Th

LINHA DO TEMPO DA EVOLUÇÃO DA PSICOLOGIA CIENTÍFICA por: Isabella Albuquerque Ramalho

  • 700 BCE

    Os Primórdios da Psicologia

    Os Primórdios da Psicologia
    Período Arcaico (700 - 500 a.C.)Em 700 a.C. até a dominação romana, às vésperas da Era Cristã.
  • 399 BCE

    Sócrates

    Sócrates
    Sócrates, 469 - 399 a.C. - A psicologia ganhou consistência. Definição da Razão como peculiaridade do homem ou como essência humana. Teoria da Consciência.
  • Period: 399 BCE to 322 BCE

    Filósofos sistematizadores da Psicologia

  • 347 BCE

    Platão - Discípulo de Sócrates

    Platão - Discípulo de Sócrates
    Platão,427-347 a.C. - Definição de "Lugar" para a razão no nosso corpo sendo este lugar, a Cabeça, onde se encontra a alma do homem.
  • 322 BCE

    Aristóteles - Discípulo de Platão

    Aristóteles - Discípulo de Platão
    Entre 384 - 322 a.C.
    Estudou as diferenças entre a razão, percepção e as sensações.
  • 354

    Santo Agostinho

    Santo Agostinho
    Em 354 - 430 d.C., inspirado em Platão
    Discutia também sobre uma cisão entre alma e corpo.
  • 400

    A Psicologia no Império Romano e na Idade Média

    A Psicologia no Império Romano e na Idade Média
    Em 400 d.C. o Cristianismo sobrevive e se fortalece, tornando-se a principal religião da Idade Média
  • 1225

    São Tomás de Aquino

    São Tomás de Aquino
    Em 1225 - 1274 d.C., viveu no período que previa a cessação da Igreja Católica e do Protestantismo. Sucedeu com as idéias de Aristóteles sobre a distinção entre essência e existência. Encontrou argumentos para justificar os Dogmas da Igreja e continuar garantindo pra ela o monopólio do estudo do Psiquismo.
  • 1300

    A Psicologia e o Renascimento

    A Psicologia e o Renascimento
    Por volta de 1300, Dante escreve A Divina Comédia.
  • 1453

    Nicolau Copérnico

    Nicolau Copérnico
    Em 1453, causa uma revolução no conhecimento humano quando manifesta a ideia de que o nosso planeta não é o centro do Universo.
  • 1475

    Leonardo Da Vinci

    Leonardo Da Vinci
    Em 1475 - 1478, pinta o quadro Anunciação, uma obra que retrata uma das cenas bíblicas mais famosas da história.
  • 1483

    Sandro Botticelli

    Sandro Botticelli
    O Nascimento de Vênus. Curiosidade: Esta obra, foi influenciada pelo neoplatonismo cristão, pois o pintor havia participado dos círculos de Lourenço de Médici, que tinham por objetivo conciliar as ideias clássicas às cristãs. Acredita-se que a nudez da deusa não representa a paixão carnal, mas sim a paixão espiritual. Na obra, Vênus é apresentada de forma esguia e com traços harmoniosos.
  • 1501

    Michelangelo Buonarroti

    Michelangelo Buonarroti
    Davi é uma das esculturas mais famosas do artista renascentista Michelangelo, a escultura retrata o herói bíblico com realismo anatômico impressionante, sendo considerada uma das mais importantes obras do Renascimento. A escultura encontra-se em Florença, Itália, cidade que originalmente encomendou a obra.
  • 1513

    Nicolau Maquiavel

    Nicolau Maquiavel
    O Príncipe, é um livro escrito por Nicolau Maquiavel em 1513, cuja primeira edição foi publicada postumamente, em 1532. Ele descreve as maneiras de conduzir-se nos negócios públicos internos e externos, e fundamentalmente, como conquistar e manter um principado, ou seja, um guia para como se chegar e manter-se no poder.
  • Period: to

    René Descartes

    Descartes, postulou a ideia da separação entre mente e corpo, afirmando que o homem possui uma substância material e outra pensante, e que o corpo desprovido do espírito, é apenas uma máquina. Tornou-se assim possível o estudo do corpo humano morto, gerando avanços no estudo da Anatomia e Fisiologia Humana.
  • Galileu Galilei

    Galileu Galilei
    Em 1610, estudou a queda dos corpos , realizando as 1º experiências de Física Moderna.
  • Revolução Industrial na Inglaterra

    (1760 - 1840) Para a Inglaterra foi um país que não teve um processo de Revolução Industrial, do século XVIII. Esse pioneirismo pode ser explicado por vários fatores. A Inglaterra tinha grandes reservas de óleo mineral em sua subsuperfície, ou seja, uma fonte principal de energia para movimentar as locomotivas a vapor.
  • Revolução Francesa

    (1789 - 1799) Uma francesa revoltou-se contra ou rei, por tantas injustiças do poder absoluto. Os principais retornos e fins de privilégio são o clero e a nobreza desfrutada e a instauração da igualdade civil. Este movimento teve ou sustenta dois burgueses, que viam à administração como um empecilho para o desenvolvimento do capitalismo. Vários intelectuais também denunciaram uma situação, e procurarão conscientizar como pessoas.
  • Augustos Comte

    Augustos Comte
    Em 1798 - 1857, a própria Filosofia se adaptou aos novos tempos, com o surgimento do Positivismo, que é a corrente de pensamento que entende que o conhecimento verdadeiro só é possível por meio da observação e da aferição empírica do mundo.
  • Georg Wilhelm Friedrich Hegel

    Georg Wilhelm Friedrich Hegel
    Entre 1816 - 1831, Hegel demonstra a importância da história pra a compreensão do homem. Filósofo da totalidade, do saber absoluto, do fim da história, da dedução de toda a realidade a partir do conceito, da identidade que não concebe espaço para o contingente, para a diferença. Algumas de suas maiores obras: Fenomenologia do Espírito, Enciclopédia das Ciências Filosóficas, a Ciência da Lógica, e os (Elementos da) Filosofia do Direito.
  • Period: to

    Criação do 1º Laboratório de Psicofisiologia

    Considerado o pai da Psicologia Wilhelm Wundt, foi o criador do primeiro laboratório de Psicofisiologia. Assim como foi o criador do Método Introspeccionismo. Desenvolveu a concepção do Paralelismo psicofisíco.
  • A Neurologia

    A Neurologia
    Foi descoberto, que a doença mental é fruto da ação direta ou indireta de diversos fatores sobre as células cerebrais. A obra, “Sobre o sentido do tacto e a sensibilidade comum” (1846), de Ernst Heinrich Weber, elabora uma versão mais teórica do trabalho precedente e melhora esta lei, à luz de novas experiências.
  • Charles Darwin

    Charles Darwin
    1859 - 1865, Darwin, que coloca um ponto final no Antropocentrismo com sua tese Evolucionista. Escreveu o livro: A Origem das Espécies. Posteriormente, Darwin escreveu outra obra: A Descendência do Homem. Nesta, ele manifestou suas ideias sobre o surgimento da raça humana no planeta Terra. Seus dois livros geraram debates e muitas controvérsias na época, contudo, hoje em dia, muitas de suas ideias são aceitas pela ciência.
  • Fechner-Weber

    Fechner-Weber
    Formulação da Lei de Fechner-Weber, importante lei da Psicofísica, que estabelece a relação entre o estimulo e a sensação, permitindo a sua definição. "A percepção aumenta em progressão aritmética, enquanto o estímulo varia em progressão geométrica."
  • A origem da Psicologia Científica

    A origem da Psicologia Científica
    Meados do século 19, com o crescimento do Capitalismo, trazendo consigo o processo de Industrialização, para o qual a ciência deveria ter respostas e solucionar práticas no campo da tecnologia, devido a esses fatos a ciências tomou um grande impulso para o seu desenvolvimento.
  • As principais Teorias da Psicologia no Século 20

    A Psicologia científica, que se constituiu de três escolas —
    Associacionismo, Estruturalismo e Funcionalismo —, foi substituída, no século 20, por novas teorias: Behaviorismo, a Gestalt e a Psicanálise.
  • Period: to

    Behaviorismo - John Watson

    Behaviorismo ou teoria Estímulo-Resposta: Define o fato psicológico de modo concreto, a partir da noção de comportamento.
  • Period: to

    Gestalt - Kurt Koffka et.al

    Gestalt ou Psicologia da boa forma (Kurt Koffka (1886-1940), Wolfgang Köhler (1887-1967), Max Werteimer (1880-1943) e Kutr Lewin (1890-1947)): teoria que estuda como os seres humanos percebem as coisas. Enfoca as leis mentais - os princípios que determinam a maneira como percebemos as coisas. Ela prega que nossa percepção não se dá por “Pontos Isolados”, mas sim, por uma visão de “Todo”. Então, funda-se na ideia de que o todo é mais do que a simples soma de suas partes.
  • Psicanálise - Sigmund Freud

    O inconsciente como objeto de estudo, quebrando a tradição da Psicologia como ciência da consciência e da razão. Teoria e métodos:
    A partir de sua teoria, Freud, resolveu tratar esses casos através da interpretação dos sonhos e também através do método da associação livre. Neste último caso, ele fazia com que seus pacientes falassem qualquer coisa que lhes viessem à cabeça.
  • A Psicologia Científica

    A Psicologia Científica
    Nos EUA, surgem as primeiras escolas ou abordagens em Psicologia, dando assim, origem as inúmeras Teorias existentes.
  • William James

    William James
    O Funcionalismo: primeiro sistema de psicologia exclusivamente americano. Enfatiza os atos ou processos mentais como objeto de estudo da psicologia. Sustenta que a mente deve ser estudada em função de sua utilidade para o organismo, tendo em conta a adaptação ao seu meio. Por outras palavras, o estudo definirá "para que é" a mente e não "o que é"a mente.
  • Edward Titchener

    Edward Titchener
    O Estruturalismo (1867 - 1927): Seguidor de Wundt, Titchener, mantinha como principal objeto de estudo a estrutura da nossa mente, ou melhor, as sensações conscientes provocadas pela mesma. Com base nesta perspectiva o principal intuito de tal estudo era chegar às mais profundas experiências conscientes da nossa mente por meio do processo de introspecção.
  • Transição para o Capitalismo

    Transição para o Capitalismo
    Os tipos de Capitalismo: Pré-capitalismo: ocorreu nos séculos XII ao XV;
    Capitalismo comercial: ocorreu entre os séculos XVI e XVIII;
    Capitalismo industrial: iniciou em meados do século XVIII na Inglaterra, se espalhou no século XIX por toda Europa, Estados Unidos e Japão e finalizou sua fase de expansão no século XX, alcançando as outras nações;
    Capitalismo financeiro: século XX;
    Capitalismo Informacional ou Cognitivo: iniciou com quebra da bolsa de valores de Nova York, em 1929.
  • Edward L. Thorndike

    Edward L. Thorndike
    O Associacionismo (1947 – 1949): Considerava que a aprendizagem se da pela associação de ideias. Formulou a Lei do Efeito: postulava que todos os comportamentos de um organismo vivo tendem a repetir-se se nós recompensarmos e assim repeti-lo. Porém, o comportamento tenderá a não se repetir se for castigado.