-
Period: 19 to 19
As principais características da quinta geração:
O primeiro supercomputador, de fato, surgiu no final de 1975. As aplicações para eles são muito especiais e incluem laboratórios e centro de pesquisa aeroespacial como a NASA, empresas de altíssima tecnologia, produção de efeitos e imagens computadorizadas de alta qualidade, entre outros. Eles são os mais poderosos, mais rápidos e de maior custo. -
Primeira calculadora
muitos pesquisadores acreditam que a invenção da primeira calculadora marcou o início da história da informática. Criada pelo filósofo e matemático francês Blaise Pascal, ela fazia contas de adição, subtração, multiplicação e divisão. Sua estrutura possuía rodas com dez “dentinhos”, e cada “dentinho” representava um algarismo de 0 a 9. Quando a primeira roda ganhava um algarismo, o valor era atualizado nas outras. -
Primeira Geração
A primeira geração dos computadores é marcada pela utilização de válvulas. A válvula é um tubo de vidro, similar a uma lâmpada fechada sem ar em seu interior, ou seja, um ambiente fechado a vácuo, e contendo eletrodos, cuja finalidade é controlar o fluxo de elétrons. As válvulas aqueciam bastante e costumavam queimar com facilidade. -
Primeiro computador eletrônico
O Eniac (Electrical Numerical Integrator and Computer), considerado o primeiro computador eletrônico e digital do mundo, foi criado, em 1946, pelos norte-americanos John Eckert e John Mauchly. Ele pesava 30 mil toneladas e ocupava uma área de 180 metros quadrados. A função dele seria criar táticas de combate durante a Segunda Guerra Mundial, mas o aparelho acabou ficando pronto apenas depois do fim do conflito. -
Criação do primeiro jogo de videogame
O primeiro videogame, criado pelo físico norte-americano William Higinbotham, era um jogo de tênis simples. Mais tarde, a Atari se baseou na invenção para criar o Pong, videogame que fez muito sucesso na década de 1970. -
Period: to
Computadores de segunda geração:
A válvula foi substituída pelo transistor. Seu tamanho era 100 vezes menor que o da válvula, não precisava de tempo para aquecimento, consumia menos energia, era mais rápido e confiável. Os computadores desta geração já calculavam em microssegundos (milionésimos) e eram programados em linguagem montadora. -
Spacewar!
Um grupo de estudantes do MIT (Instituto Tecnológico de Massachusetts) desenvolveram, ao longo de 1961, um jogo de espaçonaves para dois jogadores, em que cada um controlava uma nave e tinha a missão de destruir a do oponente. -
Invenção do mouse
Antes do mouse, os computadores não permitiam muita interação com os usuários. Por isso, quando esse aparelho foi criado – em 1963, pelo pesquisador norte-americano Douglas Engelbart – fez muito sucesso. Ele era parecido com uma caixinha de madeira com rodas e um botão vermelho e era bem maior do que os mouses de hoje. -
Period: to
Computadores de terceira geração:
Os transistores foram substituídos pela tecnologia de circuitos integrados (associação de transistores em pequena placa de silício). Além deles, outros componentes eletrônicos foram miniaturizados e montados num único CHIP, que já calculavam e -
Ping-Pong
Para muitos, Ralph Baer é o pai do videogame. O engenheiro alemão teve a ideia de produzir jogos eletrônicos que pudessem ser jogados em telas de TV, e criou inúmeros protótipos disto. -
Pong
Lembra da criação de Baer, em 1967? A Atari criou uma versão nova do jogo e a distribuiu na forma de máquina arcade, com enorme sucesso comercial. Pong é um game fundamental, pois sedimentou as bases da empresa que dominaria o mercado de games durante toda a década. Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone -
Lunar Lander (ou LEM, Apollo e Rocket)
Neste jogo, o conceito é assumir o controle dos módulos lunares das missões Apollo. A Apollo 11 pousou com sucesso na Lua em 1969, e Neil Armstrong deu os primeiros passos no satélite terrestre.unar Lander rodava apenas por texto, ou seja, o método de controle era alimentar o computador com dados para controlar o pouso da nave. Ainda assim, o jogo é importante na história dos games, já que foi o primeiro a embarcar em um tema da moda e tentar simular a aventura real. -
Star Trek
Em 1971, uma série de jogos surgiu, três deles com temática espacial: Star Trek, Computer Space e Galaxy Game, além de outros títulos, como Empire, The Oregon Trail e Baseball. Star Trek é o mais importante deles, pois deu início a um modelo de negócio que persiste na indústria dos jogos até hoje – a criação de jogos a partir de personagens de quadrinhos, filmes e séries de TV. -
Computer Space
É considerado o primeiro jogo arcade que usava fichas para liberar a jogatina. Computer Space é a versão amadurecida de Spacewar!, em que o jogador precisa combater discos voadores e fugir dos ataques adversários. É preciso caprichar na mira e na agilidade, pois Computer Space tem a fama de ser um jogo muito difícil. -
Magnavox Odyssey
o primeiro console doméstico da história chegou ao mercado com 27 de seus 28 jogos disponíveis naquele ano. A biblioteca de games do Odyssey basicamente se dividia em jogos esportivos e outros títulos que buscavam levar jogos de tabuleiro para a telinha. -
Gotcha!
Mais um dos primeiros arcades da Atari, Gotcha consistia no labirinto em que o objetivo era encontrar o adversário. Gotcha é relevante porque foi o primeiro jogo de labirinto da história e, de certa forma, trata-se de um jogo de estratégia multiplayer em tempo real. Porém, a grande fama do game está em ter aberto as grandes polêmicas em tornos do entretenimento eletrônico. -
Space Race
Este jogo, em formato arcade, foi o segundo da história da Atari. A premissa era simples: dois jogadores competiam numa disputa para levar a nave da parte de baixo da tela até o topo, com desvios dos inimigos e obstáculos pelo caminho. -
Tank
outro sucesso arcade da Atari, Tank foi o primeiro jogo de estratégia militar. Criado para dois jogadores, o game apresentava dois tanques na tela. Cada jogador precisava conduzir o blindado por um labirinto, evitar minas e atirar no veículo do adversário. Ganhava quem destruísse o tanque inimigo primeiro. Pisar nas minas significava perder pontos, assim como levar tiros. Qual videogame escolher? Confira no Fórum do TechTudo. -
Period: to 19
Aparecimento dos aplicativos de quarta geração:
Em 1975/77, ocorreram avanços significativos, surgindo os microprocessadores, os microcomputadores e os supercomputadores. Em 1977 houve uma explosão no mercado de microcomputadores, sendo fabricados em escala comercial e a partir daí a evolução foi sendo cada vez maior, até chegar aos micros atuais. -
Primeiro computador totalmente portátil
O primeiro notebook foi criado em 1981, por Adam Osborne, engenheiro e projetista tailandês. O aparelho pesava cerca de 10 kg (um notebook atual pesa em torno de 1,5 kg) e recebeu o nome de Osborne 1. -
Criação da Rede Mundial de Computadores (WWW), que origina a internet
O engenheiro e cientista da computação Tim Berners-Lee, nascido na Inglaterra, criou a World Wide Web (na sigla, WWW), conhecida em português como Rede Mundial de Computadores. A rede é o sistema que permite que qualquer computador com internet, de todo o planeta, tenha acesso livre ao mundo virtual. Ela é uma coleção de páginas da web que você encontra no computador, smartphone ou tablet quando usa o navegador (Google Chrome, Internet Explorer e outros).