Trabalho de história

  • Guerras de independencia

    Depois do dia 7 de setembro de 1822(dia da independência do Brasil), ocorreram manifestações, em território nacional, contrárias a independência. Esse movimento era composto principalmente por militares portugueses que estavam no Brasil. Dom Pedro l precisou reagir rapidamente para não colocar em risco a recém conquista liberdade com relação a Portugal. Seu objetivo era expulsar as tropas portuguesas do país. Foi entre os anos 1822 e 1825, que grande parte destes conflitos pós independência.
  • Confederação do Equador

    a confederação do Equador foi um movimento revolucionário que ocorreu no nordeste do Brasil em 1824, durante o período imperial. Foi uma reação à constituição outorgada por Dom Pedro l no mesmo ano. Essa constituição mantinha o Brasil preso é um governo centralizador, sob o comando dos portugueses.
    Iniciado em Pernambuco, movimento se espalhou rapidamente para as outras províncias da região, como Paraíba, o Ceará e o Rio grande do Norte.
  • Constituição de 1824

    A constituição brasileira de 1824 foi outorgada por Dom Pedro l em 25 de março de 1824.
    A primeira carta magma brasileira garantia a unidade territorial, instituía a divisão do governo em quatro poderes e estabelecia o voto cencitário.
  • Guerra da Cisplatina

    A guerra da Cisplatina foi um conflito travado pelo império do Brasil contra as províncias unidas do Rio da Prata ( atual Argentina) pelo controle da Cisplatina, região que atualmente conhecemos como Uruguai. Essa foi a primeira guerra de que o Brasil participou como nação independente estendeu-se de 1825 a 1828. O resultado do convite foi desastroso para o Brasil, que além de perder a Cisplatina, teve de amargar uma intensa crise econômica.
  • Abidicacão de Dom Pedro l

    Abdicação de Dom Pedro l, ocorrido em 7 de abril de 1831, deveu-se a uma série de complicações políticas nascidas dos interesses de brasileiros portugueses, à época.
    Após setembro de 1822, quando o Brasil foi proclamado independente pelo príncipe regente Dom Pedro l, seguiram-se uma sequência de conflitos militares e políticos que objetivaram assentar as bases de novo governo sobre o regime imperial.
  • Cultura e Sociedade

    Você para a separação entre Portugal e Brasil não ocasionou mudanças drásticas no que diz a respeito da sociedade e da cultura brasileira. Isso porque a independência do Brasil foi um projeto das elites.elas desejavam se livrar do controle de Portugal para acender os altos Cargos da política e da economia nacional sem provocar mudanças significativas, como a abolição da escravidão uma política de reforma agrári