Vygotsky´s life

  • Nascimento

    Nascimento
    Nasceu em Orsha, Rússia. Era o 2º filho de oito irmãos. Tinham tradição judaica
  • Formação

    Formação
    Formou-se em Direito, mas fez Medicina antes disso. E em seguida graduou-se em História e Filosofia.
  • Influência da irmã - Zinaida

    Influência da irmã - Zinaida
    Dividiu o quarto com a sua irmã na universidade, com ela, ficava atualizado nas áreas de linguística e filosofia. Compartilharam o interesse por Spinoza.
  • Lapso temporal

    Há imprecisões sobre as informações de Vygotsky no período de 1917 a 1924.
  • Casou-se com Rosa Smekhova, e partiu para Moscou.

  • Defectologia

    Defectologia
    Ciência que estudava as crianças com "defeitos" mentais e físicos. Sugere a integração dessas crianças na sociedade, inclusive na escola. Ao participar da vida social as crianças iriam "superar" suas deficiências, através da mudança dos instrumentos. Aqui propôs os conceitos de funções inferiores e superiores, primitivismo e de instrumentos. O desenvolvimento das funções psicológicas superiores só era possível a partir do desenvolvimento cultural da criança
  • Psicologia da Arte - conclusão de sua tese

    Psicologia da Arte - conclusão de sua tese
    Foi nesse período que ele ingressou na Psicologia gradualmente. No entanto, desde 1916 que ele realiza resenha sobre livros da literatura da época. Em PA alguns de seus conceitos já apareciam, como a unidade dialética de opostos, a partir de Hamlet. Seu foco era o receptor da arte, e disso passou a considerar a proposição de leis da psicologia geral. Presença da abordagem hegeliana dialética.
  • Psicologia Pedagógica - contribuições

    Psicologia Pedagógica - contribuições
    Livro com contribuições para a profissão de professor. Embora seja um manual, já reconhecia que a Psicologia estava em crise e alguns temas relevantes para a sua teoria já estavam sendo desenvolvidos. Para ele o comportamento humano poderia ser explicado a partir: a) reações inatas; b) reflexos condicionados; c) experiência histórica; d) experiência social; e) experiência duplicada, ou seja é possível planejar conscientemente e prever o resultado da ação. (abordagem reflexológica)
  • Psicologia Pedagógica - Educação

    Psicologia Pedagógica - Educação
    Enfatizou que os alunos pudessem aprender a partir de suas próprias atividades, e não um papel passivo. O papel dos pais e professores é o de formar e organizar parte do ambiente das crianças e o desenvolvimento mental aconteceria. Educação seria então a "influência e interferência planejadas, direcionadas, intencionadas e conscientes nos processos naturais de crescimento da criança (Vyg, 1926 p.67)
  • Psicologia Pedagógica - Plasticidade do Homem

    Psicologia Pedagógica - Plasticidade do Homem
    Foi o livro mais ideológico, pois fazia muitas referências as perspectivas da nova sociedade de classes e as possibilidades da reforma da natureza humana. a partir da transformação social, poderia haver uma transformação da humanidade.
  • Freudo-Marxismo

    Freudo-Marxismo
    Explosão da psicanálise na Rússia. Lúria se vincula a sociedade (1920), e em seguida é Vygotsky (1926). Concordando com Baktin (1927), diz que há uma incompatibilidade entre a psicanálise e o materialismo dialético, pois o que é usado para explicar o homem não eram as classes, nem o período histórico.
  • Psicologia Pedagógica - A Fala

    Psicologia Pedagógica - A Fala
    A função da linguagem oral é a) meio de coordenação social das ações de várias pessoas; b) um instrumento do pensamento. A fala se desenvolve em 3 estágios. 1- fala ligada a emoção e aos instintos ; 2- a relação da fala e ao significado que ela traz (cç chora mãe vem); 3- compartilhamento de todos os significados por todos os membros de uma comunidade de fala.