Brasil

Historia do Brasil

  • Period: Jun 1, 1534 to

    Capitanias Hereditàrias

    As Capitanias hereditárias foi um sistema de administração territorial criado pelo rei de Portugal, D. João III, em 1534. Este sistema consistia em dividir o território brasileiro em grandes faixas e entregar a administração para particulares (principalmente nobres com relações com a Coroa Portuguesa).
    O sistema de Capitanias Hereditárias vigorou até o ano de 1759, quando foi extinto pelo Marquês de Pombal
  • Period: to

    Bandeirantes Brasil Colonia

    Os bandeirantes foram os exploradores que, adentravam os sertões em busca de riquezas e escravos, na época do Brasil colônia. Vindos principalmente das vilas de São Paulo e São Vicente, os bandeirantes foram os primeiros desbravadores europeus no Brasil.
  • Period: to

    Ciclo do Ouro

    A História do Brasil, umas das coisas mais importantes foi o ciclo do ouro. O ciclo do ouro foi como a principal atividade econômica na fase colonial do país. Isso ocorreu após o declínio da produção açucareira no Brasil. Na época que Portugal buscava novas fontes de renda na colônia. As primeiras minas de ouro foram encontradas pelos bandeirantes, no atual estado de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso. A maior produção do ciclo do ouro no século XVII, criou um grande interesse pela busca pelos m
  • Period: to

    Escravidao Africana

    A escravidão começou no Brasil no século XVI. Os colonos portugueses começaram escravizando os índios, porém a oposição dos religiosos dificultou esta prática. Os colonos partiram para suas colônias na África e trouxeram os negros para trabalharem nos engenhos de açúcar da região Nordeste.
  • Revolta de Beckmann

    Revolta de Beckmann
    A Revolta de Beckman foi uma rebelião ocorrida em 1684, como uma reação de proprietários rurais do Maranhão, aos abusos cometidos pela Companhia de Comércio do Maranhão, instalada na região dois anos antes, em 1682, por ordem do governo português. Os irmao Tomas e Manuel Beckmann eram os lideres da revolta elezs saquearam o comercio. No dia 02/11/1685 eles foram executados.
  • Guerras dos Embobas

    Guerras dos Embobas
    Conflito armado ocorrido na região das Minas Gerais entre os anos de 1707 e 1709, envolvendo os bandeirantes paulistas e os emboabas (portugueses e imigrantes de outras regiões do Brasil). O confronto tinha como causa principal a disputa pela exploração das minas de ouro recém descoberatas na região das Minas Gerais. Os paulistas queriam exclusividade na exploração da região, pois afirmavam que tinham descoberto as minas.
  • Guerra dos Mascates

    Guerra dos Mascates
    A Guerra dos Mascates foi um conflito entre senhores de engenho de Olinda (sede do poder público) e comerciantes de Recife (chamados de “Mascates” e eram, em sua maioria, portugueses).Olinda artacou recife para conseguir seu lucro e comercio. Recife ganhou a guerra.
  • Revolta da vila Rica

    Revolta da vila Rica
    No ano de 1720, o governador de Minas Gerais (Conde de Assumar), instalou a Casa de Fundição de Vila Rica. Em razão disso, os mineradores fizeram uma revolta para tentar diminuir o "quinto", que ficou conhecida como Revolta de Vila Rica ou Revolta de Filipe dos Santos. Ele foi condenado a morte.
    Seu líder chamava-se Filipe dos Santos e os revoltosos exigiam várias coisas:
    - Diminuição do quinto
    - Eliminação do monopólio de vários produtos de consumo
    - Fim da repressão contra os rebeldes
  • Chegada da família real portuguesa ao Brasil

    Chegada da família real portuguesa ao Brasil
    No início do século XIX Napoleão Bonaparte era imperador da França. Ele queria conquistar toda a Europa e para tanto derrotou os exércitos de vários países. Para enfrentar a Inglaterra, Napoleão proibiu todos os países europeus de comercializar com os inglês. Foi o chamado Bloqueio Continental.Nessa época, Portugal era governado pelo príncipe regente Dom João. Como Portugal era um antigo aliado da Inglaterra, Dom João ficou numa situação muito difícil. Entao de medo ele veio para o Brasil.
  • Imprensa Régia

    Imprensa Régia
    A Impressão Régia foi estabelecida pelo decreto de 13 de maio de 1808, com a finalidade de se imprimir toda a legislação e papéis diplomáticos provenientes das repartições reais e quaisquer outras obras.
  • Banco do Brasil

    Banco do Brasil
    O Banco do Brasil foi criado em 12 de outubro de 1808, por meio de um alvará do príncipe regente D. João. Inicialmente, o capital de mil e duzentas ações com valor de um conto de réis cada uma foi aberto ao público, com o objetivo de subscrever estas ações aos endinheirados da época.
  • Bibliotecea real

    Bibliotecea real
    O estabelecimento da Biblioteca Real no Brasil ocorreu após a transferência da corte portuguesa para o país, em 1808. Considerada como uma dependência da Casa Real e patrimônio do rei, não houve um ato formal de instituição da biblioteca no Brasil, sendo sua primeira referência na legislação o decreto de 27 de junho de 1810, que mandava acomodá-la no Hospital da Ordem Terceira do Carmo, junto com o Gabinete de Instrumentos de Física e Matemática vindo de Lisboa.
  • Period: to

    Primeiro Reinado

    O Primeiro Reinado é a fase da História do Brasil que corresponde ao governo de D. Pedro I. Tem início em 7 de setembro de 1822, com a Independência do Brasil e termina em 7 de abril de 1831, com a abdicação de D. Pedro I. O governo de D. Pedro I enfrentou muitas dificuldades para consolidar a independência, pois no Primeiro Reinado ocorrem muitas revoltas regionais, oposições políticas internas.
  • Confederação do Equador

    Confederação do Equador
    Em 1823, as idéias republicanas dominavam o nordeste e se acentuaram em face das ameaças do Imperador que, com a Constituição outorgada em 1824, impôs ao país um estado unitário. Pernambuco não aceitou essa Constituição e em 2 de julho de 1824, seu presidente Manuel de Carvalho Pais de Andrade proclamou a Confederação do Equador (movimento republicano e separatista que uniu Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte).
  • Constituição de 1824

    Constituição de 1824
    No dia 12 de novembro de 1823, o imperador Dom Pedro I impôs a dissolução da Assembleia Constituinte que iria discutir e elaborar a primeira carta magna do Brasil. Entre outras razões, o imperador executou tal ação autoritária temendo que a nossa primeira constituição limitasse seus poderes excessivamente. Assim crindo o poder Moderador que tinha poder sobre tudo e todos.
  • Noite das Garrafadas

    Noite das Garrafadas
    No dia 13 de Março, os portugueses organizaram uma festa de boas-vindas para D. Pedro, com o objetivo de promover suas ideias absolutistas e de tentar reanimar o governador. Aconteceu, porém que um conflito culminou com os ataques dos revoltosos liberais que utilizaram pedras e garrafas para destruir a ornamentação preparada para a recepção da Caravana Real.
  • Period: to

    Periodo regencial

    O Período Regencial (1831 – 1840) pode ser dividido em duas partes: a Regência Trina (Provisória e Permanente) e a Regência Una (1834-1840). Nesse período, a Assembléia era composta por três grupos: os moderados (maioria na Assembléia, representavam a elite e defendiam a centralização do poder); o restauradores (defendiam a restauração do Imperador D. Pedro I); e os exaltados (defendiam a descentralização do poder).
  • Golpe da Maioridade

    Golpe da Maioridade
    oi a partir do ano de 1835 que surgiu entre os políticos da Corte a idéia de D. Pedro II assumir o trono antes dos 18 anos. Os donos de escravos e de terras estavam apreensivos com a implantação da descentralização sistema político que era contrário à centralização do poder - consistiu em distribuir pelas autarquias locais algumas atribuições pertinentes à administração pública, conferindo-lhes a decisão dos negócios de sua respectiva alçada. Isto aconteceu durante o Período Regencial – conhec
  • Proclamação da República

    Proclamação da República
    O processo histórico em que se desenvolveu o fim do regime monárquico brasileiro e a ascensão da ordem republicana no Brasil passou por uma série de transformações em que visualizamos a chegada dos militares ao poder. De fato, a proposta de um regime republicano já vivia uma longa história manifestada em diferentes revoltas. Entre tantas tentativas de transformação, a Revolução Farroupilha (1835-1845) foi a última a levantar-se contra a monarquia.
  • Period: to

    Republica Velha ou Primeira Republica

    A República Velha, ou Primeira República, é o nome dado ao período compreendido entre a Proclamação da República, em 1889, e a eclosão da Revolução de 1930.
  • Period: to

    Governo do Deodoro da Fonseca

    Em 15 de novermbro de 1889 Deodoro da Fonseca deu o fim da monarquia. Depois disso começou o governo provisorio que tomou muitas medidas novas como: mudaram abandeira e o hino, as provincias imperiais viraram estados, Rio de Janeiro virou o Destrito Fedral, separaram o estado da religião, criaram registro de casamentos, naciemento e obito e criaram a naturalização. Hove tambem muitas revoltas como a revolta da Armada e a Segunda Revolta da Armada.
  • Encilhamento

    Encilhamento
    O encilhamento foi uma medida tomada pelo governo privisorio, essa medida foi comandada por Rui Barbosa. O principal objetivo disso era de criar mais industrias aumentando o lucro do país. Com essa medida aconteceu uma crise economica com isso aumentou a inflção, o banco imitia mais dinheiro do que o necessario, muitas impresas fantasmas foram criadas e aconteceu a ispeculação financeira.
  • Primeira Revolta da Armada

    Primeira Revolta da Armada
    A primeira Revolta da Armada foi um conflito armado transcorrido em duas fases, fomentado pela Marinha brasileira em represália, inicialmente, ao governo do Marechal Deodoro da Fonseca e à atuação de seu vice, Marechal Floriano Peixoto.
  • Period: to

    Governo de Floriano Peixoto

    Floriano Peixoto foi o vice de Deodoro da Fonseca e assumiu a presidência após a renúncia deste. Floriano recebeu o apoio de militares florianistas e de oligarquias estaduais antideodoristas. O presidente achou necessário governar pela força devido aos inúmeros problemas enfrentados pela nação e ganhou com isso o apelido de "Marechal de Ferro". Floriano enfrentou protestos da oposição que não o aceitava como presidente. Esta queria a convocação de novas eleições.
  • Segunda Revolta da Armada

    Segunda Revolta da Armada
    Foi um conflito armado transcorrido em duas fases, fomentado pela Marinha brasileira em represália, inicialmente, ao governo do Marechal Deodoro da Fonseca e à atuação de seu vice, Marechal Floriano Peixoto, que ocorreu e duas fazes.
  • Period: to

    Revolução Federalista

    A Revolução Federalista aconteceu no Rio Grande do Sul, seu início deu-se no ano de 1893 e perdurou até 1895, envolvendo os mais importantes grupos políticos. A República dava seus primeiros passos, dois grupos pleiteavam o poder, o Partido Federalista – que agrupava a antiga nata do Partido Liberal da época do império, comandado por Gaspar da Silveira Martins – e o Partido Republicano Rio-Grandense – do qual faziam parte os adeptos da república, e que era dirigido por Júlio de Castilhos, então