MTC- FORUM 2

By Naida
  • MARIA ÂNGELA

    ...no tocante às imagens, aos textos digitalizados e a todo o conteúdo veiculado pela internet, corremos o risco de cometer plágio involuntário, ou seja de usar imagens, textos, etc e colocar a referencia incompleta ferindo a legislação.
  • MARCOS AURELIO

    Felizmente o desenvolvimento tecnológico tem contribuído para que o plágio, que certamente deixa seus rastros, seja identificado com mais rapidez e assim possa dar Àquele que usou desse meio escuso o que ele merece, a REPROVAÇÃO.
  • LAISA

    É uma prática desrespeitosa, sem moral, sem ética. E com o desenvolvimento da internet, essa se tornou uma prática crescente.
  • ERICA

    ERICA
    Realmente, vivemos uma cultura imediatista, onde copiar é muito mais rápido e menos trabalhoso que produzir.
  • JANAINA

    JANAINA
    Plagiar até pode gerar conhecimento. Em que sentido? reprodução de algo dito e estabelecido, mas não gera compreensão, pois não estabelece-se a capacidade de reflexão e produção.
  • MACDARLLEY

    MACDARLLEY
    Acredito porém que, com o advento da Internet e esse "bum" de informações e de sites de pesquisas como o "Google Acadêmico", a norma deve se adaptar. Ou seja, a forma de citação, ao menos de sites, deve se adaptar às novas tendências de pesquisas.
  • OSCAR

    OSCAR
    Mesmo diante da orientação para consulta e sites confiáveis de pesquisa, o cursista é constantemente bombardeado por informações e links diversos que, na maioria das vezes mais complicam que facilitam. Levam para diversos outros caminhos não confiáveis, consomem tempo, e nem sempre oferecem o que se esperava.
  • PEDRO LUIZ

    PEDRO LUIZ
    ...o tal "jeitinho brasileiro" é algo que está presente em nossa cultura, ou seja, a corrupção é aceita em todas as esferas, do mais simples ao mais complexo. Por exemplo, soa incoerente a meu ver uma pessoa que brada contra corrupção mas pratica plágio.
  • LIDIA

    LIDIA
    concordo sobre o papel da universidade sobre o estímulo à criação/produção própria do aluno. Entretanto, fico pensando sobre como a universidade trabalha esta questão? Atualmente, ao fazer correções (para exemplificar, falo do meu lugar de tutora), nos vemos numa verdadeira "caça" ao plágio.
  • LILIAN

    Para o autor Plinio Martins , Direitos autorais na Internet lidam basicamente com a imaterialidade. E Estão presentes nas produções artísticas, culturais, científicas etc.
  • DEBORAH

    DEBORAH
    Concordo com o JMarcius, quando ele fala que a internet "facilita" o plágio. Mas, será que em outros países, onde a educação, ética, honestidade e etc, imperam, a prática do plágio nos trabalhos de pesquisa é tão exacerbada quanto no Brasil?
  • MARIIA

    MARIIA
    Acima vocês falaram sobre alunos divulgando oportunidades para desenvolver trabalhos para outros. Parece-me que há também uma certa conivência da própria Universidade com o plagio. Será que é impressão?
  • DANIELE

    DANIELE
    ...quanto ao plágio e a Universidade, acredito também que falta ainda por parte de algumas instituições a questão do incentivo à pesquisa, ao desenvolvimento de trabalhos de qualidade desde o início dos cursos. Fazendo com que o aluno não pense apenas na média para aprovação.
  • EDSON

    EDSON
    É preciso maturidade intelectual por parte de todos os atores acadêmicos para saber reconhecer e respeitar a autoria intelectual legítima, privilegiando os autênticos criadores e punindo exemplarmente aqueles que se apropriam da criação alheia e a titulam como sendo sua.
  • LEONARDO

    LEONARDO
    Nesse mesmo contexto, não custa nada lembrar de todos os anúncios que vemos nos murais das universidades, onde pessoas oferecem serviços de "revisão, pesquisa e redação" de trabalhos acadêmicos, sejam eles monografias, dissertações ou teses !
  • MARIA LUISA

    MARIA LUISA
    Penso que se no início de um curso fossem trabalhadas as questões de ética, desenvolvimento de diversos tipos de trabalhos (redação, resenha, memorial, artigos, etc.) e, até mesmo; como utilizar as informações da internet sem cometer o plágio, conseguiríamos minimizar os efeitos maléficos de tal prática.
  • JULIANA

    JULIANA
    Algo que não vi discutido é a questão de autoplágio, que ocorre quando o próprio autor se cita copiando trechos como se fosse algo inédito.Um caso famoso foi o de Gabriel Chalita, que copiou parte significativa de sua própria obra para ganhar um novo título de mestre.
  • EMILIO

    EMILIO
    Outro ponto relevante destacado é a precariedade da educação brasileira em educar os alunos nas práticas coerentes de respeito ao outro. Mas parece que a educação ainda é conivente com a prática do plágio.
  • FLAVIA

    FLAVIA
    _... concordo que a experiência e o tempo dirão qual o caminho a ser seguido, mas precisamos agir de forma crítica e consciente criando ações que alcançam pelo menos o nosso convívio, seja em casa, faculdade ou trabalho.
  • JOSE MARCIUS

    JOSE MARCIUS
    Comecei a pouco tempo uma nova graduação presencial, e, já no primeiro período estava lá a disciplina Metodologia Científica fazendo seu papel de criar uma nova consciência, claro com suas abordagens e aspectos relativos ao curso.
  • KATHERINE

    Algumas pessoas pensam que copiar um pequeno trecho de um determinado autor e fazer algumas pequenas alterações, a ideia deixou de ser do autor e passou a ser dela mas, isso ainda é plagio,