A EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE X PERÍCIA CONTÁBIL

  • Jan 1, 1494

    A EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE X PERÍCIA CONTÁBIL

    A EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE X PERÍCIA CONTÁBIL
    As origens primitivas do conhecimento contábil remontam ao início da vida organizada do homem, ou seja, há mais de 30 mil anos.
    Provas arqueológicas denunciam as contas da pré-história, descobertas na gruta de Dáurignac no departamento do Haute, ao sul da França. Registros idênticos também foram encontrados no Brasil, no município de Raimundo Nonato, no Piauí.
  • Jan 2, 1494

    Marco básico na evolução da Contabilidade

    Marco básico na evolução da Contabilidade
    Em 1494, Luca Pacioli publica, em Veneza, a Summa de Aritimética Geometria, Proportioni et Proporgionalitá, na qual se distingue, para a história da Contabilidade, o Tractatus de Computis et scripturis, marco básico na evolução da Contabilidade. Nesse tratado, talvez pela primeira vez, o método contábil é explicado integralmente a partir do inventário.
  • Maior vulto da Contabilidade

    Em 1891, Fábio Besta inicia a era do controle. Besta foi o primeiro e é o maior contador moderno. Ele desenvolve a teoria materialística das contas. Juntamente com Pacioli, é o Em 1891, Fábio Besta inicia a era do controle. Besta foi o primeiro e é o maior contador moderno. Ele desenvolve a teoria materialística das contas. Juntamente com Pacioli, é o maior vulto da Contabilidade.
  • A primeira escola de Contabilidade no Brasil

    A primeira escola de Contabilidade no Brasil
    A primeira escola de Contabilidade no Brasil reconhecida pelo decreto 1.339 de 09/01/1905 e dava ao aluno concluinte o diploma de guarda-livros e perito judicial foi a escola de Comércio do Rio de Janeiro.
  • Predominância americana dentro da Contabilidade

    A partir de 1920, inicia-se a fase de predominância americana dentro da Contabilidade, também auxiliada pelo poderio econômico e político da grande nação.
  • O primeiro curso superior em Ciências Contábeis

    O primeiro curso superior em Ciências Contábeis
    O primeiro curso superior em Ciências Contábeis foi criado pelo decreto nº 7.988 de 22/09/1945.
  • Muda a denominação

    Muda a denominação
    O decreto nº 8.191 de 20/11/1945 muda a denominação de guarda-livros para Técnico em Contabilidade.
  • Criação dos Conselhos

    Criação dos Conselhos
    O Decreto-lei 9.295 de 27/05/1946 criou o Conselho Federal de Contabilidade, os Conselhos Regionais de Contabilidade, com a finalidade de habilitar e fiscalizar o exercício da profissão contábil, e definiu as atribuições de Contador e de Técnico em Contabilidade.
  • A Aprovação do Código de Ética Profissional

    A Aprovação do Código de Ética Profissional
    A Resolução do CFC nº 290/70, de quatro de setembro aprova o Código de Ética Profissional, alterado pela Resolução CFC nº 803/96, de dez de outubro, dispõe sobre a ética profissional do contabilista.
  • Os Privilégios Profissionais do Contabilista

    A Resolução do CFC nº 560 de 28/09/83 dispõe sobre as privilégios profissionais do contabilista, de que trata o artigo 25 do Decreto-Lei 9295/46.
  • O Sigilo do Perito

    O Sigilo do Perito
    De acordo com a Resolução CFC nº. 733/92 22/10/1992 O Sigilo do Perito , o perito contábil deve respeitar e assegurar o sigilo do que apurar durante a execução de seu trabalho, não divulgando em nenhuma circunstância, salvo quando houver obrigação legal de fazê-lo, dever que se mantém depois de entregue o laudo ou terminados os compromissos assumidos.
  • A Prova Pericial

    A prova pericial é obtida mediante procedimentos determinados pela Resolução do CFC 858/99. 21/10/1999 Prova Pericial Tem como objetivo primordial mostrar a verdade dos fatos do processo na instância decisória e é utilizada se o objeto da questão o requerer.
  • HABILITAÇÃO PROFISSIONAL

    HABILITAÇÃO PROFISSIONAL
    O perito deve comprovar sua habilitação profissional por intermédio da Declaração de Habilitação Profissional – DHP, de que trata a Resolução CFC nº. 871/00. É permitida a utilização da certificação digital, em consonância com a legislação vigente e as normas estabelecidas pela Infra Estrutura de Chaves Públicas Brasileiras - ICP-Brasil. 23 Mar 2000.
  • Criação de Normas de Perícia Contábil

    4/09/2009 Foram instituídas as normas de procedimentos de Perícias Contábeis: NBC TP 01 e NBC PP 01.
  • A Retomada do Exame de Suficiência Contábil

    A Retomada do Exame de Suficiência Contábil
    O foi criado em 1999 e o primeiro período de avaliações durou até o ano de 2004, ano
    que o exame foi suspenso. Em 2010 o projeto de lei do exame de suficiência contábil (lei 12.249/2010) foi aprovado, retomando as avaliações em 2011. Atualmente, estamos indo para a 13ª avaliação que ocorrerá em 26/03/2017.
  • Os Sistema CFC/CRCs atingirá a marca de 500 mil profissionais registrados

    Os Sistema CFC/CRCs atingirá a marca de 500 mil profissionais registrados
    Em 18/04/2013, o Sistema CFC/CRCs atingirá a marca de 500 mil profissionais registrados. Tendo em vista o grande número de profissionais e a importância deles para o desenvolvimento econômico do país.
  • Criação de Cadastro Nacional de Peritos Contábeis

    Criação de Cadastro Nacional de Peritos Contábeis
    Cria-se o Cadastro Nacional de Peritos Contábeis (CNPC) do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) em 19/02/2016 RESOLUÇÃO CFC Nº 1.502/2016.
    Os contadores que exercem atividades de perícia contábil terão até 31 de dezembro de 2016 para se cadastrarem no cadastro Nacional de Peritos Contábeis do CFC, por meio dos portais dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) e no portal do CFC.