, não dominam a leitura e escrita.
    https://brasilescola.uol.com.br/educacao/educacao-no-brasil.htm
  • Period: to

    A educação brasileira em tempos atuais

    Há muitos desafios a serem enfrentados na Educação brasileira em 2019. Posicionado entre os 10 países mais desiguais do mundo, o Brasil possui quase 12 milhões de analfabetos e mais da metade dos adultos entre 25 e 64 anos não concluíram o Ensino Médio. São quase dois milhões de crianças e jovens de 4 a 17 anos fora da escola e 6,8 milhões de crianças de 0 a 3 anos sem vaga em creche.
    https://novaescola.org.br/conteudo/15432/os-desafios-da-educacao-brasileira-em-2019-linhas-e-cores