Images (1)

ORIGEM DA CONTABILIDADE X ORIGEM DA PERICIA

  • 3000 BCE

    ORIGEM DA CONTABILIDADE

    ORIGEM DA CONTABILIDADE
    O surgimento e a evolução da contabilidade confundem-se com o próprio desenvolvimento da humanidade. Nesse contexto os estudos sobre as civilizações da Antiguidade nos mostram que o homem primitivo já “cuidava da sua riqueza”, através , por exemplo, da contagem e do controle do seu rebanho.
    Porém, alguns estudiosos fazem remontar os primeiros sinais objetivo da existência das contas e os primeiros exemplos completos da contabilidade.
  • 3000 BCE

    ORIGEM DA PERICIA

    ORIGEM DA PERICIA
    A Contabilidade surgiu juntamente com a perícia. Vários pesquisadores revelam que os primeiros sinais da contabilidade foram constatados a 3000 a.c.; atrelado a ela, a perícia tem seus primeiros vestígios, constatado na antiga civilização do Egito e “na Grécia antiga com o início da sistematização dos conhecimentos jurídicos, observando-se, à época, a utilização de especialistas em determinados campos para proceder à verificação e ao exame de determinadas matérias”
  • Nov 1, 1494

    PRIMEIRA LITERATURA CONTÁBIL

    PRIMEIRA LITERATURA CONTÁBIL
    o franciscano italiano frei Luca Pacioli publicou a primeira literatura contábil “relevante”, consolidando o método das Partidas Dobradas, com expressões de causa e efeito do fenômeno patrimonial com os termos de Débito e Crédito.
    O conceito de dualidade freqüentemente utilizado para justificar as partidas dobradas apenas exige que sejam reconhecidos dois lados de cada transação.
  • Jan 1, 1500

    Origem dos vocábulos da Nomenclatura da area Contábil

    Origem dos vocábulos da Nomenclatura da area Contábil
    A contabilidade é representada por um vocabulário rico que se associa com sua evolução histórica..De acordo com Iudícibus , a maior parte das palavras é proveniente de um período de Renascença, período esse onde podemos citar fatos como: o primeiro registro de um sistema completo de escrituração por partidas dobradas, e a ligação entre contabilidade e matemática . Exemplos do vocabulário:
    Palavras que resultam da Renascença: débitos, créditos, lançamentos, razão, contas, balancetes, balanços .
  • Primeira Máquina de Calcular

    Primeira Máquina de Calcular
    Apesar da régua de cálculo de William Oughtred ser útil, os valores presentes nela ainda eram pre-definidos, o que não funcionaria para calcular números que não estivessem presentes na tábua. Pouco tempo depois, em 1642, o matemático francês Bleise Pascal desenvolveu o que pode ser chamado da primeira calculadora mecânica da história, a máquina de Pascal.
  • Função da Contabilidade e das Perícias

    Função da Contabilidade e das Perícias
    No Brasil,no início do século vinte, já era importante a função da contabilidade e das perícias, conforme mostra o Relatório de 19 de junho de 1779 do Vice-rei Marquês do Lavradio a seu sucessor Luis da Vasconcelos e Sousa, no qual descreve o estado físico e político da capitania do RJ quando assumiu a cargo de vice-rei.As características dos habitantes locais, sua situação política, as medidas realizadas e, finalmente o estado em que deixou a dita capitania quando encerrou a sua administração.
  • CONTABILIDADE NO BRASIL

    CONTABILIDADE NO BRASIL
    No Brasil houve influências tanto da Escola Italiana quanto da Escola Americana, sendo que a primeira foi a que influenciou inicialmente o país, porém foi na Escola Americana que o Brasil se baseou para formação da Lei das Sociedades por Ações, que ocorreu a partir da Resolução nº 220 e da circular nº 179 do BC e para a implantação do ensino acadêmico.
    A Escola de Comércio Álvares Penteado, criada em 1902, foi a primeira escola especializada no ensino da contabilidade.
  • Primeiro Congresso de Contabilidade no Brasil

    Primeiro Congresso de Contabilidade no Brasil
    Este Congresso teve como
    objetivo estudar todos os assuntos
    relacionados com a Contabilidade e
    com o exercício da profissão contá-
    bil, visando ao aperfeiçoamento, ao
    preparo técnico e à evolução moral
    da classe, definindo a Contabilidade
    e a escrituração
  • Perícia no Brasil

    Perícia no Brasil
    Em 1939 o código de processo civil regulou a perícia contábil . Em 1946 um decreto lei constituiu o conselho federal de contabilidade, as atribuições de um contador e a perícia contábil. Não podemos esquecer que nesse ano é que foi criado o curso superior de contabilidade.
    Dentre as várias disposições a respeito da profissão de perito contábil estava a de que um dos requisitos para ser um perito contábil é ter curso superior de contabilidade e de ter registro no CRC.
  • RESOLUÇÃO CFC Nº 1.244, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2009

    RESOLUÇÃO CFC Nº 1.244, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2009
    CONSIDERANDO que a constante evolução e a crescente importância da perícia contábil exigem atualização e aprimoramento das normas endereçadas à sua regência, de modo a manter per­manente justaposição e ajustamento entre o trabalho a ser realizado e o modo ou processo dessa realização, resolve: Art. 1º. Aprovar a NBC PP 01 - Perito Contábil. Art. 2º. Esta Resolução entra em vigor a partir de 1º de janeiro de 2010.
  • CONTABILIDADE NOS DIAS ATUAIS

    CONTABILIDADE NOS DIAS ATUAIS
    Cada período caracterizou sua própria evolução contábil, seus métodos considerados avançados e utilizações que de certa forma satisfaziam suas necessidades no momento, o que se pode perceber é que a evolução contábil não chegou ao seu ápice ou não chegará tão cedo. O mundo está em constante evolução seja financeiramente, seja intelectualmente, seja com avanços tecnológicos, o importante é que a contabilidade estará sempre contribuindo de alguma forma.
  • PERICIA NOS DIAS ATUAIS

    PERICIA NOS DIAS ATUAIS
    A perícia contábil representa uma das três grandes divisões da ciência contábil
    (Auditória, Perícia e Consultoria) na consecução de sua função social. Representa uma
    contribuição objetiva à realização de certos processos sociais, como a adaptação de pessoas na
    comunidade pela prosperidade de suas riquezas e a integração ou continuidade das formas de
    organização das células sociais, criando uma saudável incompatibilidade que fortalece a
    segurança jurídica.