A História da Contabilidade

  • 4500 BCE

    O inicio

    O inicio
    A contabilidade é tão antiga quanto a própria civilização, a contabilidade surgiu junto com a história da humanidade, existem indícios do seu surgimento há 4.500 a.C. Os povos primitivos dedicavam-se à agricultura e a pecuária e logo foram surgindo as cidades e as atividades comerciais. Devido à ação humana que gera e modifica o patrimônio, concluiu-se que a contabilidade precisava ser tratada como ciência social.
  • Period: 1902 BCE to 1946 BCE

    Evolução da Profissão no Brasil

    1902 – criação da Escola de Comércio Álvares Penteado, em São Paulo, adotando basicamente técnicas da escola italiana e alemã (registro das operações financeiras ocorridas em uma empresa).
    1946 – inauguração da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo, seguindo os métodos pela escola norte-americana, uso das informações contábeis para gestão dos negócios. Também foi criado, nessa época, um centro de pesquisas contábeis.
  • Period: 1840 BCE to

    Contabilidade do Mundo Científico

    Período que se inicia em 1840 e continua até os dias de hoje. A Contabilidade tornou-se uma necessidade para se estabelecer o controle das inúmeras riquezas que o Novo Mundo representava e representa.
  • Period: 1494 BCE to

    Contabilidade do Mundo Moderno

    Período que vai de 1494 até 1840, com o aparecimento da Obra “La Contabilità Applicatta Alle Amninistrazioni Private e ubbliche”, da autora de Francesco Villa, premiada pelo governo da Áustria. Obra marcante na história da Contabilidade.
  • Period: 1202 BCE to 1494 BCE

    Contabilidade do Mundo Medieval

    Período que vai de 1202 da Era Cristã até 1494, quando apareceu oTratactus de Computis et Seriptures (Contabilidade por Partidas
    Dobradas) de Frei Luca Pacioli, publicado em 1494; enfatizando que à teoria contábil do débito e do crédito corresponde à teoria dos números positivos e negativos, obra que contribui para inserir a contabilidade entre os ramos do conhecimento humano.
  • Primeira Máquina

    Primeira Máquina
    A primeira máquina auxiliadora de cálculo surgiu em 1642 e ao longo dos anos foi sendo aperfeiçoado até que em 1901 foi construída a famosa máquina Ellis, precursora da máquina de contabilidade. Em 1938 foi idealizado o primeiro modelo viável a ser industrializado, uma máquina de escrever chamada datilógrafo muito útil para quem a usava. Porém, com a chegada do computador, essas máquinas acabaram sendo substituídas por eles.
  • A Profissão no Brasil

    A Profissão no Brasil
    A partir deste momento Cartas Régias passaram a regulamentar os princípios contábeis instituindo cargos e funções na administração das fazendas.
    A regulamentação do exercício da profissão contábil apareceu em 1770, e quando a família real veio para o Brasil iniciou-se o ensino contábil com a aula intitulada "Aula de Comércio da Corte". A Associação dos Guarda-Livros da Corte é a mais antiga instituição profissional e cultural da ciência contábil no Brasil.
  • Organização

    Organização
    Em 1870, aconteceu a primeira regulamentação brasileira da profissão contábil, por meio do decreto imperial 4 475. Foi reconhecida oficialmente a Associação dos Guarda-Livros da Corte, considerada como a primeira profissão liberal regulamentada no país. Nesse período, foram dados os primeiros passos rumo ao aperfeiçoamento da área.
  • Objetivos e Usuários da Contabilidade

    Objetivos e Usuários da Contabilidade
    O objetivo principal da contabilidade, de acordo com a visão predominante, seria gerar informações para tomada de decisões racionais tanto por usuários internos quanto por usuários externos da informação contábil.
    Diversos são os usuários das informações contábeis, cada um, especificamente, com uma necessidade informacional diferenciada.