-
WIMP-Windows-icon-menu-Pointer
-
o primeiro vídeo game, Spacewar
-
Video game doméstico Magnavox e foi chamado de Odyssey
-
Em 1970 Bézier desenvolve novas formas de representação de superfícies 3D generalizadas.
-
as mesas digitalizadoras, telas sensíveis ao toque (touch-screens)
-
Em 1972 é fundada a Atari, empresa voltada para a produção de jogos
-
Em 1973 é criada a tecnologia Ethernet
-
Em 1973 é realizada a primeira conferência SIGGRAPH
-
1974, foi criado o programa Super Paint
-
Em 1974 a estação de trabalho ALTOS
-
Em 1975 é escrito o primeiro interpretador da linguagem Basic, por Bill Gates e Paul Allen, que fundaram a Microsoft no mesmo ano
-
Em 1 de abril de 1976 nasce a Apple Computer.
-
Em 1976 é produzido o Cray I
-
No inicio dos anos 70 começam a aparecer as primeiras bibliotecas gráficas, sendo o CORE aprovado como norma americana ANSI em 1977.
-
o Apple II em 1977
-
Em 1979 é fundada a Associação Européia de Computação Gráfica
-
o Apple III em 1980
-
Década de 80, conhecida como a era do computador pessoal
-
Em 1982 James Clark cria a SGI (Silicon Graphic Incorporated), empresa especializada em equipamentos para computação gráfica
-
Entre 1983 e 1984, com a criação do Macintosh, acontece a introdução da GUI (Graphic User Interface)
-
Em 1984 é desenvolvido um método de síntese de imagem baseado em teorias de transporte de calor, o qual foi chamado de radiosidade.
-
Em 1986, Kajiya publicou um artigo cientifico que descrevia a equação matemática que governa os fenômenos de transporte da luz (rendering equation).
-
Em maio de 1990, a Microsoft lançou o Windows 3.0.
-
NewTek, companhia fundada em 1985, NewTek, lançou o Toaster Video em outubro de 1990
-
Também em 1990, AutoDesk lançou seu primeiro produto de animação 3D.
-
Em 1991, Disney e Pixar anunciaram um acordo para criar o primeiro filme longa metragem feito por animação de computador, chamado "Toy Story".
-
Enquanto em 1990 apenas dois dos dez maiores países usavam o Windows, isso aumentou para nove de dez em 1991
-
"Terminator 2" (T2) foi lançado em 1991 e colocou um novo padrão de efeitos especiais em CG. O robô T-1000 em T2 foi alternado entre o ator Robert Patrick e a versão 3D animada de Patrick
-
Em 1993, Wavefront adquiriu imagem digital de Thomson (TDI) que aumentou a parcela de mercado do Wavefront no topo do mercado de computação gráfica
-
Logo em 1993, as forças da IBM, James Cameron (escritor/diretor/produtor), Stan Winston (perito em efeitos especiais) e de Scott Ross (efeitos visuais da ILM) foram unidas para criar novos efeitos visuais e estúdios de produção digital chamado Domínio Dig
-
Nos anos 90 Steven Spielberg estava trabalhando numa versão em filme de um dos últimos best sellers de Micheal Crichton, “Jurassic Park”.
-
O verão de 1994 caracterizou os blockbusters full da computação gráfica.
-
Em fevereiro de 1994, a Microsoft comprou a Softimage por 130 milhões de dólares.
-
Em 1995 foi lançado o ta esperado longa metragem “Toy Story”.
-
Em maio de 1996 foi lançado o jogo “Quake” com gráficos em 3D
-
A Nintendo anunciou em união com Silicon Graphics, oconsole foi liberado em 1996 com o nome de Nintendo 64 a um preço de $250.
-
Em 1997 foi outro ano importante para o CG nos filmes com o lançamento da seqüência de Jurassic Park, “The Lost World” onde as animações eram bem melhores que o predecessor.
-
A Microsoft vendeu Softimage para a Avid em Junho de 1998.
-
Em 1998 foi lançado o filme “Godzilla”.
-
A indústria dos jogos para PC continuou a evoluir e em 1998 foi outro ano bom com o lançamento da Voodoo 2 accelerator e a primeira rival, a nVidia TNT.
-
Em 1999 foi lançado “Matrix” e em dezembro “Toy Story 2”.
-
O ano de 2000 realmente foi “o ano da nVidia.
-
2001 é a continuação da dominação da nVidia em computação gráfica.
-
Nintendo lança o “Gamecube” em setembro de 2001 no Japão.
-
O filme do ano foi “Lord of the Rings” com efeitos fantásticos. Lançado em janeiro de 2002.
-
Em 2002, nVidia lança uma nova geração de chips. O nv25 (GeForce 4 Ti).
-
No inicio de 2003 foi lançado “Lord of the Rings II” com artes ainda não utilizadas.