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História Da Nintendo Company, Limited - José, Bruno e Otto

  • Fundação:

    Fundação:
    A empresa Nintendo foi fundada em 1889 na cidade de Quioto, Japão.
    Fusajiro Yamauchi fundou a empresa com o nome Nintendo Koppai para produzir Hanafuda, um tipo de jogo de cartas que acabou ficando popular no Japão.
  • Fusajiro se aposenta:

    No ano de 1929, Fusajiro decidiu se aposentar e transferiu o controle da empresa para Sekiryo Kaneda, esposo de sua única filha, Tei Yamauchi. Após o casamento, Sekiryo passou a ser chamado de Sekiryo Yamauchi.
  • Mudança:

    Em 1933, Sekiryo fez uma reestruturação, e a empresa acabou se mudando para um prédio maior, construído ao lado do primeiro. A mudança também atingiu o nome da companhia, que passou a se chamar Yamauchi Nintendo & Co.
  • Nintendo e seu ritmo de crescimento:

    A Nintendo seguiu seu ritmo de crescimento, até que, em 1947, Sekiryo Yamauchi criou a firma Marufuk Co. Ltd. para aumentar a circulação das novas cartas da empresa, especialmente as do tipo ocidental.
  • Novo comandante:

    Em 1949, Sekiryo Yamauchi sofreu um derrame cerebral e, em seu leito, chamou seu neto Hiroshi Yamauchi, de apenas 21 anos, para convidá-lo a assumir o comando da Nintendo.
  • Estilo agressivo com os negócios:

    Hiroshi Yamauchi aceitou o desafio e, imediatamente, demonstrou ter um estilo agressivo nos negócios, tanto que chegou a investir em empreendimentos nada relacionados ao mercado explorado pela Nintendo, como uma frota de táxis e uma rede de hotéis. Mas, isso não quer dizer que Hiroshi deu menos atenção à empresa que herdou, pelo contrário. Em 1951, alterou o nome da companhia para Nintendo Karuta e, no ano seguinte, mudou a sua sede para um lugar maior.
  • As decisões não param:

    As decisões de Hiroshi Yamauchi não pararam por aí. Uma delas significou muito à Nintendo, quando o executivo fechou uma parceria com a Disney para comercializar cartas com desenhos de personagens desta última.
  • Nintendo Company:

    Nintendo Company:
    Em 1963, a empresa passou a se chamar Nintendo Company
  • Entrando no ramo dos jogos:

    O estilo empreendedor de Hiroshi fez com que a Nintendo, em 1969, entrasse para o ramo dos jogos (isto é, passasse a se dedicar não apenas às cartas). Foi neste período que a empresa expandiu seus segmentos de atuação e foi também nesta época que Hiroshi conheceu Gunpei Yokoi, um gênio que passou a criar brinquedos que fizeram muito sucesso, entre eles, um braço mecânico chamado Ultra Hand e a linha Kousenjuu, composta por "armas de luz".
  • Nova parceira:

    Nova parceira:
    Na década de 1970, jogos eletrônicos como Space Invaders e Pong estavam fazendo sucesso. De olho neste mercado, a Nintendo fechou uma parceria com a empresa Magnavox para comercializar uma versão do console Odyssey, mas este dispositivo não vendeu tanto quanto o esperado.
  • O conselho de Masayuki Uemura:

    Seguindo o conselho de Masayuki Uemura, outra gênio da Nintendo, Hiroshi Yamauchi decidiu investir no desenvolvimento de consoles mais atraentes e, por meio de uma parceria com a Mitsubishi, lançou o Color-TV Game, uma série de adaptações do jogo Pong. Isso aconteceu em 1977.
  • Sobre Color TV-Game:

    Este aparelho surgiu em 1977, e sua primeira versão continha variações de um jogo no estilo de Pong (o Pong simulava um jogo de tênis de mesa). O jogador utilizava um controle cujos principais botões eram giratórios. O Color TV-Game teve outras versões. Uma delas, denominada Color TV-Game Block Kuzushi, contou com a participação de Shigeru Miyamoto.
  • Sobre Game & Watch:

    Sobre Game & Watch:
    Este é um console portátil, que teve aproximadamente 60 versões. Isso porque cada versão continha um jogo diferente e todos eram relacionados em categorias como Silver, Gold, Wide Screen e Multi Screen. Estas categorias eram baseadas no aspecto físico de cada Game & Watch. Por exemplo, a categoria Multi Screen (múltiplas telas) era composta por consoles com duas telas.
    Primeiro foi lançado em 1979 e o último em 1998.
  • Nintendo finca sua bandeira no mundo dos games:

    Mas, foi em 1980 que a Nintendo fincou, definitivamente, sua bandeira no mundo dos games. Além de ter sido o ano em que a empresa chegou aos Estados Unidos, foi o ano em que Gunpei Yokoi lançou o Game & Watch, um console portátil de um único jogo cuja tela contém impressa o cenário do game. Lançado em várias versões, o Game & Watch foi um sucesso, fazendo com que o seu criador recebesse o merecido reconhecimento. Mas, engana-se quem pensa que as obras de Gunpei terminaram por aí...
  • Sobre NES (Nintendo Entertainment System):

    Sobre NES (Nintendo Entertainment System):
    O NES, no Brasil é chamado Nintendinho e no Japão Famicon foi lançado em 1983. Foi o primeiro dispositivo a aceitar cartuchos de variados jogos. Certamente, representa um marco para a história da Nintendo, pois foi este videogame que deu "vida" a franquias como Metroid e Zelda. Também foi para este console que surgiu o inesquecível Super Mario Bros. O NES fez muito sucesso: somente parou de ser fabricado em 1996 e, durante este tempo, vendeu mais de 60 milhões de unidades.
  • Sobre Game Boy:

    Sobre Game Boy:
    Idealizado por Gunpei Yokoi, o Game Boy é outra grande inovação da Nintendo. Lançado em 1989, esse console portátil tem tela LCD monocromática e processador de 8 bits. Assim como o NES, aceita jogos variados por cartuchos. O Game Boy também permite disputar partidas com até quatro jogadores por meio de um cabo especial. Seu jogo de maior sucesso foi o clássico Tetris. O Game Boy foi comercializado ainda em outtras versões, mostradas adiante.
  • Sobre SNES (Super Nintendo Entertainment System):

    Sobre SNES (Super Nintendo Entertainment System):
    O SNES (Super Famicom no Japão) é o sucessor do NES e também fez grande sucesso. Equipado com processador de 16 bits, foi lançado em 1990 e disputou ferozmente o mercado de games com o rival Sega Mega Drive. Também contou com jogos marcantes, como Super Mario World e a série Donkey Kong Country (que continha uma excelente estrutura gráfica). O SNES vendeu pouco mais de 57 milhões de unidades e recebeu lançamentos regulares de jogos até 1997.
  • Sobre Virtual Boy:

    Sobre Virtual Boy:
    Virtual Boy, o maior fracasso da empresa. O console foi apresentado em 1994 e tinha como novidade a capacidade de representar imagens em 3D, ainda que monocromáticas. Em vez de projetar as imagens em uma tela de TV, o Virtual Boy o fazia em um dispositivo que lembrava vagamente óculos. Por causa disso, a Nintendo o incluiu em sua linha de portáteis. Mas, o console tinha vários problemas um exemplo: causava dor de cabeça.
  • Sobre Nintendo 64

    Sobre Nintendo 64
    Lançado em 1996, O número em seu nome faz alusão ao fato de este console ser de 64 bits. Seus principais diferenciais são: processamento gráfico 3D, capacidade de conexão de até quatro joysticks, botão analógico neste último, além de um botão posicionado como gatilho na base inferior do controle. O Nintendo 64 também deu vida a jogos marcantes, como The Legend of Zelda: Ocarina of Time, GoldenEye 007 e, claro, Super Mario 64.
  • Sobre Nintendo 64

    Sobre Nintendo 64
    O Nintendo 64 não vendeu tanto quanto o NES e o SNES, mas não foi um fracasso, principalmente por ter tido menos jogos. Na época de seu lançamento, as rivais Sega e Sony já trabalhavam com consoles que rodavam jogos por meio de CDs, todavia, a Nintendo preferiu continuar com cartuchos. Como os CDs são mais baratos e de fabricação mais simples, muitos desenvolvedores de games deram prioridade aos videogames da concorrência. O Nintendo 64 vendeu cerca de 30 milhões de unidades no mundo.
  • Sobre Game Boy Pocket:

    Sobre Game Boy Pocket:
    A Nintendo lançou em 1996 uma versão melhorada do Game Boy Classic. O Game Boy Pocket é mais fino que o primeiro, consome menos energia (exigindo apenas duas pilhas AAA contra 4 pilhas AA de seu antecessor) e tem uma tela mais nítida.
  • Falecimento de Gunpei:

    Depois de ter saído da Nintendo (supostamente por causa do Virtual Boy), Gunpei trabalhou em um portátil chamado Wonder Swan, lançado exclusivamente no Japão pela Bandai. Enquanto ainda trabalhava neste projeto, Gunpei Yokoi, infelizmente, sofreu um grave acidente de carro (em 1997) e faleceu duas horas depois de ter dado entrada no hospital.
  • A chegada de Shigeru Miyamoto:

    A chegada de Shigeru Miyamoto:
    O ano de 1977 também marcou a chegada de um dos mais importantes nomes da Nintendo: Shigeru Miyamoto. Contratado pela empresa após se formar em Design Industrial, Miyamoto teve como principal função, no início, ajudar no desenho do exterior de arcades (máquinas de jogos conhecidas no Brasil como fliperamas).
  • Sobre Game Boy Light:

    Sobre Game Boy Light:
    Em 1997, a Nintendo lançou o Game Boy Light, portátil que possui características semelhantes às da versão Pocket, com o diferencial de ter uma tela com iluminação própria. O Game Boy Light foi vendido somente no Japão.
  • Sobre Game Boy Color:

    Sobre Game Boy Color:
    O Game Boy Color (GBC) foi lançado em 1998 e, como o próprio nome indica, sua principal característica é rodar jogos em cores. Além disso, o GBC também conta com hardware mais poderoso e áudio melhor quando comparado aos seus antecessores. O GBC também é compatível com os jogos do Game Boy Classic, mas com o diferencial de colocar cores neles. O console teve cerca de 230 jogos exclusivos e vendeu mais de 50 milhões de unidades.
  • Sobre GameCube:

    Sobre GameCube:
    Em 2001, chegou ao mercado o GameCube. Em formato de cubo, este foi o primeiro console da Nintendo a trabalhar com mídia óptica - utiliza um tipo de mini-DVD baseado em uma tecnologia da Matsushita (Panasonic). Outra característica importante deste console é a sua capacidade gráfica, muito superior ao do Nintendo 64. Seu joystick também conta com inovações: tem desenho feito para se adaptar facilmente às mãos e conta com um recurso vibratório, deixando os jogos mais interessantes.
  • Sobre GameCube com controle especial:

    A Nintendo também lançou uma versão especial do controle que funciona por conexão wireless, isto é, sem fio. Apesar de ser um bom console, o GameCube não conseguiu desbancar seu principal concorrente, o PlayStation 2, da Sony. O dispositivo deixou de ser fabricado no início de 2007 e vendeu pouco mais de 21 milhões de unidades.
  • Sobre Game Boy Advance:

    Sobre Game Boy Advance:
    O Game Boy Advance (GBA) chegou ao mercado em 2001 e é a evolução da linha Game Boy. Este portátil oferece várias novidades em relação às versões anteriores: formato físico mais moderno, tela maior, capacidade de exibir mais de 32 mil cores, processador de 32 bits, áudio melhorado e cartuchos menores. o GBA foi um verdadeiro sucesso: vendeu mais de 75 milhões de unidades.
  • Mais um se aposenta:

    O trabalho de Hiroshi Yamauchi foi tão bem conduzido que ele deixou a Nintendo somente em 2002, quando decidiu se aposentar.
  • Sobre Game Boy Advance SP:

    Sobre Game Boy Advance SP:
    Esta é uma versão melhorada do GBA e chegou ao mercado em 2003. O principal diferencial do GBA SP está em seu formato físico: o aparelho é dobrável, no mesmo estilo de um laptop, característica que facilita seu transporte e ajuda a proteger a tela. Falando na tela, esta também recebeu melhorias no que se refere à iluminação. Outra novidade interessante do GBA SP é o fato de o portátil utilizar uma bateria recarregável em vez de pilhas.
  • Sobre Game Boy Advance SP e seu ponto negativo:

    O GBA SP também teve um ponto negativo: por limitações técnicas, a Nintendo eliminou a entrada de fones de ouvido, o que irritou muitos usuários, apesar de a empresa ter lançado um adaptador que permite o uso deste acessório. Mesmo assim, o GBA SP vendeu bem: foram quase 40 milhões de unidades no mundo inteiro.
  • Sobre Nintendo DS:

    Sobre Nintendo DS:
    O Nintendo DS (NDS) é considerado por muitos um dos melhores produtos da Nintendo. Lançado em 2004, o NDS (o DS vem de Dual Screen ou de Developers' System) é caracterizado por ter duas telas - sendo a inferior sensível ao toque (o portátil é acompanhado de uma caneta Stylus para uso nesta tela) -, é dobrável (assim como o GBA SP), possui microfone, é alimentado por bateria recarregável e tem capacidade gráfica similar ao Nintendo 64.
  • Sobre Nintendo DS:

    Sobre Nintendo DS:
    O Nintendo DS também se destaca por ter conexão Wi-Fi, possibilitando disputas em rede. Esta característica também permite navegar na internet pelo console, tanto que a Opera Software lançou uma versão de seu navegador para o Nintendo DS. Outra característica importante a ser citada do NDS é a sua capacidade de executar jogos do GBA. Para isso, basta utilizar a entrada disponível na parte frontal do portátil. O Nintendo DS vendeu mais de 50 milhões de unidades.
  • Sobre Game Boy micro:

    Sobre Game Boy micro:
    O Game Boy micro foi lançado em 2005 e é a segunda versão melhorada do GBA. Suas principais características são: tamanho reduzido, leveza, tela melhorada, frente trocável (isto é, que aceita várias capas) e suporte nativo a fones de ouvido (recurso inexistente no GBA SP). Ao contrário dos outros GBAs, o micro não é compatível com cartuchos para o Game Boy Classic e para o Game Boy Color devido ao seu tamanho reduzido. O Game Boy micro vendeu cerca de 2,5 milhões de unidades.
  • Sobre Nintendo DS Lite:

    Sobre Nintendo DS Lite:
    Para dar sequência ao sucesso do Nintendo DS, a Nintendo resolveu lançar uma nova versão do portátil em 2006: o Nintendo DS Lite. Em relação à versão anterior, que ficou conhecida como Nintendo DS Classic, o NDS Lite tem tela mais nítida (jogar o NDS Classic em ambientes muito iluminados é um pouco ruim), tamanho reduzido (mas as telas continuam do mesmo tamanho) e formato físico "clean", sendo também um sucesso de vendas.
  • Sobre Wiimote do Nintendo Wii:

    Sobre Wiimote do Nintendo Wii:
    O Wiimote é capaz de vibrar, conta uma saída de áudio (gerando o som de um choque de espadas, por exemplo) e pode receber acessórios extras.
  • Sobre Nintendo Wii:

    Sobre Nintendo Wii:
    O Nintendo Wii representa um marco para a Nintendo. Lançado no final de 2006, consegue rodar jogos do seu antecessor GameCube. O que faz deste videogame tão marcante é seu joystick revolucionário: o Wii Remote (também conhecido como Wiimote). Em formato de controle remoto, este joystick não tem fio e sua jogabilidade está nos movimentos do usuário, isto é, o jogador precisa mexer o braço para jogar, simulando os gestos de uma luta de espadas ou de uma disputa de tênis, por exemplo.
  • Sobre Nintendo Wii:

    O Wii roda jogos por meio de um tipo de DVD, mas também é capaz de executar games dos seus antecessores a partir de um serviço on-line onde o jogador pode baixá-los. O videogame conta com 512 MB de memória interna, sendo que esta capacidade pode ser expandida por meio de cartões SD. Por levar a sério o fator diversão, o Nintendo Wii foi muito bem recebido, até mesmo por pessoas não habituadas aos jogos eletrônicos, motivo pelo qual tem um histórico de vendas bom, como do NES e SNES.
  • Sobre Nintendo DSi:

    Sobre Nintendo DSi:
    Anunciado em outubro de 2008, este console é tido como uma evolução do Nintendo DS. Possui várias novidades em relação ao modelo anterior, o Nintendo DS Lite: "stylus" (caneta) mais longa, telas 17% maior, duas câmeras (sendo uma com 3 megapixels na parte de trás da tela superior e outra na dobradiça do console com 0,3 megapixel), saídas de som mais potentes e entrada para cartão de memória SD. O Nintendo DSi não possui slot para cartuchos de jogos do GBA.
  • Sobre Nintendo 3DS:

    O dispositivo também possui entrada para cartões SD, acelerômetro, microfone, entre outros. No início, o Nintendo 3DS não foi bem recebido. Poucos meses depois do lançamento, a Nintendo se viu obrigada a diminuir o seu preço para aumentar as vendas do console.
  • Sobre Nintendo 3DS:

    Sobre Nintendo 3DS:
    Lançado em 2011, o Nintendo 3DS, possui formato dobrável e duas tela, é capaz de exibir imagens 3D sem a necessidade de óculos especiais. O portátil também chama a atenção por seus recursos adicionais. Para começar, conta com 3 câmeras digitais, sendo que uma fica na parte da frente e serve para que o usuário possa capturar sua própria imagem. As outras duas ficam na parte traseira do console, lado a lado, e têm a função de permitir a geração de imagens 3D.
  • Sobre Nintendo 3DS XL:

    Sobre Nintendo 3DS XL:
    Em junho de 2012, em vez de seguir com a "tradição" de lançar versões reduzidas de seus consoles, a Nintendo fez o contrário: anunciou um modelo maior do portátil sob o nome de 3DS XL (3DS LL no Japão). O hardware é praticamente o mesmo, com exceção para a bateria, que passou a ter cerca de 6 horas de autonomia (contra 3 horas do 3DS "normal"), e das telas, que ficaram ligeiramente maiores.
  • Sobre Nintendo Wii U:

    Sobre Nintendo Wii U:
    Em novembro de 2012 foi lançado oficialmente o sucessor do Wii: o Nintendo Wii U. O modelo é dividido em duas versões: Basic, com 8 GB de capacidade de armazenamento, e Premium, com 32 GB. Seu hardware é, segundo a Nintendo, cerca de 20 vezes mais poderoso que o Wii, contando com características como 2 GB de memória RAM e GPU AMD Radeon capaz de gerar imagens em alta definição (1080p). A mídia dos jogos, por sua vez, é um disco proprietário com capacidade de 25 GB, similar ao Blu-ray.
  • Sobre Nintendo Wii U GamePad:

    Sobre Nintendo  Wii U GamePad:
    Assim como acontece com o seu antecessor, o item que mais chama a atenção no Wii U é o seu joystick. Denominado Wii U GamePad, o dispositivo conta com uma tela sensível ao toque de 6,2 polegadas, câmera frontal, saídas de áudio, microfone, conectividade NFC e outros recursos. Estas características o fazem ser bastante parecido com um videogame portátil.
  • Sobre Nintendo Wii U Pro Controller:

    Sobre Nintendo Wii U Pro Controller:
    O console também conta com um joystick "tradicional" chamado Wii U Pro Controller, é compatível com jogos e acessórios do Nintendo Wii (pelo menos a maioria deles) e pode acessar a internet para obtenção de games e outros conteúdos para entretenimento.
  • Sobre o que contém o Nintendo Switch :

    Sobre o que contém o Nintendo Switch :
    Foi lançado oficialmente em 3 de Março de 2017, foi o último console neste momento a entrar no mercado como produto da Nintendo. O que podemos falar sobre ele é que contém dois Joy- Con (L e R), o console, o "console" portátil e um Joy-Con Grip (onde conectam os Joy-Cons L e R) virando uma espécie de controle.
  • Sobre Nintendo Switch:

    Sobre Nintendo Switch:
    Nintendo Switch apresenta um novo sistema híbrido que conjuga console tradicional com portátil. O objetivo é que você possa jogar o mesmo título quando e como quiser.
    O Switch funciona como um console tradicional como todos conhecemos, colocando-o numa base que conecta o console à TV. Mas a novidade está em poder destacar dessa base e imediatamente o console muda para o modo portátil.
  • Nossas Fontes:

    en.wikipedia.org/wiki/History_of_Nintendo
    es.wikipedia.org/wiki/Nintendo
    www.nintendo.com/corp/history.jsp
    en.wikipedia.org/wiki/Gunpei_Yokoi
    www.n-sider.com/articleview.php?articleid=270
    www.nintendopedia.org/
    www.forbes.com/
    www.nintendoland.com/home2.htm?profiles/h_yamahi.htm
    www.miyamotoshrine.com/
    E o mais importante:
    https://www.infowester.com/nintendo.php
    Fizemos essa pesquisa no dia 4 de março de 2018