Amd vs nvidia by mahspoonis2big

A evolução das Placas de Vídeo

  • MDA (Adaptador de Vídeo Monocromático)

    MDA (Adaptador de Vídeo Monocromático)
    O MDA (Adaptador de Vídeo Monocromático) foi introduzido em 1981 pela IBM como placa padrão de vídeo para o PC. O MDA não possuía qualquer espécie de modo gráfico; ele apresentava apenas um modo texto monocromático, o qual podia exibir 80 colunas por 25 linhas de caracteres em alta resolução.
  • IBM VGA

    IBM VGA
    O VGA tinha um modo gráfico com resolução de 640-480 e 16 cores, além de uma memória de vídeo de 256 KB.
    Várias outras empresas incorporaram a estrutura do VGA em seus chips. Nenhum outro chip teve um impacto tão profundo no mercado de computadores quanto o VGA e a indústria deve muito à IBM por desenvolvê-lo.
  • S3 Trio

    S3 Trio
    S3 Trio é uma família de processadores gráficos da S3, uma das mais vendidas de todos os tempos em aceleração gráfica 2D. Seu nome deriva da integração de três elementos, o núcleo de processamento, o RAMDAC (conversor entre os sinais digitais dos
    chips e os sinais analógicos do monitor) e o gerador de frequência, na empresa reunidos em um único chip pela primeira vez. As versões 64-bit são os chipsets de vídeo dedicado (não integrado em placa-mãe) mais vendidos da história da S3.
  • NVIDIA NV1

    NVIDIA NV1
    O NV1 foi o primeiro GPU criado pela NVIDIA, porém não foi bem aceito no mercado devido ao seu preço muito elevado. O NV1 também tentou ser uma central multimídia completa, com áudio próprio (embutido na placa de vídeo) e até mesmo entrada para joysticks do Sega Saturn (que futuramente perdeu espaço no mercado para a Sony Playstation). Com isso, começaram a aparecer no mercado as primeiras placas de vídeo que realmente optimizavam tarefas gráficas.
  • ATI Rage

    ATI Rage
    ATI Rage é uma série de aceleradores gráficos da ATI Technologies com capacidades 2D, 3D e de vídeo. O chip Rage original era baseado no núcleo 2D Mach64 adicionado de funcionalidades 3D e aceleração MPEG-1. O processador Rage de segunda geração possuía um desempenho em renderização 3D aproximadamente duas vezes mais que o processador de primeira geração.
  • 3DFX voodoo 1

    3DFX voodoo 1
    A linha Voodoo 1 foi lançada pela 3DFX para liderar o páreo do processamento gráfico, com um desempenho 3D muito superior aos concorrentes. Entretanto não suportava a funcionalidade 2D, o que fazia os consumidores terem que ter mais de uma placa VGA dedicada e um slot PCI a mais. A placa Voodoo só entrava em ação quando o PC em que estava instalada executava um aplicativo programado para usar a placa.
  • 3DFX Voodoo 2

    3DFX Voodoo 2
    A popular Voodoo 2 possuía arquitetura semelhante a sua antecessora, mas diferenciava em uma segunda unidade de textura, permitindo que duas texturas fossem renderizadas em um único ciclo de trabalho. Uma placa Voodoo 2 podia exibir uma resolução máxima de 800x600 com qualidade de textura superior à antecessora.
  • 3DFX Voodoo 3

    3DFX Voodoo 3
    A Voodoo 3 foi promovida como a placa gráfica que faria da 3dfx a líder indiscutível, mas o produto real estava abaixo das expectativas. Embora ainda fosse o mais rápido, pois superava o RIVA TNT2 por uma pequena margem, o Voodoo3 não tinha cor de 32 bits e suporte de grande textura.
  • Riva TNT2

    Riva TNT2
    RIVA TNT2 foi uma placa gráfica 3D fabricada pela Nvidia a partir de 1999. Seu codinome é "NV5", indicando ser o quinto projeto de processador gráfico da Nvidia, sucedendo ao processador RIVA TNT (NV4).
    A TNT2 conta com todos os recursos apresentados pela TNT, como suporte a modo de cores Truecolor em modo 3D e suporte a texturas maiores. Os principais concorrentes da RIVA TNT2 eram Voodoo3 da 3Dfx e Rage 128 da ATi.
  • GeForce 256

    GeForce 256
    A GeForce 256 é a versão original na linha de produtos GeForce da Nvidia. A GeForce 256 melhorou seu predecessor (RIVA TNT2), aumentando o número de pipelines de pixels fixos, descarregando cálculos de geometria de host para um mecanismo de transformação e iluminação de hardware (T&L), e adicionando compensação de movimento de hardware para vídeo MPEG-2. Ele ofereceu um salto notável no desempenho de jogos 3D para PC e foi o primeiro acelerador 3D totalmente compatível com Direct3D 7.
  • Radeon R100

    Radeon R100
    O Radeon R100 é a primeira geração de chips gráficos Radeon da ATI Technologies. A linha apresenta aceleração 3D baseada em Direct3D 7.0 e OpenGL 1.3, e todas, exceto as versões básicas, descarregam os cálculos de geometria do host para um mecanismo de transformação e iluminação de hardware (T&L), uma grande melhoria em recursos e desempenho em comparação com o design Rage anterior.
  • GeForce 2 (GTS, Pro, Ultra, Ti, Go e a série MX)

    GeForce 2 (GTS, Pro, Ultra, Ti, Go e a série MX)
    As séries GeForce 2 (NV15) é a segunda geração de unidades de processamento gráfico (GPUs) da Nvidia GeForce. É sucessora da GeForce 256. A família GeForce 2 compreendia vários modelos: GeForce 2 GTS, GeForce 2 Pro, GeForce 2 Ultra, GeForce 2 Ti, GeForce 2 Go e a série GeForce 2 MX. Com a GeForce 2, a Nvidia resolveu atacar vários segmentos do mercado, lançando versões de baixo custo e desempenho (série MX), versões custo/benefício (Ti) e versões de alto desempenho e preço (GTS).
  • Radeon 8500

    Radeon 8500
    A primeira placa baseada em R200 da ATI foi a Radeon 8500, tinha clock de 275 MHz de núcleo e 275 MHz de RAM.
    A Geforce, aproveitando a liderança de mercado, rebaixou todas as placas Geforce 2 para o segmento de baixo custo, lançando então a nova linha Geforce 3, superada rapidamente pelo novo chip R200 da ATI, que foi utilizada na linha Radeon 8500. Ambas eram compatíveis com Direct3S 8, mas as placas da ATI eram muito mais rápidas.
  • GeForce 3 (Original, Ti200, Ti500)

    GeForce 3 (Original, Ti200, Ti500)
    Lançada três meses após a NVIDIA adquirir a 3dfx e comercializada como nFinite FX Engine, a GeForce 3 foi a primeira placa 3D compatível com Microsoft Direct3D 8.0. A família GeForce 3 compreende 3 modelos de consumidor: a GeForce 3, a GeForce 3 Ti200 e a GeForce 3 Ti500. A Geforce 3 original foi lançada apenas em configurações de 64 Mb, enquanto o Ti200 e Ti500 também foram lançados em versões de 128 Mb.
  • R300

    R300
    A GPU R300, desenvolvida pela ATI Technologies, é a terceira geração de GPU usada nas placas gráficas Radeon. Esta GPU apresenta aceleração 3D baseada em Direct3D 9.0 e OpenGL 2.0, uma grande melhoria em recursos e desempenho em comparação com o design R200 anterior. O R300 foi o primeiro chip gráfico de consumidor totalmente compatível com Direct3D 9. Os processadores também incluem aceleração de GUI 2D, aceleração de vídeo e várias saídas de exibição.
  • GeForce 4 (MX, Ti)

    GeForce 4 (MX, Ti)
    A série GeForce 4 refere-se à quarta geração de unidades de processamento gráfico (GPUs) da marca GeForce fabricadas pela Nvidia. Existem duas famílias GeForce4 diferentes, a família Ti de alto desempenho e a família MX econômica. A GeForce4 Ti (NV25) foi uma revisão da GeForce 3 (NV20). Era muito semelhante ao seu antecessor; as principais diferenças eram taxas de clock de núcleo, memória mais altas, e novas instruções para suporte Direct3D 8.0a.
  • GeForce 6 séries

    GeForce 6 séries
    A série GeForce 6 é a sexta geração de unidades de processamento gráfico GeForce da Nvidia. A Geforce 6600GT é considerada até hoje uma das melhores de sua categoria. A geracao que voltou com a tecnologia SLI (permite que duas placas GeForce 6 do mesmo tipo sejam conectadas em conjunto) criada pela antiga 3DFX que futuramente foi comprada pela NVIDIA.
  • ATI Radeon X800 XT

    ATI Radeon X800 XT
    A GPU R420, desenvolvida pela ATI Technologies, foi a base da empresa para suas placas gráficas compatíveis com DirectX 9.0/OpenGL 2.0 de 3ª geração. Usado primeiro na Radeon X800, o R420 foi produzido em um processo de fotolitografia de Low-K 0,13 micrômetros (130 nm) e usava memória GDDR3. O chip foi projetado para placas gráficas AGP.
    Em termos de recursos DirectX suportados, o R420 (codinome Loki) era muito semelhante ao R300.
  • ATI Radeon X1950

    ATI Radeon X1950
    O R520 (codinome Fudo) é uma unidade de processamento gráfico (GPU) desenvolvida pela ATI Technologies e produzida pela TSMC. Foi a primeira GPU produzida usando um processo de fotolitografia de 90 nm. O R520 é a base para uma linha de placas de vídeo DirectX 9.0c e OpenGL 2.0 3D acelerador X1000. É a primeira grande revisão arquitetônica da ATI desde a R300 e é altamente otimizada para o Shader Model 3.0.
  • GeForce 8 séries

    GeForce 8 séries
    A série GeForce 8 é a oitava geração da linha GeForce da Nvidia de unidades de processamento gráfico. A terceira maior arquitetura de GPU desenvolvida pela Nvidia. Foi a primeira GPU de utilizador no planeta em ter o suporte para o componente da versão do Direct3D 10 do Windows Vista, mas recebeu fortes críticas, pois as placas de alto desempenho tinham altíssimo custo.
  • ATI Radeon HD 3000 séries

    ATI Radeon HD 3000 séries
    A unidade de processamento gráfico (GPU) com o codinome Radeon R600 é a base da série Radeon HD 2000/3000 e das placas de vídeo da série FireGL 2007 desenvolvidas pela ATI Technologies. A Radeon HD 3800 foi baseada na GPU de codinome RV670, empacotou 666 milhões de transistores em um processo de fabricação de 55 nm e tinha um tamanho de matriz de 192 mm2, com os mesmos 64 clusters de sombreamento do núcleo R600, a largura do barramento de memória era reduzido para 256 bits.
  • ATI Radeon HD 2000 séries

    ATI Radeon HD 2000 séries
    A unidade de processamento gráfico (GPU) de codinome Radeon R600 é a base da série Radeon HD 2000 e das placas de vídeo da série FireGL 2007 desenvolvidas pela ATI Technologies. As placas HD 2000 competiam com a série GeForce 8 da nVidia. Todos eles contêm uma GPU que implementa o TeraScale 1, a primeira microarquitetura Unified shader model da ATI para PCs.
  • GeForce 9 séries

    GeForce 9 séries
    A placa de vídeo NVIDIA GeForce 9800 baseada em GTX permite jogar na potência máxima, ao mesmo tempo em que oferece um ótimo gerenciamento de energia, usando a tecnologia HybridPower™. O mecanismo PureVideo® HD também entrega qualidade sem paralelo de vídeo e filmes, e a compatibilidade com SLI® permite um desempenho melhorado quando se usam motherboards NVIDIA nForce® prontas para SLI
  • GeForce GTX 200 séries

    GeForce GTX 200 séries
    A série GeForce 200 introduziu a segunda geração de Tesla (microarquitetura) da Nvidia, a arquitetura de shader unificada da Nvidia; a primeira grande atualização desde que foi introduzida com a GeForce 8. A GeForce GTX 280 e a GTX 260 são baseadas no mesmo núcleo do processador. As GPUs GT200 também melhoraram o desempenho no sombreamento de geometria.
  • GeForce GTX 500 séries

    GeForce GTX 500 séries
    As placas de vídeo Nvidia Geforce série 500 são versões significativamente modificadas das placas de vídeo Nvidia GeForce 400, em termos de desempenho e gerenciamento de energia. Como as placas gráficas Nvidia GeForce série 400, as placas gráficas Nvidia Geforce série 500 suportam DirectX 11.0, OpenGL 4.6, and OpenCL 1.1.
  • GeForce GTX 400 séries

    GeForce GTX 400 séries
    Servindo como a introdução do Fermi, a série GeForce 400 é uma série de unidades de processamento gráfico desenvolvidas pela Nvidia. Foi lançado em 26 de março de 2010, com disponibilidade em abril de 2010.
    As placas gráficas Geforce 400 não têm mais suporte oficial, isto é, drivers para Windows não são mais lançados com suporte a estes modelos, pela Nvidia, desde janeiro de 2019.
  • AMD Radeon HD 7000 séries

    AMD Radeon HD 7000 séries
    Com o codinome Tahiti, a série Radeon HD 7900 foi anunciada em 22 de dezembro de 2011. Os produtos incluem a Radeon HD 7970 e Radeon HD 7950. A Radeon HD 7970 apresenta 2.048 núcleos de fluxo utilizáveis, enquanto a Radeon HD 7950 tem 1.792 núcleos de fluxo utilizáveis, já que 256 dos 2.048 núcleos são desativados durante o product binning, que detecta áreas defeituosas de um chip. As placas são os primeiros produtos a aproveitar a nova arquitetura "Graphics Core Next" da AMD.
  • GeForce GTX 600 séries

    GeForce GTX 600 séries
    A série GeForce 600 é uma série de unidades de processamento gráfico desenvolvidas pela Nvidia, lançadas pela primeira vez em 2012. Elas serviram como introdução da microarquitetura Kepler. o objetivo da Nvidia com a arquitetura Kepler era aumentar o desempenho por watt, enquanto ainda buscava aumentos de desempenho geral.
  • GeForce GTX 700 séries

    GeForce GTX 700 séries
    A série GeForce 700 (estilizada como GEFORCE GTX 700 SERIES) é uma família de unidades de processamento gráfico desenvolvida pela Nvidia. Embora seja principalmente uma atualização da microarquitetura Kepler (chips de codinome GK), algumas placas usam Fermi (GF) e placas posteriores usam Maxwell (GM). As placas da série GeForce 700 foram lançadas pela primeira vez em 2013, começando com o lançamento da GeForce GTX Titan, seguida pela GeForce GTX 780.
  • AMD Radeon R9 290

    AMD Radeon R9 290
    A série Radeon 200 é uma série de processadores gráficos desenvolvidos pela AMD. A R9 290 é baseada no chip Hawaii Pro da AMD e a R9 290X no Hawaii XT. R9 290 e R9 290X suportam AMD TrueAudio, Mantle, Direct3D 11.2, e tecnologia Crossfire sem ponte usando XDMA.
    Durante 2014, as GPUs da série Radeon R9 200 ofereceram um preço muito competitivo para uso na mineração de criptomoeda.
  • GeForce GTX 900 séries

    GeForce GTX 900 séries
    A série GeForce 900 é uma família de unidades de processamento gráfico desenvolvidas pela Nvidia, sucedendo a série GeForce 700 e servido como introdução de ponta à microarquitetura Maxwell. Com o Maxwell, o sucessor do Kepler, a Nvidia esperava três resultados principais: recursos gráficos aprimorados, programação simplificada e melhor eficiência energética em comparação com as séries GeForce 700 e GeForce 600.
  • ATI Radeon RX 400 séries

    ATI Radeon RX 400 séries
    A série Radeon 400 é uma série de processadores gráficos desenvolvidos pela AMD. Essas placas foram as primeiras a apresentar as GPUs Polaris, usando o novo processo de fabricação de 14 nm. O prefixo RX é usado para placas que oferecem mais de 1,5 teraflops de desempenho e 80 GB/s de throughput de memória (com compactação de memória) e atingem pelo menos 60 FPS a 1080p em jogos populares como Dota 2 e League of Legends.
  • GeForce GTX 1080

    GeForce GTX 1080
    A série GeForce 100 é uma família de unidades de processamento gráfico desenvolvidas pela Nvidia, inicialmente com base na Pascal anunciada em março de 2014. Esta série de design sucedeu a série GeForce 900, e é sucedida pela série GeForce 16 e 20 usando a Turing. A microarquitetura Pascal, em homenagem a Blaise Pascal, foi anunciada em março de 2014 como sucessora da microarquitetura Maxwell.
    A Nvidia apresentou as versões Founders Edition da GTX 1060, 1070, 1070 Ti, 1080 e 1080 Ti.
  • AMD Radeon RX Vega 64

    AMD Radeon RX Vega 64
    A microarquitetura Vega era a linha de placas gráficas de ponta da AMD, e é a sucessora dos produtos Fury entusiastas da série R9 300. O Vega visa aumentar as instruções por clock, velocidades de clock mais altas. A série consiste em placas gráficas de desktop e APUs destinadas a desktops, dispositivos móveis e aplicativos embarcados.
  • GeForce RTX 2080

    GeForce RTX 2080
    A série 20 marcou a introdução da microarquitetura Turing da Nvidia e a primeira geração de placas RTX, a primeira na indústria a implementar ray-tracing de hardware em tempo real em um produto de consumo. Afastando-se da estratégia usual da Nvidia, a série 20 não tem faixa de nível de entrada, deixando para a série 16 cobrir este segmento do mercado.
  • AMD Radeon RX 5000 series

    AMD Radeon RX 5000 series
    A série Radeon RX 5000 é uma série de processadores gráficos desenvolvidos pela AMD, com base em sua arquitetura RDNA. A série tem como alvo o segmento mainstream de médio a alto padrão e é a sucessora da série Radeon RX Vega.
    As GPUs Navi são as primeiras GPUs AMD a usar a nova arquitetura RDNA, cujas unidades de computação foram redesenhadas para melhorar a eficiência e as instruções por clock (IPC).
  • GeForce RTX 3090

    GeForce RTX 3090
    A série GeForce 30 é uma família de unidades de processamento gráfico (GPUs) projetadas e comercializadas pela Nvidia, sucedendo a série GeForce 20. A série GeForce 30 é baseada na arquitetura Ampere, que apresenta os núcleos de ray tracing (RT) de segunda geração da Nvidia e os Tensor Cores de terceira geração. Por meio da Nvidia RTX, o ray tracing habilitado para hardware é possível nas placas da série GeForce 30.
  • AMD Radeon RX 6000 séries

    AMD Radeon RX 6000 séries
    A série Radeon RX 6000 é uma família de unidades de processamento gráfico desenvolvidas pela AMD, com base em sua arquitetura RDNA 2. Foi anunciado em 28 de outubro de 2020 e é o sucessor da série Radeon RX 5000. A série foi projetada para competir com a séire GeForce 30 da Nvidia. também a primeira geração de GPUs AMD que suporta ray tracing em tempo real acelerado por hardware, sombreamento de taxa variável e sombreadores de malha.
  • GeForce RTX 4090

    GeForce RTX 4090
    A série GeForce 40 é uma família de unidades de processamento gráfico desenvolvida pela Nvidia, sucedendo a série GeForce 30. As placas são baseadas na arquitetura Ada Lovelace da Nvidia e apresentam núcleos RT de terceira geração da Nvidia para raytracing acelerado por hardware (RTX) e Tensor Cores de quarta geração com foco em aprendizado profundo.
  • AMD Radeon RX 7000 séries

    AMD Radeon RX 7000 séries
    A série Radeon RX 7000 é uma família de unidades de processamento gráfico desenvolvidas pela AMD, com base em sua arquitetura RDNA 3. Foi anunciado em 3 de novembro de 2022 e é o sucessor da série Radeon RX 6000. Atualmente a AMD anunciou três placas gráficas da série 7000: RX 7600, RX 7900 XT e RX 7900 XTX. A AMD lançou oficialmente o RX 7900 XT e o RX 7900 XTX em 13 de dezembro de 2022. A AMD lançou o RX 7600 em 25 de maio de 2023.