0

Hístoria do Brasil

  • Apr 22, 1500

    Conquista do Brasil

    Conquista do Brasil
    Vinda dos portugueses em 1500 para conquistar seu territorio estabelecido pelo Tratado de Tortesilhas. Época das grandes navegações. Luta entre Espanha e Portugal para encontrar riquezas.
  • Period: Apr 22, 1500 to Jan 1, 1534

    Fase Pré-Colonial

    Cultivo do Pau-Brasil.
  • Jan 1, 1534

    Inicio da Colonizaçao

    Inicio da Colonizaçao
    Cultivo da Cana-de-Acucar e inicio dos engenhos pelo trabalho escravo de indios.
  • Guerra dos Palmares

    Guerra dos Palmares
    Os senhores de engenho, com medo de que os quilombolas incitassem mais escravos e prejudicassem a mão-de-obra de suas fazendas, ficaram extremamente perturbados com o crescimento de Palmares e convenceram as autoridades a tomarem atitudes repressivas. O objetivo era amedrontá-los e puni-los da forma mais severa possível, para que os negros escravizados temessem juntar-se a eles.
  • Revolta de Beckman

    Revolta de Beckman
    A Revolta de Beckman foi uma rebelião ocorrida em 1684, como uma reação de proprietários rurais do Maranhão, aos abusos cometidos pela Companhia de Comércio do Maranhão, instalada na região dois anos antes, em 1682, por ordem do governo português.
  • Guerra dos Emboabas

    Guerra dos Emboabas
    Após serem expulsos do lugar pelos emboabas, os paulistas foram embora, mas um grupo deles (a maioria índios) foi cercado pelos emboabas que prometeram deixá-los vivos caso entregassem as armas. Os paulistas aceitaram o acordo, mas foram enganados e massacrados em um local que ficou conhecido como Capão da Traição.
  • Guerra dos Mascates

    Guerra dos Mascates
    A Guerra dos Mascates foi um conflito entre senhores de engenho de Olinda (sede do poder público) e comerciantes de Recife (chamados de “Mascates” e eram, em sua maioria, portugueses).
  • Revolta de Vila Rica

    Revolta de Vila Rica
    No ano de 1720, o governador de Minas Gerais (Conde de Assumar), instalou a Casa de Fundição de Vila Rica. Em razão disso, os mineradores fizeram uma revolta para tentar diminuir o "quinto", que ficou conhecida como Revolta de Vila Rica ou Revolta de Filipe dos Santos.
  • Conjuração Mineira

    Conjuração Mineira
    A cobrança de impostos que era feita sobre o ouro foi mantida pela coroa portuguesa, mesmo sabendo que os mineiros já não tinham como pagar o "quinto" (cerca de 100 arrobas de ouro por ano). Apesar da pressão feita, a coroa arrecadou uma média de 60 arrobas por ano por explorador. Bem abaixo de como era antes. Por causa disto, o rei ordenou ao governador da capitania, Furtado de Mendonça, que executasse a chamada "derrama", a cobrança dos impostos atrasados.
  • Conjuração Baiana

    Conjuração Baiana
    Por mais que estourassem revoltas contra a colônia portuguesa no Brasil, muitas dessas organizações populares eram movidas por interesses particulares dos grandes donos de terra e da elite oposicionista. A Conjuração Baiana (ou Revolta dos Alfaiates) aconteceu em 1798 e tinha caráter emancipacionista: exigia, a qualquer custo, a independência do domínio português.
  • Vinda da famíla real ao Brasil

    Vinda da famíla real ao Brasil
    Em novembro de 1807, sob proteção da força naval inglesa, D. João, sua linhagem e a nobreza que o rodeava mudaram-se para o Brasil. Aportaram em território brasileiro cerca de quatorze navios com 15 mil pessoas. Após a chegada da linhagem real, Dom João passou alguns dias em Salvador, quando tomou duas decisões que deram uma injeção de ânimo na economia brasileira: determinou a abertura dos portos aos países amistosos e a autorização para a instalação de indústrias, antes coibida por Portugal.
  • Period: to

    Reinado de D. João VI no Brasil

    D. João VI ajudou muito o desenvolvimento do Brasil, criando o Banco do Brasil, abrindo os Portos Brasileiros, os esgotos no rio de Janeiro, a academia de Bellas Artes e o Hospital de Medicina.
  • Brasil torna-se Reino Unido de Portugal e Algarves

    Brasil torna-se Reino Unido de Portugal e Algarves
    Em dezembro de 1815 o Brasil foi elevado à categoria de Reino Unido de Portugal e Algavares. Com isso a colônia equiparava-se com à metrópole e adquiria autonomia administrativa. Essa medida foi interpretada como uma forma de a dinastia manter-se no trono depois do fim da invasão francesa.
  • Revolução Pernambucana

    Revolução Pernambucana
    Em 1817, aconteceu a revolução pernambucana. Os revoltosos queriam proclamar a República e com isso acabar com o sistema de governo existente.
  • Retorno de D. João VI e sua Corte a Portugal

    Retorno de D. João VI e sua Corte a Portugal
    O rei queria ficar no Brasil e adiou o quanto pôde seu regresso a Lisboa. Tropas portuguesas estacionadas no Rio de Janeiro, porém, obrigaram-no a tomar a decisão de voltar. Assim, D. João VI e toda a Corte regressaram para Portugal. Pedro, herdeiro do trono, permaneceu no Brasil como príncipe regente.
  • Independência do Brasil

    Independência do Brasil
    No dia 7 de setembro de 1822, foi proclamada em São Paulo, às margens do Rio Ipiranga (na verdade, era apenas um riacho), oficialmente a Independência do Brasil. Quando voltou ao Rio, o príncipe foi aclamado Imperador e coroado com o titulo de D. Pedro I, em 1º de dezembro de 1822.
  • Period: to

    Primeiro Reinado

    O Primeiro Reinado é a fase da História do Brasil que corresponde ao governo de D. Pedro I. Tem início em 7 de setembro de 1822, com a Independência do Brasil e termina em 7 de abril de 1831, com a abdicação de D. Pedro I.
    O governo de D. Pedro I enfrentou muitas dificuldades para consolidar a independência, pois no Primeiro Reinado ocorrem muitas revoltas regionais, oposições políticas internas.
  • Period: to

    Período Regencial

    Ocorre nesta fase uma série de rebeliões localizadas, como a Cabanagem, no Grão-Pará, a Balaiada no Maranhão, a Sabinada na Bahia e a Guerra dos Farrapos, no Rio Grande do Sul, a maior e mais longa - que mostravam descontentamento com o poder central e as tensões sociais latentes da nação recém-independente - o que provocou o esforço conjunto de opositores por manter a ordem.
  • Period: to

    Segundo Reinado

    O segundo reinado foi uma época de grande progresso cultural e de grande significância para o Brasil, com o crescimento e a consolidação da nação brasileira como um país independente, e como importante membro entre as nações americanas. Denota-se nesta época a solidificação do exército e da marinha, culminando na Guerra do Paraguai em 1870, e mudanças profundas na situação social, como a gradativa libertação dos escravos negros e o incentivo de imigração para a força de trabalho brasileira.
  • Abolição da Escravatura

    Abolição da Escravatura
    Princesa Isabel liberta todos os escravos apos muitas leis ineficases.
  • A Revolta do Forte de Copacabana

    A Revolta do Forte de Copacabana
    Conhecida como uma das primeiras manifestações do movimento tenentista, o Levante do Forte de Copacabana foi uma das mais significativas demonstrações de crise da hegemonia oligárquica. Esta revolta foi ambientada no ano de 1922, período em que acontecia a campanha de sucessão ao governo do presidente Epitácio Pessoa. A disputa eleitoral envolveu Artur Bernardes, representante da oligarquia paulista, e Nilo Peçanha, apoiado pelos militares e oligarcas dissidentes do Rio de Janeiro e Pernambuco.
  • Revolta de 1924

    Revolta de 1924
    A Revolta de 1924 foi o maior conflito bélico já ocorrido na cidade de São Paulo.
    A República Velha brasileira é marcada por ser um período de proeminência de oligarquias políticas que dominavam o país. O principal produto da pauta de exportação era o café, o que garantia poderio político e econômico aos seus produtores. Mas essa fase também é marcada por instabilidades e revoltas vindas de setores da população que desejavam modificar o restrito cenário político.
  • Coluna Prestes

    Coluna Prestes
    Coluna Miguel Costa Prestes, mais conhecida como Coluna Prestes, foi um movimento liderado por militares, que faziam oposição à República Velha e às classes dominantes na época. Teve início em abril de 1925, no governo de Artur Bernardes. No início da década de XX, o Brasil vivia sob o domínio das oligarquias rurais e setores médios urbanos, como os militares, por exemplo, começaram a questionar este poder e a pressionar por mais investimentos nas forças armadas.
  • Period: to

    Governo Provisório

    A ascensão de Getúlio Vargas em 1930 ao poder rompeu com quatro décadas de revezamento entre paulistas e mineiros na presidência, conhecida como política do “café-com-leite”. Irritados com a hegemonia paulista nas decisões políticas, os mineiros se uniram aos gaúchos e paraibanos e formaram a Aliança Libertadora, para bater de frente com o Governo de Washington Luís, que apoiou o candidato paulista Júlio Prestes para substituí-lo.
  • Revolução de 1930

    Revolução de 1930
    Revolução de 1930 é o nome do movimento (erroneamente identificado como revolução, tendo características mais semelhantes às de um golpe de estado) que pôs fim à Primeira República Brasileira, conhecida popularmente como "República Velha" ou "República do Café com Leite".
  • Period: to

    Governo Constitucional

    Após a Revolução Constitucionalista de 1932, é criada uma nova Constituição em 16 de julho de 1934, que permitiu grandes avanços democráticos como o voto secreto, o voto feminino e a obrigatoriedade do ensino primário. Getúlio Vargas também usou a nova Constituição para se reeleger na presidência; segundo o documento, o próximo presidente seria eleito em votação da Assembleia Constituinte, da qual ele saíra vitorioso.
  • Period: to

    Estado Novo

    Em 1938, já com a eleição marcada, e que tinha como candidatos José Américo de Almeida e Armando de Sales Oliveira, o governo delatou a existência de um plano comunista – o Plano Cohen – que pretendia assumir a força, o poder e aqui instituir o comunismo. O sistema político tornou-se instável, permanecendo então, no poder, como garantia de estabilidade, o então presidente Getúlio Vargas.