18 do forte

Tenentismo e Era Vargas

  • Period: to

    Fases do Movimento Tenentista

    O movimento Tenentista occoreu em três fases. A primeira foi a Revolta do Forte de Copacabana a segunda foi a Revolta de 1924 e a última foi a Coluna Prestes.
  • Crise de 1929

    Crise de 1929
    Em 1929 uma grave crise abalou a economia e a população de vários países. O episódio mais conhecido dessa crise foi a queda no valor das ações negociadas na Bolsa de Valores de Nova York, provocando a falência de empresas e bancos e levando milhões de trabalhadores a ficarem desempregados.
  • Period: to

    Governo e suicídio de Vargas

    -instituiu o salário mínimo
    -quinze anos de governo seguintes, caracterizaram-se pelo nacionalismo e populismo
  • Governo Provisório de Vargas

    Tomou medidas para garantir o controle político de seu governo. 1- a suspensão da Constituição de 1891. 2- O fechamento dos órgãos legislativos. 3- a indicação de interventores militares ligados ao tenentismo para comandar os governos estaduais. 4- a destituição dos presidentes de estado.
  • Period: to

    Revolução de 1930

    O então presidente paulista Washington Luís resolveu apoiar a candidatura de seu conterrâneo Júlio Prestes. Conhecida como “Política do Café Puro”, a candidatura de Júlio Prestes rompeu com o antigo arranjo da “Política do Café com Leite”, em que os latifundiários mineiros e paulistas se alternariam no mandato presidencial. nsatisfeitos com medida, um grupo de oligarquias dissidentes principalmente de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraíba criaram uma chapa eleitoral contra Prestes.
  • Governo Constitucional de Vargas

    Alguns de seus pontos principais eram: o voto secreto, direitos trabalhistas e nacionalismo econômico. A eleição dos candidatos aos poderes Executivo e Legislativo passou a ser feita pelo voto secreto dos eleitores. As mulheres conquistaram o direito de votar, mas analfabetos, mendigos e militares de baixa patente continuaram privados desse direito.
  • Period: to

    Estado Novo

    -Iniciado por Vrgas
    -O golpe de Estado 1937
    -A consolidação do poder de Getúlio
    -A implantação do Estado Novo e sua política
  • Period: to

    Governo Dutra

    • Rompimento das relações com a União Soviética e alinhamento com os Estados Unidos da América;
    • Fechamento do Partido Comunista Brasileiro e cassação dos mandatos dos parlamentares deste partido -Criou o Plano SALTE
  • Eleição de Vargas

    -Lançada a candidatura de Vargas (PTB)
    -UDN colocou Gomes na disputa
    -PSD passou para o lado de Vargas
    -O Exército era um problema
  • Suicídio de Vargas

    Suicídio de Vargas
    -Não tinha apoio
    -Proposta de aumeto para os trabalhadores- mesmo não tendo dinheiro
    -Falência das empresas
    -Lacerda foi atacado por dois pistoleiros
    -O mandante havia sido Fortunatio, segurança de Vargas
    -Beco sem saída
    -Abandonado por todos, se suicidou
  • Eleição de JK

    -Em novembro, PSD anunciou a candidatura de JK
    -Continuidade do getulismo
    -1955, lançou Jango como Vice
    -Carta Falsa
    -Lott e o "golpe preventivo"
    -Programa de Metas
    -Inauguração de Brasília
  • Period: to

    Governo de JK

    -Plano de Metas
    -Desenvolvimento Industrial
    -Construção de Brasília
  • Construção de Brasília

    -Brasil recebeu mais de 2 bilhões de dólares destinados ao Programa de Metas
    -7,9% de crescimento por ano
    -Foi apresentada como a síntese de todas as metas
  • Period: to

    Governo de Jânio Quadros

    -Política interna
    -Política externa (- Enviou o vice-presidente, João Goulart, em missão oficial para a China (país que seguia o socialismo).
    - Criticou a política dos Estados Unidos com relação a Cuba.
    - Condecorou, com a ordem do Cruzeiro do Sul, Che Guevara (uma das principais figuras revolucionárias comunistas do período).
  • Period: to

    Regime Militar

    O Comando Revolucionário promulgou um ato institucional que transferiu o poder político aos militares. Os coronéis do Exército defendiam a pureza dos princípios "revolucionários" e estava disposta a excluir todo e qualquer vestígio do regime deposto. Acabou com o Figueiredo, que tomou posse e prometeu a abertura política.
  • Castelo Branco

    Castelo Branco
    • Castelo Branco: Principais objetivos do Golpe Militar eram impedir que o comunismo se instaurasse no Brasil, e que o país perdesse sua "credibilidade internacional", política que levou o nome de "operação limpeza". Uma das primeiras medidas de seu governo foi o rompimento de relações diplomáticas com Cuba, assinalando a mudança de orientação da política externa brasileira.
  • Atos Institucionais

    Atos Institucionais
    AI1- suspendeu a eleição direta para presidente da republica, deu ao presidente o poder de fechar o Congresso Nacional, de cassar mandatos e suspender direitos políticos de qualquer pessoa.
    AI2-Instituiu o bipartidarismo. O MDB (oposição) e a ARENA (partido do governo)
    A15- Fim dos "habeas corpus", tortura permitida (porões da ditadura), censura e repressão ("ninguém segura o nossa pais") e foi decretado o estado de sítio.
  • Costa e Silva

    Costa e Silva
    Ogeneral acenou com a possibilidade de retorno à normalidade institucional. Costa e Silva fechou o Congresso Nacional e editando o Ato Institucional nº 5 (AI-5). No final foi organizada uma Junta Militar pois Costa e Silva ficou doente.
  • Médici

    Médici
    O Congresso Nacional foi reaberto. As denúncias de tortura, morte e desaparecimentos de presos políticos, que ocorreram na década de 1970, provocaram embaraço para o governo brasileiro no cenário internacional. Mais foi tudo mantido em segredo, pois usavam a propaganda para mostrar um Brasil que deu certo. Foi também o período do "milagre econômico".
  • Geisel

    Geisel
    Dedicou-se à abertura política que encontrou resistência nos militares da chamada linha-dura, sendo que o episódio mais dramático foi a demissão do ministro do exército, Sylvio Frota. Também proibiu a livre propaganda eleitoral no rádio e na televisão.
  • Milagre Brasileiro

    Milagre Brasileiro
    • Crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) entre 7% e 13% ao ano; Melhorais significativas na infraestrutura do país; Aumento do nível de emprego proporcionado, principalmente, pelos investimentos nos setores de infraestrutura e indústria. Significativo desenvolvimento industrial, alavancado pelos investimentos nos setores de siderurgia, geração de eletricidade e indústria petroquímica. O setor foi puxado, principalmente, pelo crescimento e fortalecimento das empresas. Inflação elevada.