Foto do imperio

Queda do império romano

  • 43 BCE

    Roma a nova guerra civil

    Roma a nova guerra civil
    Em 43 a.C. um novo triunvirato se formou, desta vez constituído por três seguidores de César: o cônsul Marco Antônio, o filho adotivo de Júlio César, Caio Otávio, e o general Lépido. Porém as divergências entre eles levaram Roma a uma nova guerra civil. O conflito terminou em 27 a.C.
  • 2

    Ascensão e queda do Império Romano

    Ascensão e queda do Império Romano
    A crise do Império Romano iniciou-se a partir do século II-III d.C. Marcaram esse período a crise econômica, a corrupção, os sucessivos golpes e assassinatos realizados contra imperadores e, como elemento final, as invasões germânicas.
  • 68

    O inicio do Alto Império

    O inicio do Alto Império
    Os herdeiros de Augusto vão se substituindo no poder: Tibério, Calígula, Cláudio e Nero. Essa sucessão dinástica foi interrompida pela guerra civil que no ano 68 aconteceu entre os três imperadores que governavam naquele ano. Esse primeiro período de crise que vive o Império será superado pelos Flavianos.
  • 96

    Flavianos sucedidos

    Flavianos sucedidos
    Os Flavianos foram sucedidos pela dinastia nerva-antonina (96-193), nome genérico dado aos imperadores Nerva, Trajano, Adriano, Antonino Pio, Marco Aurélio e Cómodo, com uma política similar a dos Flavianos.
  • 117

    As conquistas dos territórios da Europa

    As conquistas dos territórios da Europa
    A essa altura, os exércitos romanos haviam conquistado muitos territórios na Europa,no norte da África e na Ásia.Essas conquistas começaram sob a república e se intensificaram sob o Império.No século II d.C. No governo do imperador Trajano, entre 98 e 117, o império Romano atingiu sua máxima extensão.
  • 324

    Bizâncio passou a se chamar Constantinopla e o único imperador do Ocidente

    Bizâncio passou a se chamar Constantinopla e o único imperador do Ocidente
    Em 8 de novembro de 324, dia da sua inauguração, Bizâncio passou a se chamar Constantinopla ou cidade de Constantino.Desde a abdicação de Diocleciano, em 305, houve uma série de lutas que se prolongou até 312, quando Constantino se tornou o único imperador do Ocidente e último imperador do Império unificado. Instituiu o cristianismo como a religião oficial do Império.
  • 476

    Roma foi saqueada

    Roma foi saqueada
    Queda do Império Romano, que aconteceu em 476 d.C., quando o último imperador romano, Rômulo Augusto, foi destituído por Odoacro, rei do povo germânico hérulo.Em 410, a cidade de Roma foi saqueada pelos visigodos e, a partir daí, uma sucessão de povos invadiu as terras romanas: alanos, suevos, vândalos, alamanos, jutos, anglos, saxões, hunos, francos etc.,fazendo assim que terminasse o Império Romano do Ocidente.
  • 476

    O Baixo Império

    O Baixo Império
    Nesta etapa acontece uma mudança da capital do Império para a antiga cidade de Bizâncio, reconstruída e ampliada por decisão do imperador.Teodósio dividiu o Império entre seus dois filhos, Arcádio e Honório, surgindo o Império Romano do Ocidente e o Império Romano do Oriente.
  • 1453

    Tomada de Constantinopla pelos Turcos Otomanos

    Tomada de Constantinopla pelos Turcos Otomanos
    Mais tarde, Teodósio dividiu o Império entre seus dois filhos, Arcádio e Honório, surgindo o Império Romano do Ocidente e o Império Romano do Oriente. Em 476 acontece a queda do Império Romano no Ocidente. O Império Romano do Oriente, posteriormente chamado de Império Bizantino, sobreviveu até 1453, data da queda de Constantinopla, atual Istambul.