Grécia antiga

Timeline de acontecimentos históricos da Grécia

  • 2000 BCE

    Período Pré-Homérico (2000a.C a 1200a.C)

    Período Pré-Homérico (2000a.C a 1200a.C)
    O período pré-homérico origina o desenvolvimento da civilização grega que fora constituída pela miscigenação de diversos povos da antiguidade que invadiram a região: cretenses, aqueus, jônios, eólios e dórios. Corresponde a uma fase inicial de povoamento da Grécia.
  • 1200 BCE

    Dórios (Século XII a.C)

    Dórios (Século XII a.C)
    Os dórios ou dóricos são um dos povos indo-europeus da antiguidade que contribuíram para o desenvolvimento da cultura grega, ao invadirem o território da hélade. Além deles, os aqueus, jônios e eólios foram outros grupos étnicos responsáveis pela produção da cultura grega.
  • 1150 BCE

    Período Homérico ( Século XII ao VIII a.C)

    Período Homérico ( Século XII ao VIII a.C)
    O período homérico da civilização grega, entre os séculos XII a.C. e VIII a.C., foi assim denominado pela falta de fontes históricas de seus estudos além dos poemas Ilíada e Odisseia, escritos pelo poeta grego Homero.
  • 800 BCE

    Período Arcaico (Século VII ao VI a.C)

    Período Arcaico (Século VII ao VI a.C)
    Período Arcaico é o nome que se dá ao período da Grécia Antiga em que ocorreu o desenvolvimento cultural, político e social, situado entre c. 800 a.C. e 500 a.C.
  • 800 BCE

    Reformas Jurídicas de Dracon e Sólon

    Drácon e Sólon: adoção de importantes transformações políticas em Atenas. Durante o período arcaico (800 – 500 a.C.), a cidade-Estado de Atenas passou por um conjunto de transformações econômicas bastante significativo.
  • 600 BCE

    O berço da democracia - Atenas (século VI a.C.)

    O berço da democracia - Atenas (século VI a.C.)
    Atenas transformou-se no berço da democracia por meio das reformas de Clístenes. O desenvolvimento de Atenas deu-se por um processo de concentração de renda, o que fez com que um grupo de privilegiados, os eupátridas, detivessem a riqueza e controlassem a política da cidade.
  • Period: 546 BCE to 527 BCE

    Reformas de Psístrato e Clístenes: Governo de Psístrato

    O governo de Psístrato aproximou-o das classes menos abastadas de Atenas e colocou-o como um tirano (por ter tomado o poder de forma ilegítima) que seguia as leis e que se preocupou com a justiça. Seus filhos, Hípias e Hiparco, sucederam-no no poder após a sua morte, continuando a linha de governo do pai.
  • 510 BCE

    Período Clássico Século V ao IV a.C

    Período Clássico Século V ao IV a.C
    Boa parte do que conhecemos da Grécia Antiga está localizada no período que chamamos de Clássico. Foi durante este período que ocorreram as Guerras Médicas, a Guerra do Peloponeso, a ascensão da Macedônia. Foi também neste período que floresceu a democracia ateniense, marcando a organização social e política do mundo ocidental. Foi também neste recorte que Atenas e Esparta estabeleceram-se de forma hegemônica, alternando-se como força de maior poder na Hélade.
  • Period: 510 BCE to 507 BCE

    Reformas de Psístrato e Clístenes: Governo de Clístenes

    O regime político democrático instituído por Clístenes tinha por princípio básico a noção de que “todos os cidadãos têm o mesmo direito perante as leis”. Entretanto, apenas os homens atenienses maiores de 21 eram considerados cidadãos, excluindo da vida política as mulheres, os estrangeiros, os escravos e os jovens.
  • Period: 500 BCE to 448 BCE

    Guerras médicas (500 a 448 a.C.)

    As Guerras Médicas ocorreram de 500 a.C. até 448 a.C.,entre gregos e persas, pelo domínio do Mundo Antigo. O termo médicas se refere à forma como os gregos chamavam os persas, de medos. A expansão da Pérsia ameaçou os domínios gregos, e o motivo principal da guerra foi a reação grega à invasão persa na Grécia Continental. As cidades-Estado se uniram em um momento único da história grega para defenderem o território de um inimigo comum. A vitória da Grécia garantiu seu poder sobre o Mundo Antigo.
  • 431 BCE

    A Guerra do Peloponeso

    A Guerra do Peloponeso
    A Guerra do Peloponeso colocou Atenas e Esparta frente à frente no campo de batalha pela hegemonia da Grécia. A rivalidade entre as duas grandes cidades gregas foi o pano de fundo desse conflito, mas os desentendimentos entre Atenas e Corinto, aliada de Esparta, foram o fator imediato que deu início a ele.
  • 336 BCE

    Período Helenístico: A queda do império Grego (336 a 136 a.C.)

    Período Helenístico: A queda do império Grego (336 a 136 a.C.)
    Duas grandes guerras aconteceram na Grécia. No período Helenístico, acontece o declínio da civilização grega, que passa a ser dominada pelos macedônicos, os responsáveis por difundirem a cultura grega para o Oriente. Ao final desse período, a Grécia foi convertida em um protetorado romano.