Images

Os principais acontecimentos que contribuíram para o desenvolvimento da Psicologia enquanto Ciência.

  • Apr 1, 1500

    Um pocuco sobre o significado da psocologia.

    Um pocuco sobre o significado da psocologia.
    Psicologia (do grego Ψυχολογία, transl. psykhologuía, de ψυχή, psykhé, "psique", "alma", "mente" e λόγος, lógos, "palavra", "razão" ou "estudo") "é o estudo do comportamento e dos processos mentais (experiências subjetivas inferidas através do comportamento)". O principal foco da psicologia se encontra no indivíduo, em geral humano, mas o estudo do comportamento animal para fins de pesquisa e correlação, na área da psicologia comparada, também desempenha um papel importante.
  • Gallileu Galilei

    Gallileu Galilei
    Galileu foi um dos grandes precursores da chamada; "Filosofia Natural". Na qual o objeto de envestigação era a natureza e suas modificações. Abrindo o caminho para o que hoje entendemos como ciência.
  • Wilhelm MaximilianWundt

    Wilhelm MaximilianWundt
    Wilhelm MaximilianWundt - foi um médico, filósofo e psicólogo alemão. É considerado um dos fundadores da moderna psicologia experimental junto com Ernst Heinrich Weber (1795-1878) e Gustav Theodor Fechner(1801-1889).Entre as contribuições que o fazem merecedor desse reconhecimento histórico estão criação do primeiro laboratório de psicologia no Instituto Experimental de Psicologia da Universidade de Leipzig (Lipsia) na Alemanha em 1879 e a publicação de Princípios de Psicologia Fisiológica em 18
  • Fundado da pscologia: Wiliam James

    Fundado da pscologia: Wiliam James
    William James é um dos fundadores da psicologia moderna e importante filósofo ligado ao Pragmatismo. Nascido nos Estados Unidos, teve sua formação em medicina. Ele escreveu livros influentes sobre a então jovem ciência da psicologia, incluindo temas como a educação e a psicologia da experiência religiosa. Sendo um dos formuladores da pscologia funcional e conhecido como pai da pscologia americana.
  • Sigmund Schlomo Freud

    Sigmund Schlomo Freud
    Sigmund Schlomo Freud mais conhecido como Sigmund Freud, foi um médico neurologista e criador da Psicanálise. Freud iniciou seus estudos pela utilização da técnica da hipnose como forma de acesso aos conteúdos mentais no tratamento de pacientes com histeria. Ao observar a melhoria de pacientes de Charcot, elaborou a hipótese de que a causa da doença era psicológica, não orgânica. Essa hipótese serviu de base para seus outros conceitos, como o do inconsciente.
  • Behaviorismo

    Behaviorismo
    O Behaviorismo – do termo inglês behaviour ou do americano behavior, significando conduta, comportamento – é um conceito generalizado que engloba as mais paradoxais teorias sobre o comportamento, dentro da Psicologia. Estas linhas de pensamento só têm em comum o interesse por este tema e a certeza de que é possível criar uma ciência que o estude, pois suas concepções são as mais divergentes, inclusive no que diz respeito ao significado da palavra ‘comportamento’.
  • Jean Piaget

    Jean Piaget
    Jean Piaget (1896-1980) foi o nome mais influente no campo da educação durante a segunda metade do século 20, a ponto de quase se tornar sinônimo de pedagogia. Não existe, entretanto, um método Piaget, como ele próprio gostava de frisar. Ele nunca atuou como pedagogo. Antes de mais nada, Piaget foi biólogo e dedicou a vida a submeter à observação científica rigorosa o processo de aquisição de conhecimento pelo ser humano, particularmente a criança.
  • Lev Semenovitch Vygotsky

    Lev Semenovitch Vygotsky
    Lev Semenovitch Vygotsky foi um cientista bielo-russo.Pensador importante em sua área, foi pioneiro na noção de que o desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em função das interações sociais e condições de vida.
  • Alexander Romanovich Luria

    Alexander Romanovich Luria
    Alexander Romanovich Luria (1902 - 1977) foi um neuropsicólogo Soviético especialista em psicologia do desenvolvimento. Foi um dos fundadores de psicologia cultural-histórica onde se inclui o estudo das noções de causalidade e pensamento lógico – conceptual da actividade teórica do sistema nervoso central.
  • BurrhusFrederic Skinner

    BurrhusFrederic Skinner
    Nenhum pensador ou cientista do século 20 levou tão longe a crença na possibilidade de controlar e moldar o comportamento humano como o norte-americano Burrhus Frederic Skinner (1904-1990). Sua obra é a expressão mais célebre do behaviorismo, corrente que dominou o pensamento e a prática da psicologia, em escolas e consultórios, até os anos 1950.
  • Carl Ransom Rogers

    Carl Ransom Rogers
    Carl Ransom Rogers Psicólogo norte-americano que foi o primeiro a gravar sessões psicoterapêuticas, com as devidas permissões, tornando possível o estudo objetivo de um processo eminente subjetivo. Em consequência disso, foram feitas algumas constatações até então impensadas, como a de que o motivo da melhora dos clientes ocorria independente do motivo pelo qual os terapeutas acreditava em que os estavam beneficiando.
  • Como se deu a profissão de pscologo

    Como se deu a profissão de pscologo
    Em 27 de agosto de 1962, o então presidente da República, João Goulart, sancionou a Lei 4.119 que tornava a Psicologia, de direito, uma profissão. A lei foi antecedida pela mobilização de profissionais ligados(as) a diversas entidades da Psicologia, entre eles acadêmicos como Dante Moreira Leite, que redigiria a justificativa enviada ao deputado Adauto Lúcio Cardoso, relator da matéria na Câmara Federal. O projeto contou, ainda, com o apoio decisivo do deputado Lauro Cruz.
  • Socrates

    Socrates
    Sócrates foi o pioneiro do que atualmente se define como Filosofia Ocidental. Nascido em Atenas, por volta de 470 ou 469 a.C., seguiu os passos do pai, o escultor Sofrônico, ao estudar seu ofício, mas logo depois se devotou completamente ao caminho filosófico, sem dele esperar nenhum retorno financeiro, apesar da precariedade de sua posição social.