Evolução da Contabilidade e da Perícia

  • Apr 12, 1200

    O Surgimento da Contabilidade

    Os primeiros registros patrimoniais foram encontrados na Mesopotâmia (atual Iraque), os homens começaram a registrar os seus patrimônios e os primeiros livros contábeis foram escritos em papiros (tipo de folha antecessora ao papel).
  • Jan 1, 1494

    A evolução da contabilidade

    Com o passar dos anos pode-se perceber os períodos que marcaram uma trajetória evolutiva da contabilidade como o surgimento da aritmética – em 1494 com a obra de Luca Pacioli apresentando os fundamentos aritméticos e contribuindo para o desenvolvimento do método das partidas dobradas (relação de débito e crédito) e que revolucionou a mensuração, escrituração e o pensamento contábil.
  • Revolução Industrial

    Revolução Industrial
    A partir da Revolução Industrial (século XVIII) na Inglaterra, as técnicas contábeis tomaram novo impulso. Aumentando a necessidade de confirmação dos registros contábeis com forma de garantir a seguranças dos investimentos – desenvolvimento dos procedimentos de auditoria. Portanto, com a Revolução Industrial, a atividade econômica evolui de artesanal para empresarial, forçando também a ciência contábil a um novo progresso e a uma readaptação das técnicas elaboradas a partir da obra de Luca.
  • A contabilidade no Brasil

    No Brasil, por volta de 1754, ainda como Colônia de Portugal, iniciou-se a formação profissional na área contábil, quando foi autorizada a criação do curso “Aulas de Comércio”, supervisionado pela Junta de Comércio de Lisboa. Os diplomados nesse curso eram os guarda-livros, denominação dada na época para os contadores.
  • A origem da pericia contabil

    Não se pode afirmar, com certeza, que a perícia contábil surgiu juntamente com os primórdios da civilização, assim como se suspeita em relação à Contabilidade,entretanto, a necessidade da verificação sobre a verdade dos fatos é, também, muito antiga.
  • Classicação da perícia

    No decreto-lei nº 9.295 de 27 de maio de 1946 estabelece como privativo dos contadores diplomados o exercício constado na alínea c no artigo 25 que diz “perícias judiciais ou extra-judiciais, revisão de balanços e de conta em geral, verificação de haveres revisão permanente ou periódica de escritas, regulações judiciais ou extra-judiciais de avarias grossas ou comuns, assistência aos Conselhos Fiscais das sociedades anônimas e quaisquer outras atribuições a elas conferidas.”
  • Pericia

    Pericia
    Perícia é o meio de demonstração técnica, por pessoa conhecedora da matéria, da existência,
    autenticidade e veracidade de um fato ou ato; juridicamente é a produção de certeza jurídica
    ou o meio de convencimento do juiz da existência de um fato, por meio de aplicação de
    conhecimentos técnicos específicos sobre a matéria analisada.
  • Perito Contábil

    Perito Contábil
    Uma função que necessita constante aprimoramento, a Perícia Contábil vem atraindo cada vez mais a atenção dos profissionais de Contabilidade. O perito contador, contratado pelas partes ou indicado pelo juiz para fazer laudos sobre um determinado caso, é essencial para a solução de litígios na Justiça.
  • O contador no mercado atual

    O profissional de Contabilidade que já foi um dia considerado guarda livros, no mercado atual consegue facilmente atingir a posição máxima dentro de uma empresa como gestor, pela visão e o conhecimento de todos departamentos, estando totalmente apto para tomada de decisões.
    Passando sempre por processos de evolução, devido a vários fatores que promovem um grande avanço tecnológico na consolidação de dados contábeis, essas tecnologias possibilitam cada vez mais o crescimento do mercado contábil.