-
Jardim de Infância
Em São Bernardo:
- Inauguração do primeiro Jardim de Infância, denominado Santa Terezinha, atendia crianças de 04 a 06 anos.Concepção inspirada em Froebel.
Em nível nacional:
- A educação infantil atendia crianças de nível econômico privilegiado em Jardins de Infância. As classes populares eram atendidas em instituições assistenciais, filantrópicas, religiosas ou ligadas a empresas.
Imagem: Jardim de Infância Santa Terezinha (SBC, 1972, p.33) -
Ampliação dos Jardins de Infância
Em São Bernardo:
- São inaugurados mais Jardins de Infância, porém e a maioria das crianças era atendida em Classes Anexas;
- Criação do primeiro Parque Infantil “Lauro Gomes”. Atendimento de 03 a 06 anos em período integral e, de 07 a 12 anos no período contrário ao da escola. O trabalho era pautado na recreação e reforço escolar. Era uma alternativa de assistência às crianças carentes.
Imagem: Parque Infantil Lauro Gomes (SBC, 1985, p.12) -
Pré - Escola e Parques Infantis
Em São Bernardo:
- Fusão dos serviços de Pré-escola e Parques Infantis. Aumenta o número de EMEI e diminui o número de Classes Anexas. Fim do atendimento em período integral. Imagem: EMEI Ondina Ignez de Oliveira SBC, 1985, p.14) -
Creche Municipal
Em São Bernardo:
- Criação da primeira Creche Municipal “Parque São Bernardo”, vinculada à Secretaria do Bem Estar Social. Atendimento de 0 a 06 anos, em período integral. Imagem: Creche Municipal do Parque São Bernardo (SBC, 1992, p. 21) -
Década de 80
Em nível nacional:
- Crescente mobilização popular, sobretudo dos movimentos de mulheres objetivando o atendimento em creches como responsabilidade do poder público e com apoio de especialistas que reivindicavam caráter educacional na creche. A creche se aproxima da pré-escola à medida que se pretende inserir ambas nos princípios da Educação Infantil. -
Período integral e Publicação de currículo
Em São Bernardo:
- Retorno do atendimento em período integral nas EMEI, o semi-internato.
- Publicação do currículo: Educação em São Bernardo, o “Verdinho” que se mantém muito próximo do currículo anterior e dá ênfase à concepção de Educação Compensatória para as carências familiares, culturais e financeiras das crianças e a prevenção da reprovação no Ensino Fundamental.
Imagem: SÃO BERNARDO DO CAMPO, 1985 -
Period: to
Principais eventos
-
Creches e SE
Em São Bernardo:
- As creches passam a fazer parte da Secretaria de Educação. -
Edição de documento
Em nível nacional:
- Edição do documento Critérios para um Atendimento em Creches que Respeite os Direitos Fundamentais das Crianças. -
Convênios e aprovação do PME
Em São Bernardo:
- Conveniamento de instituições para atendimento de 0 a 03 anos em período integral.
- Aprovação do Plano Municipal de Educação (PME), Lei Municipal 522, de 25 de novembro de 2003. -
Criação do Programa Educar Mais
Em São Bernardo:
- Início do Programa Educar Mais que propõe a ampliação da jornada escolar dos alunos para uma educação integral em tempo integral.