História do Brasil

By natigza
  • Apr 22, 1500

    Descobrimento do Brasil

    Descobrimento do Brasil
    Início do período Pré-Colonial
  • Period: Apr 22, 1500 to Feb 17, 1530

    Brasil Pré- Colonial

    O Brasil Pré-Colonial se baseava na extração do pau-brasil. Os portugueses faziam acordos com os índios. Eles trocavam utensílios como espelhos pela madeira, já que não tinham o conhecimento de como extraí-lo. Essa relação entre índios e portugueses é chamada escambo. Nessa época, o Brasil ainda não era colonizado.
  • Feb 27, 1530

    Brasil Colonia

    Brasil Colonia
    Começo efetivo do Período Colonial, antes o período é considerado como Brasil Pré-Colonial.
  • Period: Feb 27, 1530 to

    Brasil Colonia

    Começou efetivamente em 1530, com a introdução da cana-de-açúcar. O sistema utilizado era o plantation, o que significa que o Brasil era uma colonia de exploração. Todas as decisões tinham que passar antes por Portugal, já que esse era a metrópole. O Brasil foi dividido em em Capitanias Hereditárias, cada uma com o seu capitão Donatário. Ciclo Minarador no século 18 A economia era baseada nos Engenhos de Açúcar. A mão-de-obra utilizada era a negra, já que os índios não puderam ser escravizados.
  • Period: to

    Brasil Império

    Período que vai de 1822 à 1889, onde o Brasil foi governado por Dom Pedro I e II, com a Regência entre elas.
  • Independência do Brasil

    Independência do Brasil
    A partir desse dia, o Brasil se tornou independente de Portugal. Isso significa que as decisões tomadas aqui não precisavam mais passar por Portugal.
  • Period: to

    Primeiro Reinado

    Foi o governo de Dom Pedro I. O imperador, apesar de dizer estar interessado no bem do Brasil, era muito autoritário. Isso está representado pelo poder Moderador. A Consituição de 1824 estabelecia 4 poderes. Legislativo, Executivo, Judiciário e Moderador, que dava ao Imperador todo o poder.
  • Period: to

    Período Regencial

    O período Regencial foi o período entre o primeiro e o segundo reinado, quando Dom Pedro I voltou para Portugal e seu filho era muito jovem para governar. Quem governava eram os Regentes. Haviam 2 partidos, o Liberal e o Conservador. Foi um período de muita instabilidade política, com várias revoltas.
  • Period: to

    Segundo Reinado

    O segundo Reinado começou com o Golpe da Maioridade. O principal produto do período era o café. A escravidão começou a acabar pouco a pouco no Segundo Reinado, por pressão da Inglaterra, culminando com a lei aurea, que acabou com a escravidão completamente, em 1888. Os negros, mesmo depois de livres sofriam preconceito. O poder moderador ainda existia. O governo começou a perder apoio, e os republicanos ganharam mais espaço no cenário político. Em 15 de Novembro foi proclamada a independencia.
  • Guerra do Paraguai

    Guerra do Paraguai
    Com a guerra, o exército brasileiro ficou fortalecido, um importante fortalecimento institucional. Do ponto de vista político, o exército também saiu fortalecido e passou a ser uma importante força no cenário político nacional. Isso deu margem para depois, em 1889, o golpe e a proclamação da República, que foi comandada por militares, e o primeiro presidente brasileiro foi o Marechal Deodoro da Fonseca.
  • Proclamação da República

    Proclamação da República
  • Period: to

    República Velha

    Primeira República brasileira. É dividida em República da Espada, dos militares e a Oligárquica, dos civis.
  • Period: to

    República da Espada

    República dos militares, o Marechal Deodoro da Fonseca e o Marechal Floriano Peixoto, que foram os dois primeiros presidentes brasileiros.
  • Period: to

    República Oligárquica

    Marcado pelo domínio político das elites agrárias mineiras e paulistas, com a política do café-com-leite. O Brasil firmou-se como um país exportador de café. Várias revoltas aconteceram nos quatro cantos do Brasil. Foi marcado também pelo coronelismo, votos de curral e de cabresto. O Brasil era principalmente rural, a maioria da população morava no campo e não tinha acesso à educação. Já que a escravidão acabara, os imigrantes passaram a ser a mão-de-obra nas plantações de café.
  • Coronelismo

    Coronelismo
    O coronel era um grande fazendeiro que utilizava seu poder econômico para garantir a eleição dos candidatos que apoiava. Era usado o voto de cabresto, em que o coronel obrigava e usava até mesmo a violência para que os eleitores de seu "curral eleitoral" votassem nos candidatos apoiados por ele. Como o voto era aberto, os eleitores eram pressionados e fiscalizados para serem punidos, caso não votassem em quem o coronel mandava.
  • Revolta da Vacina

    Revolta da Vacina
    A revolta da Vacina foi uma revolta urbana, diferente da maioria das revoltas do período. A população se rebelou contra o governo, que queria vaciná-los. A falta de informação sobre a natureza da vacina fez a população ter ideias erradas sobre o que a vacina era, e se rebelar.
  • Política dos governadores

    Política dos governadores
    A política dos governadores foi a forma que o governo encontrou para se consolidar. O presidente colocou seus aliados no poder dos estados e esses faziam alianças com os coronéis, que influenciavam o voto das pessoas, assim, apenas os canditados que "dançavam conforme a música" do governo eram eleitos.
  • República do Café-com-Leite

    República do Café-com-Leite
    A república do café-com-leite é como foi chamada a hegemonia dos estados de São Paulo e Minas. São Paulo era um grande produtor de café, e Minas um grande produtor de leite. A república funcionava de maneira que candidatos desses dois estados se revezassem no poder, um de SP, um de Minas. Esse sistema dava certo por causa da grande corrupção nas eleições, por meio do coronelismo. Minas e São Paulo eram os dois estados mais poderoso na época.
  • Café

    Café
    O café ainda era o principal produto na época e os barões do café tinham grande poder.
  • Revolta de Canudos

    Revolta de Canudos
    Várias revoltas aconteceram durante o período da república velha. Uma delas foi Canudos. O beato Antônio Conselheiro montou uma comunidade. Com medo que a ideia se espalhasse, e com o apoio da Igreja, o governo resolveu atacar os rebeldes. Apenas na quarta tentativa as tropas conseguiram vencer a população. O Contestado foi semelhante a Canudos.
  • Movimento operário

    Movimento operário
    Nessa época a indústria começou a se desenvolver no Brasil. Os imigrantes também trabalhavam nas fábricas, mas como essas ja existiam na europa há bastante tempo, eles tinham ideia mais avançadas de direitos trabalhistas. Com eles, vieram os sindicatos, e as reivindicações dos direitos dos trabalhadores. Isso influenciou o pensamento do proletariado brasileiro. Isso causou algumas revoltas da parte dos trabalhadores por melhores cdondições de trabalho.
  • Tenentismo

    Tenentismo
    O tenentismo foi um movimento dos militares de media e baixa patente, influenciados pela população urbana que criticava de muitas formas o governo do Brasil. Protestavam contra a corrupção nas eleições . As primeiras manifestações militares foram durante as eleições de 1922, mas as oligarquias ainda assim venceram as eleições. De 1925 até 1927, o tenente Luís Carlos Prestes comandou a Coluna Prestes, cujos adeptos andavam pelo Brasil a procura de seguidores.
  • Period: to

    Governo Provisório

    O governo provisorio de Getulio Vargas vai de 1930 a 1934. Durante esse tempo, Vargas tomou várias decisões importantes que mudaram o país, como o fechamento do Congresso, a invalidação da Constituição vigente da época e colocou um interventor para cada estado brasileiro. Ele também criou um conjunto de leis trabalhistas. Essas medidas mostravam como Vargas era autoritário.
  • Revolução Constitucionalista

    Revolução Constitucionalista
    Foi um movimento comandado pelo estado de São Paulo. Como o nome já diz, reivindicavam uma constituição. Também queriam um interventor de seu próprio estado, já que eram o único estado com um interventor que não havia nascido ali. Vargas reprimiu o movimento, porém atendeu aos poucos as exigencias dos revoltosos, tanto que convocou uma Assembléia Constituinte, e 2 anos depois, a nova constituição foi criada.
  • Period: to

    Governo Constitucional

    O Governo Constitucional foi marcado pela criação da nova Constituição brasileira. Nela, estavam incluídos o direito de voto secreto, voto feminino e idade mínima de 18 anos para votar. Ainda foi acrescentado o conjunto de leis trabalhistas criadas durante o Governo Provisório. De acordo com a Constituição, haveria uma eleição direta para presidente em 1938, e Vargas foi eleito inderetamente para continuar no poder durante esse período, entre 1934 e 1938.
  • AIB e ANL

    AIB e ANL
    O Governo Constitucional também é marcado pela rivalidade entre dois partidos de ideias completamente contrárias: o AIB e a ANL. O AIB era integralista, se baseava nos ideais nazifascistas europeus, acreditavam num governo centralizado e um nacionalismo extremo. Já a ANL era comunista, acreditava nos direitos do trabalhador e era popular. As ideias integralistas se associavam muito às de Vargas, oque levou a uma "aliança"entre os dois. Os intagralistas estavam ligados à criação do plano Cohen.
  • Estado Novo

    Estado Novo
    Vargas controlava toda a propaganda da época através do DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda). Toda a informação que era transmitida para a população era controlada por Vargas, assim, só a parte boa do seu governo era vista pelo povo. Durante o seu governo, Vargas começou a desenvolver a indústria nacional, através da substituição de importações, criou empresas estatais.
  • Period: to

    Estado Novo

    O Estado Novo foi a época em que Vargas instalou a ditadura no Brasil. As eleições seriam no ano seguinte, e para garantir que continuaria no governo, Vargas deu um golpe de Estado. De acordo com o presidente, a ditadura foi instalada para a proteção do país contra o "perigo comunista". Vargas fechou o Congresso, os partidos políticos foram extintos e as eleições foram suspensas. Durante esse período, qualquer pessoa suspeita de atividades ilegais poderia ser levada pela polícia a qualquer hora.
  • Suicídio de Getulio Vargas

    Suicídio de Getulio Vargas
    Após ser eleito presidente em 1950, Vargas encontrou oposição ao seu nacionalismo no governo. O período da Guerra Fria e a aliança com o bloco capitalista (Estados Unidos) era forte no Brasil, e ia contra as ideias nacionalistas de Vargas. A pressão em seu governo foi tanta que no dia 24 de Agosto de 1954, Vargas cometeu suicídio, deixando uma carta, endereçada aos brasileiros, que o tornou novamente um herói aclamado, e deixou seus opositores sem ação.
  • Golpe Preventivo do General Lott

    Golpe Preventivo do General Lott
    Após o suicídio de Getúlio Vargas, seu vice, Café Filho, tomou posse do governo. A UDN achou que ganharia as eleições seguintes, mas a vitória foi de JK, do mesmo partido de Vargas, e seu governo seria, para a UDN, uma extensão do de Vargas. Bolaram um golpe para mpedir JK de tomar posse do governo em 1956. O general Lott, que era na época Ministro da Guerra, tomou conhecimento de tal golpe e ordenou o cerco do palacio do Catete e outros locais no Rio de Janeiro, para prevenir o golpe.
  • Period: to

    Governo de JK

    A política de JK era de desenvolver o país com ajuda estrangeira. Seu lema era "50 anos em 5" pois queria desenvolver o país 50 anos durante os 5 de seu mandato. Para isso, apresentou o Plano de Metas. Investiu na indústria automobilística e abriu as portas para empresas multinacionais. A principal ação de seu governo foi transferir a capital do Brasil do Rio de Janeiro para Brasília. Com todos os empréstimos utilizados para desenvolver o Brasil, porém, JK criou muitas dívidas.
  • Construção de Brasília

    Construção de Brasília
    A transferência da capital brasileira do Rio de Janeiro para a recém-construída Brasília seria um marco de um novo Brasil moderno e industrializado. Também tinha o intento de povoar aquela região e ligar as áreas de grande população ao Nordeste do país, ou aos locais menos acessíveis. Sua construção demorou 4 anos, e foi projetada pelo arquiteto Oscar Niemayer.
  • Period: to

    Governo do Janio Quadros

    Candidato pela UDN, assumiu a presidencia da republica em 1961. Seu governo durou apenas 7 meses, mas foi extremamente contraditório. Suas políticas economicas causaram inquietação popular. Apesar de ser um governo capitalista, condecorou Che Guevara por sua atuação na Revolução Cubana. Renunciou em 25 de Agosto de 1961, culpando "forças terríveis" de pressioná-lo em seu governo, mas sem identificar quais eram tais "forças".
  • Period: to

    Governo de João Goulart

    Com a renúncia de Janio Quadros, João Goulart tomou posse do governo. Para aquietar os militares, que eram contra seu governo, foi instituido um governo parlamentarista, que limitava os poderes do presidente. Em 1963 foi realizado um plebiscito que devolveu a João Goulart plenos poderes como presidente. Plano Trienal. Várias políticas incluidas nesse plano assemelhavam-se a politicas comunistas, e foram motivo para os militares darem o golpe de 1964, a fim de previnir tal revolução.
  • Period: to

    Governo Castelo Branco

    Primeiro presidente militar. Cassações políticas e bipartidarismo. Ato Institucional 1.
  • Golpe de 1964

    Golpe de 1964
    Os militares estavam alerta ao "perigo comunista" desde a época de Getúlio Vargas. A tensão, a insatisfação popular e políticas como o Plano Trienal durante o governo de Jango contribuiram para o golpe. O estopim foi o comício de sexta feira 13, na estação Central do Brasil. O movimento começou dia 31 de março, em Minas Gerais, sob o pretexto de proteger o país do perigo comunista. João Goulart fugiu para o Uruguai no dia 1 de Abril, e uma semana depois foi decretado o AI1.
  • Period: to

    Ditadura Militar

    Período da história brasileira que o país foi governado por presidentes militares.
  • AI1

    AI1
    O AI-1 determinou que o governo militar poderia cassar mandatos legislativos, suspender os direitos políticos (por dez anos) ou afastar do serviço público quem os militares achassem que fosse uma ameaça à segurança nacional. O AI1 também decretou as eleições indiretas (que naquele momento durariam até 1966).
  • AI2

    AI2
    Decretou o uso definitivo de eleições indiretas para presidente. Intervenções adicionais em nome da segurança nacional, punições e afastamento de funcionários. Bipatridarismo: ARENA e MDB.
  • Constituição de 1967

    Constituição de 1967
    Além de incluir todos os decretos expressos pelos AIs até o momento, a constituição realizou a "institucionalização da ditadura", a Lei da Imprensa e Lei da Seguranca Nacional, que davam ao presidente poderes ilimitados.
  • Period: to

    Arthur Costa e Silva

    Segundo presidente militar, durante seu mandato entrou em vigor o Ato Institucional nº 5. Política economica voltada para a inflação e expansão do comércio exterior.
  • AI5

    AI5
    O presidente da República poderia dar recesso à Camara dos Deputadas, Assembléias Legislativas e Câmara de vereadores. Concedia ao Presidente o poder de intervir em estados e municípios sem limitações constitucionais. Proibição de manifestos, cassação de mandatos e suspensão de direitos políticos a qualquer cidadão, suspensão de Habbeas Corpus, censura.
  • Period: to

    Emílio Garrastazu Médici

    Anos de Chumbo. Linha Dura. Exílios, torturas, desaparecimnetos, censura. Milagre economico.
  • Period: to

    Ernesto Geisel

    Abertura política "lenta, gradual e segura." Habeas Corpus, e fim do AI5.
  • Fim do Milagre Economico

    Fim do Milagre Economico
    O fim do milagre economico se deve a fatores tanto externos quanto internos. O Brasil comprava produtos mais caros dos que vendia, causando um intercambio desigual de capital. O país também fazia empréstimos com os Estados Unidos sem pagar, e esses fatores causaram uma inflação e subsequente crise economica incontrolável no Brasil da época. Apesar disso, a crise foi atribuída à crise do petroleo, embora essa claramente não fosse o suficiente para ter causado toda a quebra na economia.
  • Pacote de Abril

    Pacote de Abril
    O Pacote de Abril determinou o fechamento do Congresso em 1977. Isso é considerado um retrocesso e um sinal autoritário do governo de Geisel. O Pacote determinava:
    Eleições indiretas para governadores e senadores. "Senadores Bionicos"
    Ampliação do mandato presidencial de cinco para seis anos.
  • Period: to

    João Baptista Figueiredo

    Transição para o regime democrático. Pluripartidarismo. "Diretas Já"
  • Fim do AI5

    Fim do AI5
    O AI5 deixou de valer no fim do governo de Geisel, e é considerado a maior abertura política ocorrida no governo do mesmo. O artigo 3 da 11 emenda Constitucional revogava todos os Atos Institucionais contrários a Constituição, o que incluia o AI5. Isso passou a valer em 1 de Janeiro de 1979. O sucessor de Geisel, João Baptista Figueiredo, taaaacontinuou a obra de Geisel rumo a abertura política e ao fim da ditadura.