Forum marketing  landscape

SÍNTESE DA SEMANA 2.GRUPO 33

  • JAMIL

    JAMIL
    Penso que quanto mais limpa, direta e funcional é a interface, mais eficiente ela é, ou seja, mais fácil para o usuário. Logicamente, precisamos entender o perfil do usuário padrão. "Uma interface torna-se tanto mais eficiente quanto mais ela é fácil de usar por seus usuários típicos]... [daí o conceito de usabilidade que vem sendo empregado para avaliar sistemas.". (pág 2 Interfaces)
  • MARIA APARECIDA

    MARIA APARECIDA
    Após a leitura dos textos, penso que um dos caminhos para uma interface auxiliar o professor a disponibilizar informação interessante para o aluno é a harmonização das cores.Para ilustrar minha opinião ressalto um trecho do texto Interfaces, pg 13.
    " A cor está impregnada de informação.(...). A cor constitui uma fonte de valor inestimável para os comunicadores visuais e, portanto, para os designers...
  • QUEILA

    QUEILA
    Penso que uma interface pode auxiliar o professor possuindo uma apresentação amigável e acessível, e principalmente de fácil uso. Estes requisitos são essenciais para a integração deste instrumento de mediação ao design didático e ao processo aprendizagem.
    Além disso, é possível obter este resultado seguindo as sugestões descritas em nosso texto base. Por exemplo, na p.3 do texto Interfaces: “os projetistas de interfaces gráficas de sistemas interativos podem obter idéias (inspiração) prestando
  • ELZA

    ELZA
    Na minha opinião, se entendi bem, a interface deve ser, simples de usar, objetiva, prática de modo a atender ao usuário, contudo ela precisa ser atrativa.
  • CARLOS

    CARLOS
    Acredito que muita gente ainda confunde quando falamos de um texto com simplicidade. não podemos entender a palavra simplicidade aqui como um texto superficial, sem informações precisas e claras, mas pelo contrario. As interfaces devem ser criadas para ajudar o aluno a chegar a seus objetivos e não para complicar seu entendimento sobre o conteudo. Enfim, as interfaces tem por obrigação contribuir com o processo de aprendizagem do aluno.
  • EDILAINE

    EDILAINE
    A interface deve estabelecer um elo de ligação entre o professor e o aluno, proporcionando uma troca de ideias e experiências, sendo motivadora no processo de transmissão das informações, buscando o interesse por parte do aprendiz. ... devem proporcionar um intercâmbio bidirecional entre informação/conhecimento, facilitando a comunicação, sendo um instrumento condutor entre o aluno e o computador.
  • ÉRIKA

    ÉRIKA
    Penso que uma interface pode auxiliar o professor a disponibilizar informação sendo de fácil uso, simples e agradável. Essas características são fundamentais para que a interface possa atrair quem está buscando o conhecimento.
    “Uma interface é tanto melhor quanto mais atenda ao seu usuário padrão, ou seja, uma interface torna-se tanto mais eficiente quanto mais ela é fácil de usar por seus usuários típicos...” (Texto Interfaces – pág. 2)
  • ROSANE

    ROSANE
    Uma interface simples, objetiva e o uso das cores facilitam o acesso, além de ser repleta de informações. “A cor constitui uma fonte de valor inestimável para os comunicadores visuais e, portanto, para os designers de interface.” p.13
  • HASLA

    HASLA
    A partir das leituras, percebi que para promover um processo de aprendizagem mais interativo na EaD, o professor deve lançar mão de diversas estratégias e usar sites que tenham interfaces virtuais que promovam processos de criativos e críticos por parte dos alunos e colaboração entre eles. Como esta mencionado no texto. ". Muitos educadores passaram a acreditar na possibilidade do uso destas tecnologias em Educação.
  • JAILSON

    JAILSON
    Sem dúvida a simplicidade de uma página e sua interface limpa e amigável, torna muito fácil a navegabilidade. O site precisa ser agradável para as pessoas, para que elas tenham vontade de acessá-los e visualizar o conteúdo. Além disso, um bom conteúdo garante mais acessos e conquista visitantes, além de ser levado em conta pelos crawlers do Google ao analisar que sites são mais relevantes na Internet.
  • LEANDRO

    LEANDRO
    Como a aula bem destaca a interface é o contato do aluno com o material, e como tal, a "primeira impressão é a que fica". Se a informação não for oferecida numa interface amigável, simples e que ofereça credibilidade, provavelmente muito se perde do interesse do estudante. Uma boa organização das informações é essencial para se atingir os objetivos educacionais desejados...
  • MARIA LUIZA

    MARIA LUIZA
    "Conteúdos educacionais podem aproveitar-se da qualidade gráfica para atrair a
    atenção e motivar os alunos...." (pag. 8).
    Corroborando com os colegas, acrescento que mais é menos, ou seja, uma interface simples, clean, organizada e dinâmica se torna mais atrativa para o aluno, e consequentemente com mais credibilidade, sem deixar de lado o principal compromisso: a aprendizagem significativa.
  • MARCELLY

    MARCELLY
    Considero importante citar que a interface fica realmente mais intuitiva com o uso de padrões convencionais. Relacionando com a iconografia ( estudo da descrição da imagem) nos conteúdos didáticos, é possível reduzir o tempo de aprendizagem das funções oferecidas pela interface utilizando elementos de conhecimento dos usuários. (Texto Interfaces - pág. 10)
  • KARINE

    KARINE
    Acredito que uma interface passa a ajudar o professor quando além de possuir os requisitos básicos de design, também tenha organização das informações de forma a atrair a atenção do aluno. O próprio texto base mostra um componente essencial que é o hipertexto, como complementa (SILVA, 1999) apud (COSTA e MARINS), ), "[...] a não linearidade da informação, a informação dentro da informação, a interatividade".
  • LUCIANO

    LUCIANO
    As interfaces devem ser criadas para seus usuários finais, assim, precisa de um desenho simples e significativo que possa estabelecer relação de credibilidade e empatia. De acordo com as idéias de Wertsch (1993), a simplicidade e a clareza são características que tornam a interface bem estruturada e funcional, atendendo bem ao público alvo.
  • LUIZ

    LUIZ
    No caso da concepção da interface para EAD, tem-se também a questão da acessibilidade, não só por dificuldades pessoais, mas por desconhecimento do funcionamento da plataforma, o que pode gerar problemas de aprendizagem.
    Concluo que a interface deve ser elaboradora com um design didático, motivador e atraente para proporcionar momentos de estudo interessantes e prazerosos.
  • JEFFERSON

    JEFFERSON
    Uma boa interface auxilia o professor a disponibilizar informação de forma interessante para o aluno, para isso, segundo (Nielsen, 2000, pág.97), “A simplicidade deve ser a meta do design de uma página”. Dessa forma a visualização das informações ficam mais simples e atrativas.
  • ELAINE

    ELAINE
    A interface deve levar em conta o usuário final, suas necessidades, expectativas e interesses, assim, através dela é possível que o professor insira e visualize todo o seu material didático, podendo usar diversas ferramentas que estão a sua disposição e com isso acaba motivando os alunos no processo de ensino-aprendizagem, levando-os a participar e interagir de forma natural com os colegas e tutores através do ambiente virtual de aprendizagem criativo e leve.
  • ELIZABETH

    ELIZABETH
    ...acredito que Wertsch nos propõe que seja necessária uma interação entre o desing didático e as interfaces, de modo que o objetivo seja atingido de maneira mais agradável. O professor deve ter clareza desses objetivos e utilizar uma metodologia que o ajude a alcançá-lo. No decorrer dos textos contemplamos diversos fatores que auxiliam o professor a levar seu aluno a busca do aprendizado, com interfaces que precisam ‘contemplar a usabilidade, ter informações organizadas e visualmente atraentes.
  • ETHEL

    ETHEL
    ...acredito que as interfaces e o design didático podem auxiliar os professores por fazerem com que eles se aproximem do mundo vivenciado atualmente por seus alunos. Não há como estudar ou se comunicar sem pensar em internet e as ferramentas que esta disponibiliza. Por isso, acho que elas precisam ser claras, objetivas, de fácil aprendizagem e com um design gráfico que não confunda nem alunos, nem os próprios professores.
  • ROSSINE

    ROSSINE
    Entendo que a citação do saudoso “Claude Lévi-Strauss”, retrata “em bom tom” a discussão proposta. “O olhar distanciado” é ferramenta necessária para a visualização do verdadeiro “eu”, oculto pelas mazelas sociais. Assim deve ser o cauteloso caminho para a construção de um design educacional, que incorpore em sua edificação alicerces tecnologicamente sustentáveis, porém flexíveis em relação às descobertas realizadas pelo ...