Placas Gráficas

  • Evans & Sutherland

    Evans & Sutherland
    Evans & Sutherland - que forneceram séries profissionais de placas gráficas, tais como a Freedom e a REALimage - também forneceram gráficas para o simulador de voo CT5, um pacote de 20 milhões de dólares encabeçado por um computador mainframe DEC PDP-11. Ivan Sutherland, cofundador da empresa, desenvolveu um programa de computador, em 1961, chamado Sketchpad, que permitiu desenhar formas geométricas e exibi-las num monitor CRT em tempo real usando uma light pen.
  • COSMAC Elf com Pixie Graphics Display

    COSMAC Elf com Pixie Graphics Display
    O COSMAC Elf foi um computador baseado no microprocessador RCA 1802 descrito numa série de artigos de construção na revista Popular Electronics em 1976 e 1977.
  • Adaptador de Interface de Televisão (TIA) 1A presente na Atari 2600

    Adaptador de Interface de Televisão (TIA) 1A presente na Atari 2600
    Adaptador de Interface de Televisão (TIA) 1A, que foi integrado no Atari 2600 para gerar o ecrã do monitor, efeitos sonoros e ler controladores de entrada. Atari 2600 que foi projetado por Jay Miner.
  • Motorola MC6845

    Motorola MC6845
    Em 1978, a Motorola desvendou o gerador de endereço de vídeo MC6845, a base da placa de 1981, o Monochrome and Color Display Adapter (MDA/CDA) da IBM, que forneceu a mesma funcionalidade ao Apple II.
  • ANTIC e CTIAGTIA na Atari 400

    ANTIC e CTIAGTIA na Atari 400
    Em novembro, o ANTIC (Alphanumeric Television Interface Controller) da LSI e o coprocessador CTIA/GTIA (Adaptador de Interface de Televisão de Cor ou Gráficos), foram estreados no Atari 400. O ANTIC processava instruções 2D de monitor usando o acesso direto à memória (DMA). Como a maioria dos coprocessadores de vídeo, podia gerar gráficos de playfield (fundo, ecrãs de título, exibição de pontuação), enquanto o CTIA gerava cores e objetos em movimento.
  • Monochrome Display Adapter (IBM, 1981)

    Monochrome Display Adapter (IBM, 1981)
    O MDA (Adaptador de Vídeo Monocromático), placa MDA ou Monochrome Display and Printer Adapter (MDPA) foi introduzido em 1981 pela IBM como placa padrão de vídeo para o PC. O MDA não possuía qualquer espécie de modo gráfico; ele apresentava apenas um modo texto monocromático (PC video mode 7), o qual podia exibir 80 colunas por 25 linhas de caracteres em alta resolução.
  • Barramento ISA

    Barramento ISA
    O primeiro barramento de expansão usado nos micros PCs foi o ISA, que por incrível que pareça, foi usado do PC original (o de 1981) até a época do Pentium III. Existiram duas versões: os slots de 8 bits, que foram utilizados pelos primeiros PCs e os slots de 16 bits, introduzidos a partir dos micros 286.
  • iSBX 275 Video Graphics Controller Multimodule Board (Intel, 1983)

    iSBX 275 Video Graphics Controller Multimodule Board (Intel, 1983)
    Em 1983 a Intel celebrou seu sétimo aniversário entrando no mercado das gráficas, com o lançamento da iSBX 275 Video Graphics Controller Multimodule Board, um dispositivo de certa forma revolucionário, que era capaz de exibir imagens em 8 cores com resolução de 256 x 256 pixels.
  • Fundação da ATI Technologies

    Fundação da ATI Technologies
    ATI Technologies foi uma fabricante multinacional de hardware para computadores, mundialmente conhecida peelas suas CPUs placas de vídeo. Ficava sediada em Markham, Região Metropolitana de Toronto, Ontário, Canadá.
  • ATI e o seu primeiro lançamento

    ATI e o seu primeiro lançamento
    A ATI lançou o seu primeiro produto, a placa de emulação de cores OEM. A placa vinha equipada com um mínimo de 16KB de memória e foi responsável por uma grande percentagem das vendas de 10 milhões de dólares canadianos da ATI no primeiro ano de laboração da empresa.
  • ATI EGA Wonder

    ATI EGA Wonder
    Representando o topo da gama, a ATI EGA Wonder 800 com emulação VGA a 16 cores e o suporte de 800x600 de resolução e a placa VGA Improved Performance (VIP), ou seja, de desempenho melhorado, que era basicamente um EGA Wonder com um DAC digital para analógico adicionado para fornecer compatibilidade VGA limitada. A última custava 449 dólares acrescidos de 99 dólares para o módulo de expansão da Compaq.
  • ATI VGA Wonder

    ATI VGA Wonder
    Em meados de década de 80 vimos vários pequenos passos evolutivos no mercado de placas de vídeo. Mas um nome se destacava dos outros, em parte por causa de um fluxo inesgotável de produtos: ATI. Fundada em Ontario, Canadá, em 1985, a empresa não perdeu tempo e inundou o mercado com tudo o que podia. Escolhemos a VGA Wonder, uma placa 2D capaz de produzir imagens em 16-Bits de cor, porque ela vinha com um conector para um rato (e às vezes um rato junto).
  • Formação da S3 graphics

    Formação da S3 graphics
    A S3 Graphics foi formada no início de 1989 e produziu o seu primeiro chip acelerador 2D e uma placa gráfica dezoito meses depois, a S3 911 (ou 86C911). As principais especificações para esta última incluíam 1 MB de VRAM e suporte de cores de 16 bits.
  • Lançamento da ATI Mach 8

    Lançamento da ATI Mach 8
    A série Mach lançada com o Mach8 em maio daquele ano, foi vendida tanto como um chip ou placa que permitia, através de uma interface de programação (AI), a descarga de operações de desenho 2D limitadas, tais como desenho de linha, combinação de cores de fundo e de mapas de bits (Bit BLIT).
  • OpenGL

    OpenGL
    Em janeiro de 1992, a Silicon Graphics Inc (SGI) lançou o OpenGL 1.0, uma multiplataforma de vendedores agnósticos interface de programação de aplicações (API) para gráficos 2D e 3D.O OpenGL (Open Graphics Library) é uma API livre utilizada na computação gráfica, para desenvolvimento de aplicativos gráficos, ambientes 3D, jogos, entre outros. A OpenGL foi produzida com C e C++ em mente, mas pode ser utilizada para diversas outras com um alto nível de eficiência.
  • Barramento PCI

    Barramento PCI
    Criado pela Intel em junho de 1992, quando desenvolvia o processador Pentium, substitui o ISA, que não atendia mais a demanda de largura de banda dos dispositivos. Transfere 32 bits ou 64 bits a frequências de 33 ou 66 MHz, oferecendo taxas de transferência suficientes para uma grande variedade de dispositivos.
  • Fundação da Nvidia

    Fundação da Nvidia
    NVIDIA é uma empresa multinacional de tecnologia com sede em Santa Clara, Califórnia que fabrica peças de computador, e é mais popularmente conhecida por sua série de placas de vídeo GeForce.
  • ATI Mach64 VT

    ATI Mach64 VT
    ATI Mach64 VT com suporte para sintonizador de TV.
  • 3dfx - O Início

    3dfx - O Início
    3dfx Interactive (conhecida no seu início como 3Dfx com o "D" maiúsculo) foi uma empresa especializada na fabricação de processadores gráficos para aceleração 3D e, mais tarde, placas gráficas. Foi fundada por Ross Smith.
  • Nvidia NV1

    Nvidia NV1
    A Nvidia lançou seu primeiro chip gráfico, o NV1, em maio, e tornou-se o primeiro processador gráfico comercial capaz de renderização 3D, aceleração de vídeo e aceleração integrada da GUI.
  • DirectX

    DirectX
    Microsoft DirectX é uma coleção de APIs que tratam de tarefas relacionadas a programação de jogos para o sistema operacional Microsoft Windows, ou seja, é quem padroniza a comunicação entre software e hardware.
  • 3DFX Voodoo 1

    3DFX Voodoo 1
    Quando a 3DFX, uma empresa baseada em San José, na Califórnia, entrou no mercado de placas para PCs em 1996, vinda dos arcades, tudo mudou. Seu primeiro produto, a Voodoo 1, não tinha nenhuma capacidade de produzir gráficos em 2D, e portanto tinha de ser usado em paralelo com uma placa de vídeo VGA tradicional.
  • Nvidia Riva 128

    Nvidia Riva 128
    Criada em parceria com a Sega (sim, aquela dos videojogos) o primeiro produto da Nvidia, a NV1, foi ignorada pelos desenvolvedores. E inicialmente seu segundo produto, a Riva 128, não se saiu muito melhor. Mas quando a Nvidia lançou um conjunto de drivers atualizados, a placa começou a ganhar destaque.
  • ATI RAGE II e RAGE Pro

    ATI RAGE II e RAGE Pro
    A ATI moveu-se de ponto forte em ponto forte ao lançarem a Rage II, seguida pela 3D Rage Pro em março. A última foi a primeira placa AGP 2x e o primeiro produto a sair do 3D Engineering Group da ATI formado em 1995.
  • Barramento AGP

    Barramento AGP
    O barramento AGP foi criado pela Intel, e esta empresa montou originalmente o AGP num chipset para seu microprocessador Pentium II em 1997. As placas AGP normalmente excedem um pouco as placas PCI em tamanho. O AGP se tornou comum em sistemas mainstream em 1998.
  • 3DFX Voodoo2

    3DFX Voodoo2
    Em 1998 praticamente todos os fabricantes de hardware fizeram uma tentativa de roubar o título de “rei” das aceleradoras 3D, mas havia um problema, o trono não estava vazio. Mais uma vez a 3DFX mostrou o caminho com uma segunda (e de acordo com alguns, última) placa realmente excepcional. A Voodoo 2 suportava resoluções mais altas que a original (até 1024 x 768 pixels) e foi uma das primeiras placas a possibilitar processamento paralelo, recurso hoje conhecido como SLI.
  • Nvidia GeForce 256 DDR

    Nvidia GeForce 256 DDR
    A era das GPUs modernas começou a sério com a GeForce 256. Foi a primeira placa 3D com suporte total a DirectX 7, numa época em que a API da Microsoft estava a começar a mostrar o seu poder. E foi a primeira placa a ser chamada de GPU, um termo cunhado pela própria Nvidia e depois adotado pela indústria.
  • O início da era Nvidia VS ATI

    O início da era Nvidia VS ATI
  • Nvidia compra a 3dfx

    Nvidia compra a 3dfx
    Nvidia compra a 3dfx no ano 2000.
  • A ATI anunciou a aquisição da ArtX Inc

    A ATI anunciou a aquisição da ArtX Inc
    A ATI anunciou a aquisição da ArtX Inc. em fevereiro de 2000, por cerca de 400 milhões em stock. A ArtX estava a desenvolver o GPU com o nome de código Project Dolphin (eventualmente chamado "Flipper") para a Nintendo GameCube, que adicionou significativamente a linha de fundo da ATI.
  • VIA assumiu o controlo da S3

    VIA assumiu o controlo da S3
    VIA assume o controle da S3 em torno de abril a maio, o que acabou de terminar um processo de reestruturação a partir da aquisição do Number Nine.
  • Laçamento da GeForce 2 GTS

    Laçamento da GeForce 2 GTS
    Lançada em abril de 2000, a primeira GeForce 2 (versão GTS) também era um acelerador gráfico de alto desempenho.[1] Apesar de ser tratada como uma atualização da GeForce 256, o desempenho em texturização era duas vezes maior que o de sua antecessora. A GTS estabeleceu a liderança definitiva sobre a sua tradicional concorrente, a 3dfx e sua Voodoo 5, além de se preparar para a chegada de um novo concorrente: a Radeon da ATI Technologies (Hoje, AMD).
  • A 3DLabs adquiriu a Intense3D da Intergraph

    A 3DLabs adquiriu a Intense3D da Intergraph
    A 3DLabs adquiriu a Intense3D da Intergraph em abril, enquanto os atos finais de 3dfx se desenrolaram no final do ano, apesar de 2000 começar com a promessa de um futuro melhor, já que o tão aguardado Voodoo 5 5500 se aproximou da sua estreia em julho.
  • ATI Radeon DDR

    ATI Radeon DDR
    As primeiras versões da Radeon (R100) foram os modelos lançados com 32 e 64MB de memória sob o nome Radeon DDR; a versão com 64MB trabalhava a uma freqüência de processamento maior e possuía recursos VIVO (video-in/video-out). Seu nome original era "Radeon 256", mas foi alterado antes do lançamento para evitar comparações com a "GeForce 256", já que a Radeon foi criada para superar a concorrente e não se equiparar a ela.
  • Lançamento da Nvidia GeForce 3

    Lançamento da Nvidia GeForce 3
    Com base nos avanços realizados com a série GeForce 2, a Nvidia apresentou a GeForce 3 em 27 de fevereiro de 2001
  • Nvidia GeForce 4

    Nvidia GeForce 4
    Continuando com o ciclo de lançamento dos seus produtos, a Nvidia lançou a GeForce 4 em fevereiro de 2002.
  • ATI Radeon 9700 PRO

    ATI Radeon 9700 PRO
    Radeon 9700 PRO foi lançada em agosto de 2002 com o processador R300.
  • Barramento PCI-Express

    Barramento PCI-Express
    PCI-Express (também conhecido como PCIe ou PCI-Ex) é o padrão de slots criado para placas de expansão utilizadas em computadores pessoais para transmissão de dados. Introduzido pela Intel em 2004, o PCI-Express foi concebido para substituir os padrões AGP e PCI.
  • Nvidia GeForce 6800 Ultra

    Nvidia GeForce 6800 Ultra
    A Nvidia reagiu com a GeForce 6800 Ultra , um produto que retomou o título de cartão mais rápido. Ele apresentou pipelines de 16 pixels em uma GPU de 400 MHz e até 512 MB de memória em 1100 MT / s. Não só foi a placa mais rápida, mas dois poderiam ser usados ​​em conjunto com a nova tecnologia de interface de ligação escalável (SLI) da Nvidia, uma evolução da propriedade intelectual adquirida com a compra do 3dfx.
  • Nvidia GeForce 7800 GTX

    Nvidia GeForce 7800 GTX
    A Nvidia lançou a GeForce 7800 GTX com 24 pipelines de renderização, uma GPU de 430 MHz e 256 MB de memória rodando em 1.2 GT / s em uma interface de 256 bits. Esta placa teve poucos problema em assumir a coroa de desempenho, uma vez que não houve concorrência séria da ATI até novembro de 2005 com a Radeon X1800 XT. Imediatamente depois, a Nvidia lançou o GeForce 7800 GTX 512 MB com memória de 1,7 GT / s muito mais rápida e um núcleo de 550 MHz para manter a coroa.
  • ATI Radeon X1900 XTX

    ATI Radeon X1900 XTX
    A Radeon X1900 XT foi equipada com shaders de 48 pixels, um clock de núcleo de 650 MHz e 512 MB de memória GDDR3 a 1,55 GT / s. Nvidia voltou com a GeForce 7900 GTX alguns meses depois, e manteve a pressão sobre a ATI com um cartão que ganhou a sua quota de batalhas.
  • Nvidia GeForce 7950 GX2

    Nvidia GeForce 7950 GX2
    A Nvidia duplicou o seu potencial com a GeForce 7950 GX2, essencialmente duas PCB GeForce 7900 GTX em SLI em um único cartão. Com 48 pipelines, um clock de núcleo de 500 MHz e dois bancos de RAM de 512 MB em 1.2 GT / s. Na época, a ATI não tinha nenhuma opção equipada com duas GPUs para oferecer um desafio adequado, e até mesmo a poderosa Radeon X1950 XTX equipada com GDDR4 foi humilhada.
  • ATI foi comprada pela AMD

    ATI foi comprada pela AMD
    Após vinte e um anos como empresa independente, a ATI foi comprada pela AMD a 25 de outubro de 2006
  • Nvidia GeForce 8800 GTX

    Nvidia GeForce 8800 GTX
    Se em 1999 a GeForce 256 provou que a Nvidia “chegou para ficar”, a GeForce 8800 GTX, uma placa compatível com DirectX 10, revelou seu monstro interior. Colossal em todos os aspectos, a 8800 GTX tinha 129 “streaming processors”, 768 MB de memória DDR3, operava a 575 MHz e tinha uma taxa de preenchimento de texturas de 36.8 bilhões de pixels por segundo.
  • Nvidia GeForce 8800 GTX

    Nvidia GeForce 8800 GTX
    A era do DirectX 10 foi inaugurada com a GeForce 8800 GTX e seus 128 processadores de transmissão, um núcleo de 575 MHz, um relógio de sombreador independente de 1,35 GHz e 768 MB de memória GDDR3 a 1.8 GT / s em um barramento de 384 bits. Simplificando, esta GPU monolítica absolutamente derrubou a concorrência (incluindo a GPU dupla GeForce 7950 GX2) de todas as formas possíveis, definindo uma barra muito alta para recursos e desempenho. A única queixa era o uso de alta potência.
  • AMD Radeon HD 3870 X2

    AMD Radeon HD 3870 X2
    A AMD finalmente recuperou o título de desempenho novamente com o Radeon HD 3870 X2 , a sua primeira placa de dupla GPU desde o Rage Fury MAXX. Com 640 processadores de fluxo combinado, um clock GPU de 825 MHz e dois bancos de 512 MB de memória GDDR3 a 1,8 GT / s, esta placa passou a GeForce 8800 Ultra em altas resoluções.
  • Nvidia GeForce 9800 GX2

    Nvidia GeForce 9800 GX2
    A GeForce 9800 GX2 era essencialmente duas GPUs GeForce 9800 GTX em uma única placa. Possui 256 processadores de fluxo total, um núcleo de 600 MHz, um relógio de sombreador independente de 1,5 GHz e dois bancos de RAM de 512 MB em 2 GT / s. O desempenho do cartão foi indiscutivelmente alto, e até usou menos energia do que o Radeon HD 3870 X2 sob carga. Mas, assim como a competição, o reinado da GeForce GTX 9800 GX2 acabou rapidamente devido a um novo desafiante.
  • Nvidia GeForce GTX 280

    Nvidia GeForce GTX 280
    A GeForce GTX 280 estreou se com uns impressionantes 240 processadores de fluxo, um núcleo de 602 MHz, um shader clock independente de 1296 MHz e 1024 MB de RAM GDDR3 a 2214 MT / s. Embora o desempenho tenha sido normal com a GeForce 9800 GX2, em média, a GeForce GTX 280 foi muito mais consistente, pois não dependia das optimizações do driver SLI. A AMD lançou o Radeon HD 4870 um mês depois, mas nunca teve como objetivo combater a GeForce GTX 280 e, em vez disso, desafiou a GeForce GTX 260.
  • AMD Radeon HD 4870 X2

    AMD Radeon HD 4870 X2
    Empregando uma nova estratégia para se concentrar em GPUs menores e mais eficientes, projetadas para trabalhar em conjunto com produtos de alta qualidade, a AMD conseguiu um golpe significativo com sua série Radeon HD 4000. Armada com 1600 processadores de fluxo, um clock de núcleo de 750 MHz e 2 GB de RAM a 3600 MT / s, a GPU dupla Radeon HD 4870 X2 faz parte do plano principal da AMD e foi lançada apenas um mês após a Radeon HD 4870.
  • ATI Radeon HD 5970

    ATI Radeon HD 5970
    Uma das últimas placas “superpoderosas” a usar o nome ATI antes que a marca fosse completamente absorvida pela AMD, a Radeon HD 5970 foi tão bem projetada e cheia de maravilhas que continuou a ser uma boa opção até meados de 2013.
  • Nvidia GeForce GTX 295

    Nvidia GeForce GTX 295
    Para não ser ultrapassado, a Nvidia lançou sua própria placa dual-GPU para vencer o Radeon HD 4870 X2. A GeForce GTX 295 possui 480 processadores de fluxo, um núcleo de 576 MHz, um shader clock de 1242 MHz e dois bancos de RAM em 1998 MT / s. O GPU deste cartão não era da GeForce GTX 280.
  • AMD Radeon HD 5970

    AMD Radeon HD 5970
    Dois meses após o lançamento da Radeon HD 5870, a AMD apresentou sua Radeon HD 5970 , a primeira Radeon equipada com GPU dupla sem o sufixo X2. Este monstro contou com 3200 processadores de fluxo total, um clock core de 725 MHz e dois bancos de 1 GB de memória GDDR5 a uma taxa de dados efetiva de 4 MT / s. Embora a Nvidia tenha lançado a impressionante GeForce GTX 480 alguns meses depois, não poderia melhorar a Radeon HD 5970.
  • AMD Radeon HD 6990 e Nvidia GeForce GTX 590

    AMD Radeon HD 6990 e Nvidia GeForce GTX 590
    Em março de 2011, tanto a AMD quanto a Nvidia nos mostraram suas flagship ultra-high high-end dual-GPU. A Radeon HD 6990 possui um total combinado de 3072 ALUs, um clock central de 830 MHz e dois bancos de 2 GB de memória GDDR5 a 5 GT / s. A GeForce GTX 590 possui um total de 1024 núcleos CUDA, um núcleo de 607 MHz, um relógio de sombreador independente de 1215 MHz e dois bancos de RAM em 3412 MT / s.
  • Nvidia GeForce Titan

    Nvidia GeForce Titan
    Sete bilhões de transistores, 6 GB de RAM, arquitetura similar à de um supercomputador, refrigeração à água. Pequena e relativamente silenciosa. E de acordo com os reviews, incrivelmente frugal no consumo de energia.
  • Nvidia GeForce GTX 980

    Nvidia GeForce GTX 980
    O novo chip utilizado na GTX 980 é o GM204, o mesmo da GTX 970, com um número maior de núcleos CUDA: são 2048, enquanto a GTX 970 vem com 1664. A placa opera em uma frequência um pouco mais alta, com clock de GPU em 1126MHz chegando a 1216MHz através do Boost e poder de processamento de precisão simples de 4.6 Teraflops - 600 GFlops acima do presente na GTX 780. Esta nova placa vem com 4GB de memória em 256-bit GDDR5, com clock de 7GHz.
  • Nvidia GTX 1080

    Nvidia GTX 1080
    A Nvidia apresentou a sua placa gráfica topo de gama de nova geração, baseada na arquitectura Pascal, denominada GeForce GTX 1080. Embora as especificações indiquem que o GPU funciona a uma velocidade máxima de 1733 MHz, numa das demonstrações feitas por Huang, a GTX 1080 estava a funcionar a 2100 MHz e a memória a 5500 MHz.
  • Nvidia lança a GTX 1080 Ti

    Nvidia lança a GTX 1080 Ti
    A NVIDIA apresentou a nova GTX 1080 Ti que traz um incremento significativo na velocidade e capacidade de processamento, visando claro o mercado dos novos jogos com qualidade 4K/5K e Realidade Virtual. A GTX 1080 Ti traz 11 GB de memória (G5X VRAM) a 11 Gbps.
  • Nvidia anuncia a nova Titan, a Titan Xp

    Nvidia anuncia a nova Titan, a Titan Xp
    Mais recentemente a Nvidia apresentou a nova Titan Xp, a super placa da fabricante tem um processador gráfico com 3.584 núcleos CUDA, mil a mais do que a GTX 1080, e 12 GB de memória RAM GDDR5X. Na avaliação da Nvidia, isso tudo é suficiente para que a nova placa tenha um salto de performance de 60% sobre a antiga Titan X.