-
Silvia
Com base nos modelos apresentados na Aula 7, considero que as Atividades Escondidas no Texto carregam em si uma importante vantagem que é a do aluno não perceber que está de fato aprendendo com elas. Pelas indagações ele: revê conteúdos já vistos, pensa sobre novas possibilidades, confronta o conteúdo com sua realidade, etc. -
Pedro
o modelo de atividade cálculo simples tem a vantagem de fixar um conhecimento rapidamente. Ela exige do aluno apenas a repetição de um modelo já exposto no texto, assim sua resolução é rápida, fácil e motiva o aluno a resolvê-la no ato. -
Orlando
Usando do nosso fórum anterior a frase aprendendo a aprender, ela nos liga a atividade argumentativa. Com a vantagem de ser atividade que obriga o aluno a ter coerência de fatos e idéias refletindo ativamente sobre a informação recebida e transmitida - persuadir (ligada a emoções) e convencer (ligada a idéias). -
Maria Goretti
Na época em que fui coordenadora, juntamente com a equipe de professores, realizamos uma pesquisa de possibilidades que nos remetesse a proposta da apostila 7 sobre atividades de integração de informações, ealizamos este estudo de levantamento de hipóteses - modelos de questões.No começo do ano letivo para mediar todas as provas a serem montadas em cada turma x matéria. Quero chamar a atenção que o público alvo eram as crianças de 9 a 11 anos, já treinando as habilidades . -
Luis Antônio
Bom dia pessoal, abordarei a questão de Atividades Escondidas no Texto, creio que uma vantagem importante nesse modelo de atividade, seria a aprendizagem consciente e inconsciente do aluno, introduzir respostas bem estruturadas no meio de textos bem desenvolvidos, ao meu ver auxiliar muito no processo de desenvolvimento do aprendizado. -
Paulo Cesar
Bem, quanto à aula 07, eu gostaria de evidenciar como modelo de atividade a Integração de Informações. Parece-me que essa forma de abordar determinado assunto em um texto EaD tem muitas vantagens, como por exemplo a possibilidade de trazer determinados assuntos por ângulos diferentes, utilizando-se de textos, ilustrações, gráficos, tabelas, etc. Percebo também que essa variedade de abordagens permite uma melhor compreensão e memorização do assunto em pauta [...]. -
Orismar
Um vantagem importante apresentada na atividade, na minha opinião é a argumentativa, posso citar o exemplo da apresentação do nosso TFC ou TCC, ou seja, "Trabalho Final de Curso", deveremos defender uma tese, esse será o meu segundo trabalho a ser defendido, acredito sser uma forma bastante eficaz de expor o que aprendeu e, ter uma opinião formada sobre o assunto. -
Samuel
Uma vantagem ao modelo de Integração de informações, seria a facilidade de memorização e compreensão (como já apontado pelos colegas Goretti e Paulo). A programação neurolinguística, explica que o nosso cérebro armazena por mais tempo images e ilustrações, e podemos comprovar isso claramente na atividade demonstrada na pág. 148 do texto desta semana, em que nossa mente associa a imagem à algum conceito ou conteúdo aprendido. -
Dora
Olá, Pessoal Acredito que atividades pautadas no modelo argumentativo, explicitado no texto, permite ao aluno exercitar a capacidade de análise e de critica, e fundamentalmente, a capacidade de argumentar, na perspectiva da construção de um debate em torno de ideias distintas. De acordo com o texto, "a argumentação propicia a apresentação de diversos posicionamentos e costuma representar a forma de pensar de determinados indivíduos ou grupos [...]. -
Maria das Graças
Na minha opinião a vantagem da atividade INTEGRAÇÃO DE INFORMAÇÕES, é o aluno ser levado a analisar e relacionar as informações, sejam elas de textos, tabelas, ilustrações entre outros. Levando este tipo de atividade à obtermos respostas que abrangem satisfatoriamente um universo possível deresultados. -
Elisabete
Com base na leitura do texto da aula 7 , ao meu ver uma atividade importante , são as "Atividades Escondidas no Texto", elas provocam o pensar dos alunos ,como também, motivam a buscar alternativas diferentes. Baseadas nas atividades e discussões anteriores, penso que esse tipo de atividade desenvolve as diferentes habilidades dos alunos. Também destaco que, esse modelo de tarefa propicia o conhecimento integrado de várias disciplina s. portanto, a multidisciplinaridade. -
Jose Célio
O texto deve explicar, vender/persuadir e responder todas as perguntas possíveis, e a ideia das atividades escondidas é realmente uma ótima opção excelente para o aprendizado, me lembra até um pouco do filme "karatê kid", pois possibilita que as competências adquiridas forneçam confiança aos alunos, além da competência e a motivação necessárias para que possam ter sucesso no aprendizado. -
Ivani
Escolho a Atividade Argumentativa. - página 18. O fato de poder debater um assunto, onde todos respeitem a opinião uns dos outros, faz crescer como pessoas, como cidadãos. O caminho para se chegar ao consenso comum é difícil, o que, no fim, torna-se prazeroso diante dos resultados obtidos. Trabalho muito com textos argumentativos, com debates entre meus alunos (5º ano). É gratificante vê-los trocando suas ideias, seus pontos de vista tanto positivamente quanto negativamente [...]. -
Renata
uma vantagem da atividade de consulta direta consiste em fazer com que o aluno volte ao texto e com isso possa relembrar pontos importantes que, numa leitura rápida, possa ter passado despercebidos. Acredito que essa atividade contribui para que o aluno fixe melhor o conteúdo. -
Lilian
Acredito que as atividades de argumentação agregam maior valor e complexidade, mas são as minhas preferidas. A partir delas, os alunos fazem relações com o que já conhecem e com o que estão lendo. Além disso, esse tipo de atividade exige um grau de escrita importante. Acredito que escrevendo os alunos consegues expor o que estão pensando e, além disso, exercitam a habilidade de escrever, que é bastante complexa [...]. -
Nancy
A análise da clientela é muito importante, mas também não podemos esquecer que este tipo de atividade é básico para algumas disciplinas como por exemplo na matemática, para que o aluno fixe a parte do mecanismo do cálculo, por exemplo. Lembrando, é claro que, a matemática não se resume só a cálculos. Um abraço!