Governo Médici

  • Junta Governativa Provisória de 1969

    Também conhecida como Segunda Junta Militar, foi um triunvirato governamental que governou o Brasil de 31 de agosto de 1969 até Médici assumir.
  • Reabertura Congresso Nacional

    Reabertura Congresso Nacional
    Depois de 10 meses fechado, o Congresso Nacional teve a reabertura determinada em um dia como este, no ano de 1969, pelo Ato Institucional número 16, editado pelos ministros militares que estavam no poder naquela época. Eles ocupavam o cargo do Marechal Arthur da Costa e Silva, que estava doente e não tinha condições de seguir na presidênc Na ocasião, seria eleito presidente Emílio Garrastazu Médici.
  • Médici assume o Poder

    Médici assume o Poder
    Foi o 28º Presidente do Brasil, o terceiro do período da ditadura militar brasileira, entre 30 de outubro de 1969 e 15 de março de 1974. Onde Médici foi indicado indiretamente pelo Alto Comando do Exército para o cargo de presidente da República,
  • Milagre Econômico

    Milagre Econômico
    Milagre econômico brasileiro é o nome dado à época de crescimento econômico elevado, entre 1969 e 1973, também conhecido como "anos de chumbo". Nesse período, a taxa de crescimento do PIB saltou de 9,8% em 1968 para 14% em 1973, e a inflação passou de 19,46% em 1968, para 15,6% em 1973. A fim de ampliar o desenvolvimento da economia, o governo investiu grandes somas de recursos financeiros em infraestrutura. A maior parte desses recursos financeiros era de empréstimos estrangeiros.
  • Euforia

    Euforia
    Esse período de prosperidade da economia brasileira ficou conhecido como o "milagre econômico". O "milagre" gerou um clima de euforia e ufanismo geral na sociedade. A propaganda oficial do governo elaborou slogans que expressavam nitidamente o contexto: são exemplos frases como "Ninguém mais segura este país", ou ainda, "Brasil, ame-o ou deixe-o". Nesse período, Brasil foi campeão da copa de 70, aumentando ainda mais a euforia.
  • Politica Social.

    Politica Social.
    Criou-se o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e o Departamento de Ensino e Pesquisa do Exército (DEP), atualmente nomeado de Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx).
  • Torturas

    Torturas
    Um dos aspectos mais desumanos e cruéis da repressão policial-militar foi o emprego da tortura como método para eliminar e neutralizar qualquer forma de oposição ao governo dos generais. Diversos instrumentos e técnicas de castigos corporais e psicológicos faziam parte dos métodos de ação dos agentes dos órgãos de repressão (choques elétricos, pau-de-arara, afogamento, pancadas, queimaduras, entre outros).
  • TV em cores.

    TV em cores.
    Passou a ter televisão em cores no Brasil devido ao milagre econômico.
  • Fim do Milagre.

    O "milagre econômico" teve um custo social e econômico altíssimo para o país. A brutal concentração da renda impediu que as camadas populares melhorassem sua condição de vida. As desigualdades sociais e neste período. Além disso, o controle governamental dos sindicatos impediu a conquista de direitos e compensações salariais. Os empréstimos estrangeiros geraram uma dívida externa tão elevada, que bloqueou por décadas o crescimento e desenvolvimento sustentável do país.
  • Médici deixa o Poder

    Médici deixa o Poder
    O general Médici deixou a presidência da República, e foi sucedido pelo general Ernesto Geisel.