FORUM 5 PCFA

By Naida
  • WILVERSON

    WILVERSON
    – [...]como comentei, esses tipos de posts desnecessários dificultam a interação dos alunos. Posts sem nexos algum com o tema, ou que figurem uma linguagem coloquial (ex: uma transcrição da fala coloquial), paralisam os demais colegas, pois nossa postura em contribuir e replicar esbarra na forma como o "outro" vai interpretar nossa ação, podendo ser vista como desvalorização ou ataque a face positiva e negativa do interlocutor.
  • LUIZ CARLOS

    LUIZ CARLOS
    [...]elenquei a falta de POLIDEZ LINGUÍSTICA como sendo a maior dificuldade em se proporcionar uma boa interação entre os participantes de cursos em EaD, isso traz um distanciamento entre os participantes, por mais que se discorde daquilo que alguém tenha comentado, expressado e compartilhado, devemos saber conduzir nossas palavras e nosso tratamento para com aquele que deixou sua opinião.
  • EVILENY

    Enquanto aluna, sinto dificuldade para interagir com alunos que respondem as perguntas norteadoras do fórum, apenas, com citações diretas. Digo isso porque, em uma interação, o interessante é ver a reação e, consequentemente, a reflexão dos sujeitos participantes do fórum diante de algum questionamento, afirmação etc...
  • HELOISA

    No seu post((Wilverson), me chamou muito a atenção quando você expõe sobre, "coerência, coesão e coisas desnecessárias", porque já vivi situações em fóruns na minha graduação que ficava difícil interagir, o motivo era: fuga do tema e imagens que também não se reportavam ao diálogo estabelecido nos critérios do fórum.
  • ROSIVAN

    ROSIVAN
    Dificuldades para promover integração dos colegas em fórum podem ocorrer por: inibição ou dificuldade do aluno em expor suas opiniões (conversa face a face), por falta de experiência com o ambiente de aprendizagem (técnicas), falta de tempo para acompanhar o ritmo das aulas , falta de interesse sobre o assunto em questão (motivação), enfim...
  • INÊS

    INÊS
    Umas das situações que dificulta bastante é quando realizamos uma ação no fórum e a interação do colega de réplica vem com um conteúdo que foge ao assunto exposto.Desanima um pouco ver que seu relato tomou um "rumo" diferente.Mas a sugestão é o retorno com a resposta mostrando a importância ou a intenção daquele relato.
  • ROBSON

    ROBSON
    Considero a maior dificuldade na interação dos alunos a falta de diretrizes para a construção da troca de informações. Por isso, considero a figura de um mediador interessante nesses ambientes, no entanto, sem intervenções que comprometam o diálogo dos alunos ou dos participantes da discussão online.
  • AMELIA LUANA

    AMELIA LUANA
    Creio que a maior dificuldade para promover a interação está na falta de conhecimento sobre o tema abordado, o que leva o aprendiz a fugir do tema proposto, outra dificuldade que destaco é compreender a colaboração dos colegas.
  • SHHIRLEY GIELMA

    [...]tenho certeza que se eu tivesse me apropriado do tema, feito outras leituras teria a possibilidade de enriquecer o fórum com minhas opiniões e meu aprendizado teria sido mais significante. Diria que nesta situação obstrui todas as máximas conversacionais entre elas: máxima de quantidade - não consegui expor com clareza a informação exigida. Máxima da relação - fugi do assunto em discussão
  • JOSE ANDERSON

    JOSE ANDERSON
    Uma das dificuldades encontradas nas interações em ambientes virtuais é a timidez do aluno, visto que muitos alunos levam timidez do ensino presencial também para a plataforma. Sendo assim, como se comportar na figura de tutor para estrategicamente incluir esses discentes?
  • JOSE FLAVIO

    JOSE FLAVIO
    [...]observo que a dificuldade é criar nos alunos o hábito de leitura para um bom compreendimento (entendimento) do que se pede nos fóruns, para responder com qualidade as trocas de conhecimento.
  • ROSELI

    ROSELI
    Este módulo me fez ter um momento de reflexão no que tange "Eu (Roseli) como discente EAD", em todas as conversações (até o momento) não tinha noção do quanto as pessoas são sensíveis; mas aqui aprendi também que tem que existir uma intenção de cooperação "que ao meu ver permeia pela polidez linguística seja ela convergente e/ou divergente.
  • MARCIA CRISTINA

    MARCIA CRISTINA
    Na minha opinião, uma das grandes dificuldades para que ocorra uma interação relevante entre os alunos de um fórum é fugir da discussão proposta, primeiramente é necessário interagir com os colegas, colocando seu posicionamento e só então ampliar a discussão com outros materiais pesquisados, que venham a somar ao tópico do fórum.
  • ROMARO ANTONIO

    ROMARO ANTONIO
    A maior dificuldade em minha concepção é colocar o educando como sujeito interativo, construtivo no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), ao meu ver, a maioria dos educandos são prolixos e atuam em fóruns como redes sociais, esquecendo o princípio básico entre a relação ensino e aprendizagem
  • JOSE ANTONIO

    JOSE ANTONIO
    [...]na EAD muitas das vezes somos remanejados de grupos.Creio que esse ponto seja um dos fatores relevantes a ser observado pois, na minha opinião, dificulta os laços sociais comprometendo em partes a interação, no ambiente virtual, por afinidades.
  • ERIKA GUIOMAR

    ERIKA GUIOMAR
    A falta de simultaneidade nos fóruns, para mim, pode ter aspectos negativos e positivos[...] Negativos porque certas tentativas de interação ficam vazias, especialmente quando o aluno só pode postar naquele momento e não retorna, porém o que salva é que o questionamento pode ficar como reflexão para o aluno.
  • VALDENIRA

    VALDENIRA
    [...]considero como dificuldade de interação “as máxima da maneira”, pois, em um fórum virtual a forma de interação entre os participantes acontece através da escrita, e esta precisa ser clara, ter pensamentos ordenados para que facilitem a comunicação entre os envolvidos e a interação recíproca.
  • ROSANA

    ROSANA
    Antes de contribuir, devemos pensar na forma como o interlocutor recepcionará nosso comentário. Pecamos nas várias vezes em que, no afã de mostrar que temos pleno conhecimento do tema abordado, desqualificamos a contribuição do colega . Isso pode tornar qualquer contribuição desinteressante.
  • ANGELA SIMONE

    ANGELA SIMONE
    Questionamentos que resultem em respostas prontas (todos farão a mesma contribuição) ou prolixas (muito extensas) tornam-se desinteressantes, reduzindo ou limitando a participação.