Historia psicologia

Psicologia e seu Desenvolvimento.

  • 322

    ARISTÓTELES

    ARISTÓTELES
    Para ARISTÓTELES (384-322 A.C.) a alma e o corpo não pode se separar, tudo que cresce, se reproduz se alimenta e possui alma.
  • 347

    PLATÃO

    PLATÃO
    Platão (427-347 A.C.)
    Defendia o LUGAR para a razão do nosso proprio corpo. Alma e corpo são ligados pela médula.
  • 354

    SANTO AGOSTINHO

    SANTO AGOSTINHO
    Na PSICOLOGIA ROMANA: SANTO AGOSTINHO (354-430) inspirado em Platão, dizia que "a alma era imortal por ser o elemento que liga o homem a Deus".
  • Mar 1, 700

    Psicologia Gregos

    Psicologia Gregos
    700 A.C. "O passado e o futuro sempre estão no presente, enquanto base constitutiva e enquanto projeto".
  • Mar 1, 1225

    SÃO TOMÁS DE AQUINO

    SÃO TOMÁS DE AQUINO
    Através de Aristóteles em sua teoria entre a essência e a existência, SÃO TOMÁS DE AQUINO (1225-1274) Justifica que somente Deus seria capaz de reunir a essência e a existência em termos de igualdade.
  • Mar 1, 1300

    DANTE - PSICOLOGIA RENASCENÇA

    DANTE - PSICOLOGIA RENASCENÇA
    Época de transformaçoes radicais no mundo Europeu.
    DANTE (1300) escreveu "A DIVINA COMÉDIA".
  • Mar 1, 1475

    LEONARDO DA VINCE

    LEONARDO DA VINCE
    O quadro retratado por LEONARDO DA VINCE (1475-1478) chamado "A ANUNCIAÇÃO" mostra o encontro do anjo Gabriel e Maria.
  • Mar 1, 1484

    BOTICELLI

    BOTICELLI
    BOTICELLI(1484) pinta O NASCIMENTO DE VÊNUS, a pintura representa a deusa Vênus emergindo do mar como mulher adulta, conforme descrito na mitologia romana.
  • Mar 1, 1501

    MICHELANGELO

    MICHELANGELO
    MICHELANGELO (1501) esculpe o herói bíblico com realismo anatômico impressionante, sendo considerada uma das mais importantes obras do Renascimento.
  • Mar 1, 1513

    MAQUIAVÉL

    MAQUIAVÉL
    O PRINCIPE é um livro escrito por MAQUIAVÉL (1513). Trata-se de um dos tratados políticos mais fundamentais elaborados pelo pensamento humano, e que tem papel crucial na construção do conceito de Estado como modernamente conhecemos.
  • Mar 1, 1543

    COPÉRNICO

    COPÉRNICO
    Sua teoria do Heliocentrismo, que colocou o Sol como o cCOPÉRNICO (1543) revoluciona o conhecimento humano mostrando que o sol é o centro do Sistema Solar, contrariando a então vigente Teoria Geocêntrica (que considerava a Terra como o centro), é considerada como uma das mais importantes hipóteses científicas de todos os tempos, tendo constituído o ponto de partida da astronomia moderna.
  • RENÉ DESCARTES

    RENÉ DESCARTES
    RENÉ DESCARTES (1596-1659) contribuiu com a ciência quando afirmou existir um dualismo entre mente e corpo, tornando possível o estudo do corpo humano morto. Um avanço da anatomia e da fisiologia e ambos contribuiram com o progresso da Psicologia.
  • GALILEU

    GALILEU
    GALILEU (1610) estudou a queda dos corpos com experiências da fisica moderna e sua principal contribuição foi para o método científico, pois a ciência assentava numa metodologia aristotélica.
  • HEGEL - PSICOLOGIA CIENTÍFICA

    HEGEL  - PSICOLOGIA CIENTÍFICA
    Hegel (século XIX) desenvolveu uma estrutura filosófica abrangente do Idealismo Absoluto a fim de referir, mediante um modo integrado e desenvolvido, a relação entre mente e natureza, sujeito e objeto do conhecimento, psicologia, Estado, História, Arte, Religião e Filosofia.
  • WILHELM WUNDT

    WILHELM WUNDT
    WILHELM WUNDT (1832-1926) foi um médico, filósofo e psicólogo alemão. É considerado um dos fundadores da moderna psicologia experimental.
  • AUGUSTO COMTE

    AUGUSTO COMTE
    COMTE (1852) no positivismo, ele afirmou que os fenômenos sociais podem e devem ser percebidos como os outros fenômenos da natureza, ou seja, como obedecendo a leis gerais; ele insistiu e argumentou que isso não equivale a reduzir os fenômenos sociais a outros fenômenos naturais, a fundação da Sociologia implica que os fenômenos sociais são um tipo específico de realidade teórica e que devem ser explicados em termos sociais.
  • WEBER-FECHNER

    WEBER-FECHNER
    A lei de WEBER-FECHNER (1860) tenta descrever a relação existente entre a magnitude física de um estímulo e a intensidade do estímulo que é percebida.
  • PSICANÁLISE

    PSICANÁLISE
    De acordo com SIGMUND FREUD, PSICANÁLISE (1882) é o nome de um procedimento para a investigação de processos mentais que são quase inacessíveis por qualquer outro modo,um método para o tratamento de distúrbios neuróticos, e uma coleção de informações psicológicas obtidas ao longo dessas linhas, e que gradualmente se acumulou numa "nova" disciplina científica.
  • GESTALT

    GESTALT
    A GESTALT (1890) Um dos principais temas trazido por ela é tornar mais explícito o que está implícito, projetando na cena exterior aquilo que ocorre na cena interior, permitindo assim que todos tenham mais consciência da maneira como se comportam aqui e agora.
  • BEHAVORISMO - SÉCULO XX

    BEHAVORISMO - SÉCULO XX
    WATSON - BEHAVORISMO (1913) é o comportamento geralmente é definido por meio das unidades analíticas respostas e estímulos investigadas pelos métodos utilizados pela ciência natural chamada análise do comportamento.
  • SOCRATES

    SOCRATES
    Para SOCRATES (469-399 A.C) sua maior preocupação era o limite que separa o homem dos animais. A principal característica do homem era a razão que deu inicio ás teorias da conciência.