Stop Motion

  • The Humpty Dumpty Circus

    The Humpty Dumpty Circus
    Stop-motion no seu mais básico é uma técnica de animação em que um cineasta move fisicamente um objecto, tirando fotografias de cada nova posição, criando a ilusão de movimento quando a série de fotografias é reproduzida em sequência. "The Humpty Dumpty Circus", criado entre 1897 e 1898, acredita-se ser o primeiro filme realizado com esta técnica. Os realizadores J. Stuart Blackton e Albert E. Smith usaram as bonecas da sua filha para imaginar acrobatas e animais em movimento.
  • A Trip to the Moon

    A Trip to the Moon
    Os primeiros calções como "The Enchanted Drawing" (1900) ou "Fun in a Bakery Shop" (1902) continuaram o desenvolvimento de técnicas de stop-motion, com actores no ecrã manipulando desenhos ou pilhas de massa como que por magia. O mágico mais famoso transformou o realizador Georges Méliès no "truque de stop" para o efeito deslumbrante da sua curta-metragem de ficção científica "Uma Viagem à Lua".
  • The Lost World

    The Lost World
    Baseado na história de fantasia do mesmo nome de Arthur Conan Doyle, "O Mundo Perdido" é o primeiro longa-metragem americano com animação em stop-motion, e possivelmente o primeiro filme deste género alguma vez realizado. Entre elas estavam várias dezenas de modelos de dinossauros, e uma técnica para obter imagens em stop-motion e live-action no ecrã ao mesmo tempo. Estes avanços lançaram as bases para a mais famosa realização em stop-motion de O'Brien - o "King Kong" de 1933.
  • The Tale of the Fox

    The Tale of the Fox
    O fotógrafo polaco Wladislaw Starewicz levou o estilo de stop motion a novas alturas com esta fábula totalmente animada "O Conto da Raposa". As expressivas figuras de bonecos de raposas, ratos, gatos e insectos feitos com cera e arame serviram de inspiração directa a cineastas como Terry Gilliam e Wes Anderson para o seu "Fantastic Mr. Fox".
  • George Pal's Puppetoons

    George Pal's Puppetoons
    O animador George Pal é creditado com o desenvolvimento da técnica "animação de substituição". Em vez de exigir que as marionetas tivessem uma cabeça maleável, Pal criou numerosas cabeças de madeira cada uma com expressões faciais ligeiramente diferentes que poderiam ser substituídas e utilizadas para transmitir qualquer emoção ou qualquer coisa que a marioneta precisasse de dizer. Em 1940, Pal começou a fazer curtas-metragens para a Paramount. Em 1944, Pal ganhou um Óscar honorário.
  • Jiří Trnka

    Jiří Trnka
    Conhecido como o "Walt Disney da Europa Oriental", animador checo Jiří Trnka disse uma vez: "Um fantoche não é um humano em miniatura. Ele tem o seu próprio mundo". Os filmes de Trnka que começaram em 1947 foram feitos principalmente para adultos, e as marionetas do estúdio tinham desenhos e movimentos altamente sofisticados que os tornavam mais adequados para a animação stop motion.
  • Gumby and "Davey and Goliath"

    Gumby and "Davey and Goliath"
    Art Clokey, um pioneiro na animação em barro ("claymation"), criou Gumby para "The Howdy Doody Show" em 1955. Mais tarde desenvolveu o programa infantil baseado na fé "Davey and Goliath" (patrocinado pela Igreja Luterana).
  • Jason and the Argonauts

    Jason and the Argonauts
    Ray Harryhausen foi um protegido de Willis O'Brien e trabalhou com ele até ter finalmente a oportunidade de liderar um projecto em 1953 com o filme "A Besta de 20.000 Fathoms". Harryhausen desenvolveu a técnica "Dinamização" que ajudou a integrar a acção ao vivo com os modelos em stop-motion. Harryhausen fez a sua obra-prima com "Jason and the Argonauts" de 1963, sendo o alcance da batalha do esqueleto do filme e a criação da hidra um salto ambicioso acima dos seus filmes anteriores.
  • Rudolph the Red-Nosed Reindeer

    Rudolph the Red-Nosed Reindeer
    In 1964, Rankin/Bass Productions, Inc. released this instant-classic stop-motion animated short on NBC. The Christmas special has since become a holiday tradition, regularly airing on CBS to this day. Rankin/Bass would go on to produce many more holiday specials, and these shows, along with Gumby, were instrumental in raising the profile of stop-motion for two generations of kids.
  • Sledgehammer

    Sledgehammer
    Em 1986, o roqueiro Peter Gabriel trabalharia com Nick Park e Aardman Animation, o estúdio que eventualmente criaria "Wallace and Gromit" e "Chicken Run", para fazer um vídeo musical para a sua canção "Sledgehammer". Gabriel sentou-se sob uma folha de vidro durante 16 horas, uma vez que cada moldura era individualmente, cuidadosamente fotografada. O vídeo musical "Sledgehammer" continuaria a ser o vídeo mais premiado de sempre nos VMAs, e continua a ter uma enorme influência até hoje.