João Belchior Marques Goulart

  • Revolução Alemã

    Revolução Alemã
    A Revolução Alemã de 1918-1919 é uma série de eventos que ocorreram entre aqueles anos e que marcou o final da Primeira Guerra Mundial. Esses eventos culminaram com a derrubada do Kaiser e o estabelecimento de uma república parlamentarista.
    A causa imediata da revolução foi a ordem secreta, dada ao Comando da Frota Naval em 24 de outubro de 1918, para que a frota naval alemã partisse e enfrentasse a última batalha contra a Marinha Real Britânica, apesar da certeza da derrota
  • Nascimento de João

    Nascimento de João
    Advogado, nascido na cidade de São Borja, no Rio Grande do Sul, em 1º de março de 1919. João Goulart teve seu registro alterado para o ano de 1918 para poder ingressar na faculdade.
  • Formação

    Formação
    Formou-se bacharel pela Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais de Porto Alegre - RS (1939). Foi co-proprietário do jornal "Uruguai" (1945).
  • Renúncia de Jânio Quadros

    Renúncia de Jânio Quadros
    Jânio renunciou após iniciar contato comercial com países comunistas como a China e URSS e condecorar Che Guevara com a Ordem do Cruzeiro do Sul, aumentando as desconfianças sobre sua trajetória política e assim recebendo muitas ameaças.
  • Tentativa de tirada do Poder

    Tentativa de tirada do Poder
    Diversas autoridades militarem mandaram uma carta ao Congresso Nacional pedindo que Jango não assumisse a presidência da República e que Ranieiri Mazzilli continuasse assumindo o poder.
  • Campanha da Legalidade

    Campanha da Legalidade
    A Campanha da Legalidade era um meio em que os políticos amigos de Jango criaram para obter apoio a posse de Goulart utilizando meios de comunicação para tal.
    Leonel Brizola (cunhado de Jango) ajudou o vice-presidente ao chegar o Brasil após a viagem da China. Jango passou pelos EUA antes de voltar ao Brasil para mostrar sua relação com os capitalistas e por que os militares estavam impedindo a chegada ao Brasil.
  • Inicio do Parlamentarismo e Jango assume

    Inicio do Parlamentarismo e Jango assume
    Jango assume no dia 7 de Setembro de 1961 sob um regime parlamentarista. Dessa forma os poderes dados a Jango eram limitados.
  • Presidente sem autonomia

    Presidente sem autonomia
    Durante seu mandato como presidente, Jango não pode governar de forma autônoma pois o poder estava nas mãos de um primeiro ministro.
  • Plebiscito de 63

    Plebiscito de 63
    O insucesso do Parlamentarismo Forçou a criação de um plebiscito que decidiria o sistema político do Brasil. O sistema presidencialista venceu e foi restabelecido o que deu maiores poderes a Jango.
  • PTB

    PTB
    Iniciou sua atividade política no Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), tendo sido fundador desta agremiação em São Borja.
  • Comício da Central

    Comício da Central
    O presidente Jango organizou um comício no Rio de Janeiro para apresentar e defender seus planos políticos. Nesse comício encontravam-se várias entidades aliadas a Jango.
  • Golpe

    Golpe
    Ocorre uma rebelião de militares que apoiavam o Golpe. O general Olympio de Mourão Filho marcha com suas tropas mineiras para o Rio de Janeiro, para realizar a deposição de Jango.
  • Posse provisória de Mazzilli e inicio da Ditaduta

    Posse provisória de Mazzilli e inicio da Ditaduta
    Jango foge para o Rio Grande do Sul e organiza tropas para deter o Golpe, porém não consegue e no dia 4 de Abril de 1964 o Senado Federal anuncia a posse provisória de Mazzilli como presidente da República. Esses foram os primeiros passos para a Ditadura no Brasil
  • Marcha da família com Deus pela liberdade

    Marcha da família com Deus pela liberdade
    Nesse período, militares e membros das forças armadas começaram a arquitetar o golpe contra João. Ao mesmo tempo, grupos conservadores criaram e realizaram uma serie de manifestos denominados Marcha da família com Deus pela liberdade.