Child's progress

Análise Crítica da Puericultura no Brasil

  • Period: to

    Estado Novo

    As altas taxas de mortalidade infantil eram problemas de saúde pública, no entanto, o governo liberal do Estado responsabilizava alimentação e higiene, ignorando ser este um problema social. Inicia-se aí os programas de Higienização da Família nos quais através de manuais e revistas educava-se a família a melhorar higiene, alimentação e cuidados com o bebê/criança. Porém, estes manuais eram direcionados ao público feminino, ou seja, às mães, que sofriam pois tinha que ser quase enfermeiras.
  • Pediatria Contitui-se no Brasil

    Pediatria Contitui-se no Brasil
    Carlos Artur Moncorvo Filho aponta preocupação com as doenças contraídas na infância e propõe a criação da especialidade em Pediatria no Brasil, que na época era um Governo Imperial. Fundou em 1889 o Instituto de Proteção e
    Assistência à Infância do Rio de Janeiro, o Departamento da Criança e o Museu da Infância. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S0104-12822012000200006&script=sci_arttext&tlng=pt http://www.snh2011.anpuh.org/resources/anais/14/1297124293_ARQUIVO_ANPUHNAC11IPPMG.pdf
  • Congressos Brasileiros de Higiene

    Congressos Brasileiros de Higiene
    Falas de médicos, políticos, engenheiros, educadores, higienistas, eugenistas, sanitaristas apresentavam diferentes pontos de vista sobre assuntos relacionados à educação e à higiene.
    http://www.sbhe.org.br/novo/congressos/cbhe5/pdf/492.pdf
  • Period: to

    A Era da Higiene

    Em 1923, foi criado por Carlos Chagas o Departamento Nacional de Saúde Pública.estabelecendo o programa de Inspetoria de Higiene Infantil. Ou seja, o papel do Estado era o de proteger a infância inspecionando escolas, creches.
    Nota-se que eram realizados programas de prevenção de saúde que focavam na doença e não em saúde.
  • Diretoria de Proteção à Maternidade e à Infância

    Diretoria de Proteção à Maternidade e à Infância
    Ministério da Educação e Saúde Pública unificou o Departamento Nacional de Saúde Pública e a Inspetoria de Higiene Infantil. http://www.snh2011.anpuh.org/resources/anais/14/1297124293_ARQUIVO_ANPUHNAC11IPPMG.pdf
  • Period: to

    Conferência Nacional de Proteção à Infância

  • Departamento Nacional da Criança

    Departamento Nacional da Criança
    Este departamento propõe a participação ativa da sociedade principalmente de médicos, professores, autoridades públicas e mulheres.
  • Ascensão Programas Materno-Infantil

    Ascensão Programas Materno-Infantil
    Neste período houve tentaiva de implementação de políticas sociais em resposta a movimentos sociais de saúde. Declaração de Alma-Ata em 1978 pela OMS enfatizando a Atenção Primária à Saúde. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S0104-12822012000200006&script=sci_arttext&tlng=pt
  • Ações Básicas de Saúde na Atenção Integral à Saúde da Criança

    Ações Básicas de Saúde na Atenção Integral à Saúde da Criança
    Prioridade de ações básicas - acompanhamento do crescimento e desenvolvimento, aleitamento materno, controle de doenças, etc, eram prestados na rede básica de serviços do Brasil. Estes moviementos deram oriegm ao Sistema Único de Saúde.
  • Na prática

    Na prática
    Diferentes conceitos definem o que é a Puericultura. Em geral, referem-se à técnicas e estratégias de promoção e prevenção à saúde colocadas em práticas por equipe multiprofissional com o intuito de garantir o desenvolvimento físico e mental da criança desde a gestação até seus 5 anos de idade. É importante que o profissional considere toda o histórico da criança em sua anamnese, desde como foi a gestação, o parto, os primeiros meses e os ultimos anos.
    https://www.youtube.com/watch?v=WF_gD6WFC5
  • Mudança Compreensão Díade Mãe-bebê

    Mudança Compreensão Díade Mãe-bebê
    Mãe não precisava mais ser uma enfermeira sabendo de tudo, pediatras incentivavam seguir sua intuição, pois bebê feliz é bebê que possui mãe feliz. Rompem-se paradigmas antigos, devolvendo autonomia à mulher em relação aos cuidados no entanto, obrigam-na a ser uma mãe feliz.
  • Na Atualidade

    Na Atualidade
    O sofrimento do bebê está associado à falta de prazer de sua mãe na díade mãe-bebê. Assim, bebê saudável é aquele que possui uma mãe feliz em cuidar dele. Inclusive, muitos dos problemas de saúde na 1ª infância são relacionados a possíveis problemas emocionais da mãe que pode refletir no filho. Muitas vezes, a mãe é responsabilizada e sua realidade jamais considerada (como vive, tem rede de apoio, filho planejado, dificuldades financeiras)
    http://globoplay.globo.com/v/4116573/