8397823 2ez13

Monarquia do século XVIII em Portugal

  • reinado de D. João V

    reinado de D. João V
    9 de dez de 1706 - reinado de D. João V--Quando iniciou o Reinado, estava-se em plena Guerra da Sucessão de Espanha, que para Portugal significava o perigo da ligação da Espanha à grande potência continental, a França.
  • Bartolomeu de Gusmão lança um aeróstato

    Bartolomeu de Gusmão lança um aeróstato
    7 de agosto de 1709 - Bartolomeu de Gusmão lança um aeróstato--Bartolomeu de Gusmão agitou há 300 anos a pacatez da sociedade lisboeta com experiências pioneiras no domínio da Física, que interessaram e divertiram a corte mas foram alvo da chacota popular.
  • construção do Palácio Nacional de Mafra

    construção do Palácio Nacional de Mafra
    17 de novembro de 1717 - construção do Palácio Nacional de Mafra--O maior tesouro de Mafra é a sua biblioteca, com chão em mármore, estantes em estilo rococó e uma coleção de mais de 36.000 livros com encadernações em couro gravadas a ouro,graças à acção da Ordem Franciscana, incluindo uma segunda edição de Os Lusíadas de Luís de Camões.
  • fundação da Academia Real da História Portuguesa

    fundação da Academia Real da História Portuguesa
    8 de Dezembro de 1720 - fundação da Academia Real da História Portuguesa--A instituição deve a sua fundação à acção política de D. António Caetano de Sousa e de D. Francisco Xavier de Meneses (1673-1743), o 4º conde da Ericeira, que conseguiram obter o interesse do rei D. João V, para o então moderno estudo da História.
  • construção do aqueduto das águas livres

    construção do aqueduto das águas livres
    12 de Maio de 1731 - construção do aqueduto das águas livres--Desde que as populações se começaram a instalar na região de Lisboa, que a escassez de água potável foi uma constante. Apesar da existência de um rio no local, o Tejo, a sua água é imprópria para consumo, pois a ampla foz do rio faz com que a água seja contaminada pelo mar, tendo por isso níveis de salinidade inadequados.
  • construção da Igreja dos Clérigos

    construção da Igreja dos Clérigos
    23 de Junho de 1732 - construção da Igreja dos Clérigos--A torre, se bem que mais considerada pelos habitantes do Porto, foi a última construção do conjunto dos Clérigos, dos quais fazem parte a igreja e uma enfermaria. Foi iniciada em 1732, tendo em conta o aproveito do terreno que sobrara para a instalação da enfermaria dos Clérigos.
  • reinado d. josé

    reinado d. josé
    31 de julho de 1750 - reinado d. josé--O reinado de José I é sobretudo marcado pelas políticas do seu primeiro-ministro, o Marquês de Pombal, que reorganizou as leis, a economia e a sociedade portuguesas, transformando Portugal num país moderno.
  • fundação da Companhia Geral de Comércio do Grão-Pará e Maranhão

    fundação da Companhia Geral de Comércio do Grão-Pará e Maranhão
    7 de Agosto de 1755 - fundação da Companhia Geral de Comércio do Grão-Pará e Maranhão--Diante da proibição da escravidão indígena no Estado do Grão-Pará e Maranhão, a Companhia teve a sua origem numa petição, encaminhada em 1752 pela Câmara Municipal de São Luís do Maranhão ao Governador e Capitão-general, Francisco Xavier de Mendonça Furtado, para que fosse criada uma sociedade autorizada a explorar o comércio de importação de escravos africanos.
  • terramoto de lisboa

    terramoto de lisboa
    1 de novembro de 1755 - terramoto de lisboa--O terramoto fez-se sentir na manhã de 1 de Novembro de 1755 às 9:30 ou 9:40 da manhã, dia que coincide com o feriado do Dia de Todos-os-Santos.
  • instituída a Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro

    instituída a Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro
    10 de Setembro de 1756 - instituída a Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro--Durante o reinado de D. José I, por iniciativa do seu ministro, Sebastião José de Carvalho e Melo, foi criada a Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro, com sede no Porto, com o objectivo de limitar a preponderância dos ingleses no comércio dos vinhos do Alto Douro e resolver a crise porque então passava aquela região.
  • o Marquês de Pombal expulsa os jesuítas

    o Marquês de Pombal expulsa os jesuítas
    3 de Setembro 1759 - o Marquês de Pombal expulsa os jesuítas--Após o Sismo de Lisboa de 1755, percebendo no episódio uma oportunidade para reforma dos costumes e da moral, o padre jesuíta Gabriel Malagrida escreveu um opúsculo sobre moral do qual ofereceu exemplares a José I de Portugal e ao marquês de Pombal
  • fundação do Real Colégio dos Nobres

    fundação do Real Colégio dos Nobres
    7 de Março de 1761 - fundação do Real Colégio dos Nobres--O Real Colégio dos Nobres, geralmente designado por Colégio dos Nobres, foi um estabelecimento de educação pré-universitário fundado em Lisboa voltado especificamente para a formação inicial dos jovens aristocratas portugueses.
  • o Marquês de Pombal e o decreto "primeira nobreza da corte"

    o Marquês de Pombal e o decreto "primeira nobreza da corte"
    5 de Outubro de 1768 - o Marquês de Pombal e o decreto "primeira nobreza da corte"--
  • o Marquês de Pombal extinguiu as diferenças entre cristãos-velhos e cristãos-novos.

    o Marquês de Pombal extinguiu as diferenças entre cristãos-velhos e cristãos-novos.
    25 de Maio de 1773 - o Marquês de Pombal extinguiu as diferenças entre cristãos-velhos e cristãos-novos.--Eram tão orgulhosos, por exemplo, que cada família pintava a casa da mesma cor que seus pais. E não sabiam que a cor das casas era uma alusão às suas origens, o sangue que haviam herdado de seus antepassados junto com as casas.
  • o marquês de Pombal e o Tribunal do Santo Ofício

    o marquês de Pombal e o Tribunal do Santo Ofício
    1 de Outubro de 1774 - o marquês de Pombal e o Tribunal do Santo Ofício.--O Tribunal do Santo Ofício era uma instituição eclesiástica de carácter "judicial", que tinha por principal objetivo "inquirir heresias" - daí também ser conhecido como Inquisição.
  • reinado de D. Maria I de Portugal

    reinado de D. Maria I de Portugal
    24 de março de 1777 - reinado de D. Maria I de Portugal--Embora D. Maria I seja tradicionalmente reconhecida como a primeira Rainha reinante em Portugal, isso é questionável, visto que Teresa de Leão já havia sido reconhecida como tal pelo papa, em 1112.
  • ´inauguração do palácio de queluz

    ´inauguração do palácio de queluz
    17 de Dezembro de 1778 - inauguração do palácio de queluz--O Palácio Real de Queluz (também chamado de Palácio Nacional) é um palácio do século XVIII localizado na cidade de Queluz no concelho de Sintra, distrito de Lisboa. Um dos últimos grandes edifícios em estilo rococó erguidos na Europa, o palácio foi construído como um recanto de verão para D. Pedro de Bragança, que viria a ser mais tarde marido e rei consorte de sua sobrinha, a rainha D. Maria I de Portugal.
  • fundação da Academia Real das Ciências

    fundação da Academia Real das Ciências
    24 de Dezembro de 1779 - fundação da Academia Real das Ciências--A Academia foi fundada no reinado de Dona Maria I em 24 de Dezembro de 1779 - em pleno Iluminismo - como Academia Real das Ciências (segundo a grafia da época: Academia Real das Sciências).
  • fundação da Real Casa Pia de Lisboa

    fundação da Real Casa Pia de Lisboa
    3 de julho de 1780 - fundação da Real Casa Pia de Lisboa--A instituição remonta à fundação da Real Casa Pia de Lisboa , por Pina Manique, intendente-geral da Polícia sob o reinado de Maria I de Portugal. Destinava-se à educação de órfãos e à recuperação, através do trabalho, de mendigos e vadios.