261  450xfloat  contabilidade criar negocio

Evolução da Contabilidade no Brasil - Renê Alberto Soares de Carvalho

  • Jan 1, 1530

    Época Colonial

    Época Colonial
    Com o crescimento da sociedade na época Colonial houve a necessidade de criar as primeiras alfândegas, para isso era necessário ter o controle contábil.
  • Jan 1, 1549

    Primeiro Contador Geral no Brasil

    Primeiro Contador Geral no Brasil
    Neste ano são criados os armazéns alfandegários. Portugal nomeou Gaspar Lamego para controlar os armazéns, ele foi considerado o primeiro Contador Geral no Brasil.
  • Casa dos Contos

    Casa dos Contos
    Em 16 de julho de 1679, é criado um órgão responsável por autuar e inspecionar as movimentações financeira do Estado.
  • Chegada da Família Real

    Chegada da Família Real
    A Casa dos Contos só ganhou autonomia com a chegada da Família Real ao Brasil em 1808. A vinda da família proporcionou um desenvolvimento efetivo na colônia. Alguns dos acontecimentos que favoreceram este crescimento foram abertura dos portos às nações amigas, comercialização de produtos com outros países, etc.
  • Erário Régio

    Erário Régio
    Neste ano também foi implantado o órgão Erário Régio, este com o objetivo melhorar a fiscalização das contas públicas, já que houve um grande aumento nos gastos com a expansão colonial e desenvolvimento social.
    O Brasil sofreu uma grande influência de Portugal, devido ao vínculo existente entre estes países, as medidas adotadas na metrópole logo após eram adotadas no Brasil, um exemplo disso foi o próprio Erário Régio.
    O Erário Régio utilizava o método das partidas dobradas a mesma de Portugal,
  • Primeiro professor de Contabilidade no Brasil o Sr. José Antônio Lisboa

    Primeiro professor de Contabilidade no Brasil o Sr. José Antônio Lisboa
    Em 15 de Julho de 1809, foi nomeado o primeiro professor de Contabilidade no Brasil o Sr. José Antônio Lisboa lecionou para as Aulas de Comércio no Brasil oficializadas neste mesmo ano. Estas aulas foram estabelecidas por causa do decreto de um ano antes do Príncipe Regente D.João VI, que definia ser absolutamente necessário o estudo das aulas comerciais, e que o processo de escrituração só poderia ser feita por estes profissionais. Porem somente após cem anos o estudo foi consolidado, graças ao
  • Período de Crise

    Período de Crise
    Neste período o Brasil passava por uma situação muito complicada com relação a economia imperial. O País estava mais importando do que exportando, os produtos internos não conseguiam suprir a necessidade do país, além disto, os produtos exportados não eram realmente fortes para estimular a economia interna por esse motivo a economia era prejudicada. Por esses motivos, foi tentando implantar pela primeira vez o imposto de renda.
  • Imposto Progressivo

    Imposto Progressivo
    1845-
    Entre 1843 a 1845, através da Lei de Orçamento 317, de 21 de outubro, impôs o imposto progressivo sobre os vencimentos recebidos dos cofres públicos, foi implantada somente na república.
  • Código Comercial Brasileiro

    Código Comercial Brasileiro
    O imperador D. Pedro II com intuito de regular os processos contábeis estabelece o Código Comercial Brasileiro. Obrigando as empresas a demonstrarem as escriturações contábeis.
    Neste mesmo ano uma medida complementar do Código Comercial Brasileiro estabelece o criação do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).
  • Imposto de Renda

    Imposto de Renda
    O Imposto de Renda teve sua implantação fixada realmente neste ano, utilizando como base a lei 514 de 28 de outubro de 1848. Neste mesmo ano foi definindo que às empresas deveriam publicar e enviar os balanços e as demonstrações contábeis ao governo.
  • Associação Guarda-Livros

    Associação Guarda-Livros
    Criado a associação Guarda-Livros da Corte, sendo reconhecido no próximo ano com Decreto n° 4.475. Esta considerada a primeira profissão liberal do Brasil. Guarda-Livros foi a primeira definição dos contadores.
  • Conselho Federal e Regional de Contabilidade

    Conselho Federal e Regional de Contabilidade
    A partir do decreto 9.295 de 27 de maio, foi criado o Conselho Federal e Regional de Contabilidade, estes com o objetivo de controlar a profissão contábil. A partir desta data os contadores deveriam ser graduados em universidades de ciências Contábeis, os técnicos eram os de nível médio e os guarda-livros não tinham mais escolaridade formal, passando a técnico a partir da lei 3.384/58.
  • Patrimonialismo

    Patrimonialismo
    Introduzido o patrimonialismo na contabilidade Pública Brasileira por Francisco D'Áuria precursor do estudo científico no Brasil.
  • Comissão de Valores Mobiliários

    Comissão de Valores Mobiliários
    Surgi em 07 de dezembro com a lei 6.385 deste ano, a CVM (Comissão de Valores Mobiliários). Responsável por garantir a segurança dos acionistas. Seu objetivo é de fiscalizar as companhias abertas. Neste mesmo período foi criada a Lei 6.404, também conhecida como a lei das SA.
  • Influencia americana

    Influencia americana
    Foi introduzida no Brasil em 15 de Dezembro deste ano a Lei 6.404, que regularizava os princípios contábeis, com influencia da contabilidade norte-americana, isto ocorreu por causa do grande numero de indústrias americanas que vieram para o Brasil.
  • Normas Brasileiras

    Normas Brasileiras
    1981-
    Estabelecida dezesseis princípios contábeis com as Normas Brasileiras de Contabilidade técnicas NBC - T e profissionais NBC – P
  • Padrão Internacional

    Padrão Internacional
    2007
    Em 28 de dezembro surgi à lei que promete padronizar a maneira de executar a contabilidade, Lei 11.638, cujo objetivo é deixar a contabilidade com os padrões internacionais.