Brasil independente - ETAPA 1,2,3,4

  • Period: to

    Sociedade e cultura do 1º Reinado

    Em 1º na SOCIEDADE estava a elite nacional, que eram resumidamente pessoas de maior classe social. 2º -estava a classe média que eram por ex. agricultores, militares de baixa patente e profissionais liberais. 3º -estavam os trabalhadores livres, que eram estrangeiros e ex-escravizados. 4º -estavam os africanos escravizados.
    A CULTURA tinha bastante influência europeia, foram criados os cursos de direito, apenas homens e mulheres ricas recebiam uma educação domiciliar e havia a festa do entrudo.
  • Guerras de independência

    Guerras de independência
    Após a declaração da independência os brasileiros lutaram contra os português, pois eles e até alguns brasileiros do Norte e Nordeste não queria que fôssemos independentes de Portugal. O Brasil precisou pagar para mercenários estrangeiros para que lutassem conosco, já que só tínhamos o exército português, mas esse dinheiro foi emprestado da Inglaterra. Após essas guerras que só terminaram em 1823 tivemos o reconhecimento da independência.
    Imagem: AMÉRICO, Pedro. independência ou morte!
  • Confederação do Equador

    Confederação do Equador
    A nomeação de Francisco Barreto como presidente da província por D. Pedro desagradou o povo que queria Manuel Carvalho neste cargo. Assim as províncias de PE, RN, CE, AL e PB queriam fundar um novo país, a “Confederação do Equador”. No começo eles tiveram apoio de vários grupos sociais, mas D. Pedro enviou suas tropas que reprimiram o movimento. Todos os líderes foram presos, apenas Cipriano Barata e Frei Caneta foram condenados à morte. Imagem: LA GRECA, Murillo. Execução de Frei Caneca
  • Constituição de 1824

    Constituição de 1824
    Haviam 2 partidos: Português X Brasileiro. Mas após a NOITE DA AGONIA só o partido português poderia opinar. Haviam os poderes Legislativo, Judiciário e Executivo, mas foi criado o Moderador. Este, dava supremacia a D. Pedro que poderia vetar as decisões dos outros poderes, caso quisesse. Houve também o voto censitário onde mulheres e estragos não poderiam votar. O Brasil foi dividido em 18 províncias, com presidentes portugueses.
    Imagem: BRACET, Augusto. Os primeiros Hinos da Independência
  • Period: to

    Guerra da Cisplatina

    O atual Uruguai era disputada entre o Brasil e a atual Argentina. Porém em 1825 a Argentina tentou negociar com o Brasil a posse desse território, mas o Brasil não quiz cedê-lo o que deu início à Guerra da Cisplatina. Após 3 anos de conflito o Brasil aceitou a derrota e abriu mão do território, que foi considerado independente.
  • Crise e abdicação de D. Pedro I

    Crise e abdicação de D. Pedro I
    A crise externa estava cada vez maior por causa de empréstimos utilizados na Guerra Cisplatina, a impopularidade de D. Pedro estava maior por causa do apoio ao partido português, em Portugal eles exigiam a volta do imperador e a noite das garrafadas havia sido um protesto contra o imperador, ou seja nada estava favorável para que D. Pedro continuasse no poder. Isso resultou na abdicação do trono ao seu filho de apenas 5 anos de idade.
    Imagem: FIGUEIREDO, Aurélio de. Abdicação de Dom Pedro I
  • Period: to

    Rusga

    Dois grupos disputavam o poder da província do Mato Grosso, o Sociedade Zelosa Independente e o SF. Membros da SZI planejavam pegar o poder que estava nas mãos do SF e para tentar evitar conflitos armados o SF elegeu um membro da SZI. Mas isso não evitou o conflito, então no dia 30 pessoas saíram armadas as rua. O conflito tinha como causa a crise, e o atraso de salários, resultando na miséria popular. Após serem detidos, alguns membros foram, presos, mortos ou condenados a uma pena de trabalho.
  • Period: to

    Cabanagem

    Em 1835 os cabanos invadiram Belém, pois estavam insatisfeitos com a violência do presidente da província. Um de seus líderes era Félix Malcher, e quando fuzilaram o presidente, o colocaram no poder. Mas Félix traiu os cabanos jurando fidelidade ao governo regencial, fazendo com que os cabanos o tirassem do poder. Assim, Francisco Vinagre assumiu. Uma grande tropa militar foi enviada a Belém obrigando os cabanos a fugir, mas esses lutaram por 3 anos até serem definitivamente derrotados.
  • Period: to

    Revolução Farroupilha

    No RS, as pessoas estavam em crise e o governo brasileiro se recusava a aumentar a taxa do charque. Então o povo gostaria de se separar do Brasil, e foi o que aconteceu. Bento Gonçalves obrigou o presidente de Porto Alegre a fugir e conseguiu a independência da província e também de SC.Em 1840 o governo iniciou uma campanha militar para acabar com o movimento, mas apenas 5 anos depois que iniciaram os tratados de paz, onde o aumento da taxa e a incorporação no Exercito foram exigidos
  • Period: to

    Revolta dos Malês

    Africanos, afro-brasileiros muçulmanos, escravizados e libertos se revoltaram em Salvador contra a escravidão, a imposição do catolicismo e os maus tratos. Eles começaram a se reunir por terem mais liberdade e a mandar cartas para combinar a revolta. O governo regencial descobriu as cartas que foram traduzidas, e assim na noite do dia 24, membros da Guarda Nacional e do Exército reprimiram violentamente o movimento. Pessoas foram presas, torturadas e deportadas o que marcou a revolução.
  • Period: to

    Sabinada

    Os liberais da província se revoltaram por não achar que o governo fosse legitimo e queriam a independência até que D. Pedro II pudesse governar. O líder Francisco Sabino era médico e escrevia o jorna por onde divulgava suas ideias republicanas. Decretaram a independência, e exigiram uma constituição, até que o presidente da província enviou tropas que contiveram o movimento em Salvador. Houveram 1300 mortes, Francisco foi preso e recebeu pena de exílio da província.
  • Period: to

    Balaida

    Os liberais vendo a insatisfação do povo e a possibilidade de tirar os conservadores do poder, apoiaram os balaios em sua revolta. Mas a revolta estava aumentando, até que os balaios invadiram Caxias no Maranhão. Nesse ponto os liberais preocupados deixaram de apoia-los e se juntaram aos conservadores para impedi-los. Eles apelaram para o governo regencial que enviou tropas de 8 mil homens. Após 2 anos de lutas eles conseguiram acabar com a revolução resultando em mais de 12 mil mortes.
  • Golpe da Maioridade

    Golpe da Maioridade
    Os liberais queriam que D Pedro de Alcântara fosse coroado mesmo não tendo 18 anos. Então uma lei foi aprovada pelos deputados liberais, permitindo que D Pedro fosse coroado mesmo tendo apenas 14 anos, e foi a partir dai que o Segundo Reinado começou.
    IMAGEM: MOREAUX, François-René. O ato de coroação de D Pedro II
  • Parlamentarismo - IMAGEM: AGOSTINI Angelo. Carrossel partidário

    Parlamentarismo - IMAGEM: AGOSTINI Angelo. Carrossel partidário
    Haviam 2 partidos: o Liberal que se originou do Progressista e o Conservador do Regressista. Nas eleições para composição da Câmara dos Deputados os liberais venceram o que gerou polêmica. Então D Pedro II decidiu anular as eleições com seu poder moderador e nomeou um novo ministério só com membros conservadores, o que deixou os liberais revoltados.No Gabinete, o imperados nomeava o presidente, que nomeavam os membros do Conselho e só então haviam as eleições para decidir quem estaria na Câmara.
  • Period: to

    Revolução Praieira

    Ocorreu em Pernambuco. Liberais usaram o jornal porta-voz para divulgar suas ideias, este ficava na rua da praia por isso esse nome. Dentro dos liberais haviam 2 grupos: os mais concentrados que queriam total descentralização do poder e os moderados com uma posição mais próxima dos Conservadores. Após substituição do presidente por Vicente da Mota foi criado um documento com vários pedidos dos liberais que agora estavam no poder. Mas tropas do governo foram enviadas e contiveram o movimento.
  • Imigrantes no segundo reinado - As famílias iam para as fazendas de Paulistas combinando com seus senhores que eles pagariam toda a viagem e itens para uso domestico em troca da mão de obra. Mas ocorreu o contrário, quando chegavam no Brasil os

    Imigrantes no segundo reinado - As famílias iam para as fazendas de Paulistas combinando com seus senhores que eles pagariam toda a viagem e itens para uso domestico em troca da mão de obra. Mas ocorreu o contrário, quando chegavam no Brasil os
    proprietários de terras não assumiam o preço da viagem e os deixavam com uma divida muito maior, impossível de ser paga. Além disso pelos 3 primeiros anos ficavam presos nas fazendas sem obter um lucro significativo e eram maltratados como escravos. Então imigrantes pararam de vir pro Brasil que teve que a começar a realmente pagar todas as dividas da viagem se quisessem ter uma boa propaganda no exterior e atrair novos trabalhadores. IMAGEM: homens e mulheres na colheita do café em SP
  • Lei das Terras

    Ela determinava que a posse de terras no país só seria reconhecida a partir de um documento de compra assinado por um juiz. Para os imigrantes estabelecia que eles não poderiam comprar terras em seus primeiros 3 anos no país. O exigimento de um documento de compra gerou a criação de muitos documentos falsos assinados por juízes corruptos aos seus pares da elite brasileira.
  • Period: to

    Movimento Abolicionista -- A pressão inglesa também contribuiu para criação das novas leis.

    Eles eram clubes abolicionistas que promoviam manifestações contrárias a escravidão. Foram criadas algumas leis:
    Lei Eusébio de Queirós - proibia a entrada de novos escravizados no Brasil
    Lei do Ventre Livre - liberdade aos filhos de escravos nascidos a partir daquele período
    Lei dos Sexagenários - liberdade aos escravos maiores de 65 anos - poucos chegavam a essa idade e quando chegavam estavam debilitados, o que era melhor pra os proprietários de terras, pois não teriam que cuidar deles
  • Period: to

    Guerra do Paraguai -- Brasil e Paraguai disputavam pelo Rio da Prata > Brasil interferiu no governo do Uruguai defendendo os moradores brasileiros > Foi armado ao Uruguai por tal motivo > Uruguai não tinha muita estrutura então pediu ajuda ao Paraguai >

    Ele apreende uma embarcação brasileira e pede autorização à Argentina para navegar pelo Rio> pedido negado, Paraguai declara guerra contra Argentina > após mudança no governo uruguaio (brasileiro governava), Argentina pediu ajuda ao Uruguai e logo, ao Brasil.
    Por estarem no Paraguai e o exercito brasileiro era menor, ele estava em vantagem > com a mudança do militar chefe para o genro de D Pedro II, o único objetivo era prender o governante do Paraguai o que ocorreu e gerou a derrota do Paraguai
  • Lei Áurea

    Lei Áurea
    Com a pressão de vários grupo, para o fim da escravidão, os militares fizeram uma petição à princesa Isabel, onde pediam que eles não fossem mais obrigados a prender escravos. Ela foi obrigada a assinar o documento, que acabou definitivamente com a escravidão. Porém os escr4avizados não tiveram nenhuma melhoria de vida, pois na maioria das vezes, não tinham moradia, trabalho e nem apoio do governo, que não fez nenhuma ação para ajuda-los
  • Proclamação da República -- Espalharam-se boatos de que Visconde de Ouro Preto (ministro) queria

    Proclamação da República -- Espalharam-se boatos de que Visconde de Ouro Preto (ministro) queria
    prender alguns oficiais do exercito e diminuir a campanha de D Pedro II, então os militares planejaram um golpe que tirou o Visconde do governo. Eles fizeram uma lista com nomes para novos governantes e D Pedro escolheu o que era o principal inimigo do tenente do exercito fazendo com que os militares enviassem um ultimato a D Pedro para que ele e sua família saíssem do Brasil. Então com o tenente no governo foi proclamada a república.
    IMAGEM: CALIXTO, Benedito. Proclamação da República 1893