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Isaac Newton
Isaac Newton pública as três leis de newton e a lei da gravitação universal -
Educação visual
James Pillans, diretor da Escola Superior de Edimburgo (Escócia), uniu placas de ardósia para mostrar mapas na aula de geografia. -
Papel
Henry e Sealy Fourdrinier desenvolvem a máquina de fabricar papel -
Mimeógrafo
O empresário americano Thomas Edison, recebe a patente do equipamento que faz cópias com ajuda de uma manivela. -
Retroprojetor
Usado para treinar militares na 2ª Guerra, o equipamento ajuda professores a escrever suas lições antes da aula, sem ter que preencher diversas lousas. -
Aprendizado por repetição
Escolas nos EUA começam a instalar cabines individuais com fones de ouvido e fitas com aulas pré-gravadas em laboratório de línguas. -
Máquina de ensinar
Dispositivo do psicólogo americano Burrhus Skinner permitia ao aluno progredir no seu próprio ritmo e tinha como intenção liberar o professor para debater os conteúdos. -
Fotocopiadoras
A invenção da Xerox gradualmente substituiu o mimeógrafo e outros equipamentos semelhantes, diminuindo a sujeira e economizando tempo. -
Branquinho (Liquid Paper)
Fórmula da tinta corretiva criada na cozinha da casa de uma secretária. -
Calculadora portátil
Engenheiros da Texas Instrument reduziram as calculadoras que antes eram objetos de mesa a equipamentos que cabem na palma da mão. -
Celular
Martin Cooper desenvolve o primeiro celular portátil. -
Computador chega à UFRJ
Informática começa a ser usada como tecnologia educacional para a avaliação. Alunos de química fazem simulados. -
Avaliação digital
Computador chega à UFRGS
Primeiro estudo utilizava terminais de teletipo em simulado de física para alunos do curso de graduação. O software Siscai era usado para a avaliação de alunos de pós em educação. -
Software para crianças
Unicamp faz parceria com EUA
Universidade recebe Seymour Papert e Marvin Minsky para ações de cooperação técnica e investigação do uso de computadores com linguagem LOGO na educação infantil. -
Telecurso
Programa de videoaulas começa com conteúdos para o ensino médio e, mais tarde, avança para o fundamental e para a população que não havia concluído os estudos. -
NIED: base de estudos
Unicamp cria o Núcleo Interdisciplinar de Informática Aplicada à Educação. -
CD-ROM: enciclopédias em um disco
Um único disco armazenava uma coleção inteira de enciclopédias, além de trazer recursos multimídia como vídeos e fotos. -
Calculadora gráfica
Facilitou a resolução de equações -
Projeto Formar
Iniciativa de formação de profissionais para atuar nos diversos centros de informática educativa dos sistemas estaduais e municipais de educação. -
PRONINFE (Programa Nacional de Informática na Educação)
Governo lança o Programa Nacional de Informática na Educação com o objetivo de desenvolver a informática educativa e seu uso nos sistemas públicos de ensino. -
Início da internet
World Wide Web (www).
O britânico Tim Berners Lee cria o sistema que utiliza o hipertexto para funcionar na Internet e é usado para ligar páginas web e transferir dados. -
TV Escola
Canal de televisão do MEC começa a capacitar e atualizar educadores da rede pública. -
Proinfo: equipando escolas
Governo cria o Programa Nacional de Tecnologia Educacional para fomentar o uso pedagógico de ferramentas digitais na rede pública de ensino fundamental e médio. -
Lousa interativa
O modelo tradicional ganha um concorrente com computador e tela sensível ao toque. -
Facebook
Os americanos Mark Zuckerberg, Dustin Moskovitz e Chris Hughes e o brasileiro Eduardo Saverin criam a rede social na Universidade de Harvard. -
YouTube
Site abre espaço para que educadores compartilhem conteúdo, incluindo o Khan Academy, com estudantes do mundo todo. -
Aprendizado móvel de 2007 até hoje
Smartphones e Tablets -estão sendo até os dias atuais modernizados:
Dispositivos móveis permitem a interação, produção e consumo de material de fotos, textos e vídeos em tempo real.
Hoje em dia os novos aplicativos permitem estudar a qualquer hora e em qualquer lugar. Dados medem desempenho individual e traçam planos específicos de aula. -
PBLE - (Programa Banda Larga nas Escolas)
Programa para conectar todas as escolas públicas urbanas à internet e incrementar o ensino público.