Dom pero sara

Brasil independente- 1822 a 1888

  • Period: to

    Sociedada e cultura 1°reinado

    SOCIEDADE:
    ELITE NACIONAL:grades proprietários de terras e altos funcionários públicos;
    CLASSE MEDIA:profissionais liberais,comerciantes,militares de baixa patente,membros do baixo clero e agricultores;
    TRABALHADORES LIVRES:estrangeiros e escravizados e ex escravizados;
    AFRICANOS:escravizados.
    CULTURA:
    Muita influencia europeia;
    Curso de Direito-SP e PE;
    Mais educação.
  • Period: to

    Guerras de independência

    Foram guerras que consistem em que o Brasil consegui-se reconhecimento internacional.
    Teve uma participação de mercenários estrangeiros,Brasil teve que pedir empréstimo aos ingleses,os Estados Unidos acabou sendo o primeiro pais a reconhecer a nossa independência além disso D. Pedro 1 teve que lidar com focos de oposição ao seu governo principalmente no Norte e no Nordeste.
    Na guerra teve a participação de mulheres,uma guerra foi a batalha dos Jenipapo.
  • Period: to

    Constituição de 1824

    Teve 2 partidos o brasileiro e o português.
    PARTIDO BRASILEIRO:
    Liberais,defendia a autonomia das províncias e defendia a supremacia do poder legislativo sobre o poder executivo.
    PARTIDO PORTUGUÊS:
    Características consevadoras,defendia amplos poderes ao imperador e defendia um governo centralizado na figura de D.Pedro 1.
    A constituição elaborada pelo grupo conservador foi ourtogada,quer dizer imposto ao pais.Divisão do poder em 4 esferas:
    Legislativo,Executivo,Judiciário e Moderador.
  • Confederação do Equador

    Confederação do Equador
    Constituição não foi tão aceita pelo partido brasileiro e pela população brasileira,principalmente pelos pernambucanos.Por causa da nomeação de Francisco Paes Barreto,os pernambucanos não gostarão,então os lideres liberais de pernambuco iniciaram uma campanha com o objetivo de chamar as províncias vizinhas do Ceara,da Paraíba e do Rio Grande do Norte para formarem um novo pais .Não deu certo,D.Pedro 1 enviou suas tropas e todos os lideres foram presos e julgado.
    "Revolta" - Felipe dos Santos.
  • Period: to

    Guerra da Cisplatina

    Em 1825,as Províncias Unidas do Rio da Prata iniciaram uma aproximação com o Brasil com o objetivo de negociar a posse da cisplatina para que fosse novamente incorporada ao território do Rio Prata.O Brasil não querendo ceder foi dai que começou a guerra.Diante desta situação D.Pedro 1 recorreu á Inglaterra, pedindo apoio e financiamento.Apos três anos, o Brasil reconheceu sua derrota e abriu mão do território disputado, que foi considerado independente dede então.
  • Crise e abdicação

    Crise e abdicação
    Aumento da divida externa,resultado dos empréstimos realizados por D.Pedro 1 para o financiamento da guerra cisplatina.
    Oposição ao governo centralizador e impopularidade.
    Noite das garrafadas - protesto contra o governo de D.Pedro 1.
    Morte de D. João 6 em Portugal e exigência da volta de D.Pedro 1 por parte dos portugueses.
    Abdicação-deixa de D.Pedro 1 do Brasil
    Nomeação de amigos pessoais do imperador para compor o ministros.Abdicação do primeiro imperador do Brasil, por Aurélio de Figueiredo
  • Rusga

    Rusga
    A revolta que ocorreu na Província de Mato Grosso,2 grupos sociais queriam um no poder politico da quela região de um lado a Sociedade dos Zelos da Independência (SZI)e o outro a Sociedade Filantrópica (SF), quem acabou ficando no poder foi a SZI, com eles ali a província estava por uma crise econômica, atrasando os pagamentos de salario e aumentando a miséria social.Fazendo com que as camadas populares,sai sem armadas pelas ruas de Cuiabá,alguns integrantes foram presos,mortos,pena nas galés
  • Revolta dos Malês

    Essa revolta aconteceu em Salvador,malês eram africanos, escravizados ou libertos que se revoltaram contra a escravidão, a imposição do catolicismo e aos maus tratos.
    O movimento que tomou as ruas de Salvador, foi violentamente reprimido pelos membros da Guarda Nacional e pelo Exercito oficial.
    Ou vendo muitas execuções, prisões, torturas e deportação marcaram o mechamento da rebelião.
  • Period: to

    Cabanagem

    Foi essa revolta que ocorreu na Província do Grão-Pará,foi chamada de cabanagem pois foi formada por escravizados e homens livres,em sua maioria indígenas.
    Em 1833,o presidente da província foi nomeado,ele agia com grade violência ao reprimir focos de revoltas populares.Os cabanos invadiram a cidade de Belém em 1835.Os revoltosos exigiam melhorias nas condições de vida da população e a expulsão dos português,em 1836,o governo regencial mandou tropas,onde lutaram por 3 anos até vencerem.
  • Period: to

    Revolução dos Farrapos

    Essa aconteceu no Rio Grande do Sul,começou por causa do comercio de charge,que eram produtos vindo do Uruguai e Argentina que entravam com valor mais baixo do que o produzido Rio Grande do Sul, governo se recusou a aumentar a taxa.
    Com isso que aconteceu a revolução. Suas principais revindicações eram a separação da Província de São Pedro do Rio Grande do Sul em relação ao Brasil a implantação de uma republica na região e que deu certo pois o governo fez um trato com eles que os beneficiavam.
  • Period: to

    Sabinada

    Revolta que ocorreu na Província da Bahia, liderada por liberais contra o governo regencial.Seu objetivo era a Bahia ser independente até quando somente D.Pedro 2 assumi-se o governo.Foram liderados pelo medico Francisco Sabino os revoltantes tomaram Salvador,decretarão sua independência e que queriam novas leis.O presidente pedi-o reforço ao governo regencial, o governo mando soldados para la. Os soldados conseguiram conter mais teve um conflito que causou cerca de 1300 mortes.
  • Period: to

    Balaiada

    Foi um conflito ocorrido na província de maranho, foi um conflito entre liberais e conservadores uniram-se contra os balaios e apelaram ao governo regencial, foram mandados 8 mil homens para a acabar com a rebelião,o conflito durou 2 anos,e foram estimados cerca de 12 mil mortes.Isso aconteceu por causa que o liberais e os balaios eram amigos mais quado os balaios invadiram e tomaram o poder em Caxias,essa noticia desagradou os liberais preocupados com o apoio a rebelião popular.
  • Golpe da Maioridade

    O golpe da maioridade foi uma forma de que D.Pedro 2 pude-se ser rei.
    Na monarquia o ou a príncipe tem que mais de 18 anos pra ser declarado rei ou rainha.Esse não foi o caso de D.Pedro 2 ele tinha apenas 15 anos quando foi declarado rei.
    Isso aconteceu por que a instabilidade politica e social do Brasil durante o período regencial estava muito ruin então com a aprovação dos deputados,fizeram um projeto de lei para a antecipação dessa maioridade.
  • Parlamentarismo

    O parlamentarismo no Brasil funcionava ao contrario dos ingleses.
    Funcionava da seguinte forma D. Pedro 2 nomeava o presidente do Gabinete,o presidente do gabinete e o imperador nomeavam os membros do concelho,de pois então poderiam fazer as eleições,em algumas vezes haviam muitas fraudes,que o partido que ocupa-se o gabinete,liberal ou conservador,que tivesse maioria na Câmera dos deputados.E ainda contavam com a presencia do Poder Moderador.
  • Period: to

    Imigração

    O fazendeiro interessado na mão de obra imigrante pagava-as despesas da viagem e a instalação dele aqui no Brasil.Uma vez na fazenda,a família recebia um determinado numero de pé de cafe ,pelo qual era responsável, dai o lucro era todo para pagar o fazendeiro das despesas.E so quando a divida fosse paga a família poderia ficar com o lucro das próximas colheitas.A difícil situação dos imigrantes no Brasil foi amplamente divulgada na Europa, fazendo com que o interesse de vir para cá diminui-se.
  • Revolução Praieira

    Ocorrida em pernambuco,com a participação dos liberais.Chamou-se Revolução Praieira porque o Diário Novo,onde os liberais publicavam seus artigos,ficava na Rua da Praia.Ideias socialista foram divulgadas pela imprensa local e se confundiram com interesses liberais,gerando então o documento Manifesto ao Mundo,defendendo desde o trabalho para todos ate o fim do Poder Moderador.Tropas foram mandadas para la mais somente apos alguns meses de conflito a revolução foi contida e seus lideres presos.
  • Lei de Terras

    Essa lei foi criada pois o Brasil esta recebendo grande quantidade de imigrantes e a iminência do fim da escravidão, com isso os membros da elite eles temiam perder suas erras pelos novos grupos sociais.Essa lei determinava que so poderia ter pose da terra com um documento assinado por um juiz,os imigrantes so poderiam ter uma terra depois de 3 meses no pais e o documento.
  • Period: to

    Movimento abolicionista

    Foi um movimento que queria a liberdade dos escravizados,foi um movimento que aconteceu lento e gravidamente.Esse movimento durou 38 anos, tendo muitas leis como:
    1850-Lei Eusébio de Queiros,proibia-a a entrada de novos escravizados.
    1871-Lei de Ventre livre,liberdade aos filhos dos escravizados nascidos neste período.
    1885-liberdade para os escravizados maiores de 65 anos.
    1888-Lei Áurea-abolição definida da escravidão.
  • Period: to

    Guerras do Paraguai

    Foi uma guerra que trouxe muito prejuízo para todo os países que participaram,mais principalmente ao Paraguai,por causa da tripla aliança ente Brasil,Argentina e Uruguai.Causada pelos desentendimentos ás fronteiras entre os países,a liberdade de navegação dos rios platinos,as disputas pelo poder por parte das facções locais.Chegada ao fim a Guerra do Paraguai,com a morte do líder paraguaio Solano López pelas tropas brasileiras,aproximadamente,300 mil paraguaios morreram,entre civis e militares.
  • Lei Áurea

    A pressão popular levou a princesa isabel a assinar a abolição definitiva da escravidão. E a abolição sem a indenização aos antigos senhores de escravizados acabou por retirar de forma definitiva o apoio deles ao governo imperial
  • Proclamação da república

    Em 15 de novembro de 1889, Marechal Deodoro da Fonseca proclamou a República no Brasil.O acontecimento foi resultado de um golpe de estado organizado por militares do exército e aliados ao movimento republicano, que pretendiam acabar com a Monarquia vigente no país.A proclamação ocorreu na Praça da Aclamação , na cidade do Rio de Janeiro.