Bandeira brasil

História Do Brasil

  • Apr 22, 1500

    conquista do território pelos portugueses em 1500

    conquista do território pelos portugueses em 1500
    chegada dos portugueses para conquistar o territorio que ja era deles devido ao Tratado de Tordesilhas.
  • Period: Apr 22, 1500 to Feb 4, 1534

    fase pré-colonial de 1500 até 1534;

    Estração do Pau Brasil pela prática do escambo. O Pau Brasil era usado para tingir tecidos com sua cor brasante.
  • Feb 5, 1534

    início da colonização - Capitanias Hereditárias e engenhos

    início da colonização - Capitanias Hereditárias e engenhos
    Começo da colonização nacional com as capitanias hereditarias, e os engenhos de cana de açucar. As capitanias hereditarias foram as primeiras maneiras de administrar a colonia
  • Revolta de Beckman

    Revolta de Beckman
    A Revolta de Beckman foi uma rebelião ocorrida em 1684, como uma reação de proprietários rurais do Maranhão, aos abusos cometidos pela Companhia de Comércio do Maranhão, instalada na região dois anos antes, em 1682, por ordem do governo português.
  • Guerra dos Palmares

    Guerra dos Palmares
    Os maus tratos, a supressão da liberdade e a forma violenta dos colonos portugueses ao lidarem com os escravos negros geraram uma concentração quilombola na região Nordeste do país que ficou conhecida como Palmares. O quilombo foi crescendo aos poucos, com a adesão de escravos fugitivos, até ocupar uma área territorial de cerca de 200 km².
  • Guerra dos Emboabas

    Guerra dos Emboabas
    No século XVIII, a ascensão da economia mineradora trouxe um intenso processo de criação de centros urbanos pela colônia acompanhada pela formação de camadas sociais intermediárias. Os filhos das elites mineradoras, buscando concluir sua formação educacional, eram enviados para os principais centros universitários europeus. Nessa época, os ideais de igualdade e liberdade do pensamento iluminista espalhavam-se nos meios intelectuais da Europa.
  • Guerra de Mascates

    Guerra de Mascates
    A Revolta de Beckman, o Quilombo dos Palmares, a revolta de Vila Rica e a Guerra dos Mascates (ocorrida entre 1709 e 1711 em Pernambuco), tiveram por base as contradições entre a metrópole e a colônia e, no caso de Palmares; senhores e escravos
  • Revolta de Vila Rica

    Revolta de Vila Rica
    Quem encontrasse ouro no Brasil, era obrigado a entregar uma quinta parte ao governo de Portugal. Essa quinta parte era chamado: Quinto (20% de todo o ouro extraído).
  • Conjuração Mineira

    Conjuração Mineira
    No século XVIII, a ascensão da economia mineradora trouxe um intenso processo de criação de centros urbanos pela colônia acompanhada pela formação de camadas sociais intermediárias. Os filhos das elites mineradoras, buscando concluir sua formação educacional, eram enviados para os principais centros universitários europeus. Nessa época, os ideais de igualdade e liberdade do pensamento iluminista espalhavam-se nos meios intelectuais da Europa.
  • Cunjuração Baiana

    Cunjuração Baiana
    Por mais que estourassem revoltas contra a colônia portuguesa no Brasil, muitas dessas organizações populares eram movidas por interesses particulares dos grandes donos de terra e da elite oposicionista. Na avalanche da Revolução Francesa, a Conjuração Baiana (ou Revolta dos Alfaiates) aconteceu em 1798 e tinha caráter emancipacionista: exigia, a qualquer custo, a independência do domínio português.
  • Period: to

    Reinado de D.João

    Após a chegada da família real portuguesa no Brasil, iniciou-se o período joanino (1808-1821). A transferência do Estado Português para o Brasil foi fundamental para que o país pudesse encaminhar seu processo de emancipação política. Na época, D. João VI, era príncipe- regente e dirigia o governo no lugar de sua mãe doente, dona Maria I, a rainha de Portugal.
  • Vinda da Família Real

    Vinda da Família Real
    No século XIX, Napoleão Bonaparte tornou-se soberano do império da França, seu objetivo era apoderar-se de toda a Europa. Para alcançar tal intento devassou o exército de diversos países, porém o mesmo não conseguiu com as forças militares e navais da Inglaterra. Para enfrentar-los, Napoleão decretou o Bloqueio Continental - determinação que vetava os países da Europa de negociar com a Inglaterra.
  • Brasil torna-se Reino Unido de Portugal e Algarves;

    Brasil torna-se Reino Unido de Portugal e Algarves;
    Em 1815, no Rio de Janeiro, o príncipe regente português dom João VI assinou um decreto que criava o Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves. Com isso, o Brasil deixou de ser colônia e foi elevado à categoria de reino. Embora não tivesse se tornado um país independente, passava a ter condição de igualdade com a antiga metrópole do reino, Portugal.
  • Revolução Pernambucana

    Revolução Pernambucana
    Em 1817, aconteceu a revolução pernambucana. Os revoltosos queriam proclamar a República e com isso acabar com o sistema de governo existente.
  • Retorno de D. João VI e sua Corte a Portugal;

    Retorno de D. João VI e sua Corte a Portugal;
    A corte portuguesa retorna para Portugal depois da derrota de Napoleão para a Inglaterra e a desocupação de Portugal pelas tropas francesas.
  • Independência do Brasil.

    Independência do Brasil.
    A independência do Brasil, enquanto processo histórico, desenhou-se muito tempo antes do príncipe regente Dom Pedro I proclamar o fim dos nossos laços coloniais às margens do rio Ipiranga. De fato, para entendermos como o Brasil se tornou uma nação independente, devemos perceber como as transformações políticas, econômicas e sociais inauguradas com a chegada da família da Corte Lusitana ao país abriram espaço para a possibilidade da independência.
  • Period: to

    Primeiro Reinado

    Periodo governado por D Pedro I, que proclamou a independencia.
  • Period: to

    Periodo Regencial

    Periodo governado por regentes, sem poder moderador.
  • Period: to

    Segundo Reinado

    Governo de Dom Pedro II que comecou a governar com 14 anos
  • Period: to

    República Velha

    Ao longo da República Velha, que é a denominação convencional para a história republicana que vai da proclamação (1889) até a ascensão de Getúlio Vargas em 1930, o Brasil conheceu uma seqüência de treze presidentes. O traço mais saliente dessa primeira fase republicana encontra-se no fato de que a política esteve inteiramente dominada pela oligarquia cafeeira, em cujo nome e interesse o poder foi exercido.
  • Abolição da Escravidão

    Abolição da Escravidão
    princesa isabel, filha de D Pedro II liberta todos os escravos após muitas leis ineficases.
  • Period: to

    Governo de Deodoro da Fonseca

    A República do Brasil foi proclamada no dia 15 de novembro de 1889. Pondo fim a mais de 70 anos de monarquia, o início da República foi marcado por sérias crises políticas e econômicas.
  • Constituição de 1891

    Constituição de 1891
    A nova constituição foi aprovada e no dia 25 de fevereiro de 1891 Deodoro é eleito presidente do Brasil pelo colégio eleitoral
  • Golpe de Estado

    Golpe de Estado
    No dia 3 de novembro de 1891 Deodoro deu um golpe de estado. Com a dissolução do Congresso, lançou um "Manifesto à Nação", para explicar as razões do seu ato.
  • Primeira Revolta da Armada

    Primeira Revolta da Armada
    No dia 23 de novembro de 1891 ocorreu a primeira revolta da Armada, quando o Almirante Custódio de Melo ameaçou bombardear o Rio de Janeiro caso Deodoro não renunciasse.
  • Period: to

    Governo de Marechal Floriano

    Floriano Peixoto foi o vice de Deodoro da Fonseca e assumiu a presidência após a renúncia deste. Floriano recebeu o apoio de militares florianistas e de oligarquias estaduais antideodoristas.
  • Period: to

    Revolução Federalista

    uma nova revolta surgiria no Rio Grande do Sul, a Revolução Federalista, que se deu no ano de 1893 e foi até 1895.