Revoltas Regênciais

  • Malês

    O Levante do Malês aconteceu em Salvador, capital da então província da Bahia. O levante foi organizado por negros escravizados e libertos de origem muçulmana que lutavam contra a escravidão e a imposição da religião católica.
  • Cabanagem (De 1835 a 1840)

    Aconteceu na então Província do Grão-Pará, quando indígenas, negros e cabanos (população pobre que morava em cabanas) se revoltaram contra o domínio político e o econômico dos grandes fazendeiros e as péssimas condições de vida.
  • Farroupilha (de 1835 a 1845)

    A Revolta Farroupilha, também conhecida como Guerra do Farrapos, foi a mais demorada das Revoltas Regenciais e só foi derrotada no Segundo Reinado. Aconteceu na então Província de São Pedro do Rio Grande do Sul e uniu estancieiros, militares libertários, membros das camadas populares, escravos e abolicionistas que lutavam contra os altos impostos cobrados de produtos do Sul e contra a falta de autonomia política e econômica.
  • Sabinada

    Ocorrida em Salvador, a Sabinada se caracterizou por se originar nas classes médias, altas e militares.
  • Balaiada (De 1838 a 1841)

    A revolta foi iniciada por um confronto das elites locais. Entre elas, os grandes fazendeiros e o comerciante de balaios Manuel Francisco dos Anjos Ferreira. Porém, logo se tornou um movimento de pessoas pobres da região, artesãos, escravos e quilombolas contra a exploração das elites e as arbitrariedades cometidas pelas oligarquias locais.