Ilustracao mecanismos reacoes organicas 54383610249de

Linha do tempo - Química Orgânica

By Darlog
  • 7000 BCE

    Primeira Reação Orgânica-Fogo

    Primeira Reação Orgânica-Fogo
    Estudos recentes dos povos primitivos indicam que a produção do fogo pelo Homo erectus, o ancestral imediato do homem moderno, só aconteceu no período neolítico, cerca de 7 mil anos AC. O Homo erectus descobriu uma forma de produzir as primeiras faíscas, através do atrito de pedras ou pedaços de madeira.
  • 3500 BCE

    Descoberta do carbono

    Descoberta do carbono
    O carbono foi descoberto na pré-história e foi conhecido na forma de fuligem e brasa nas civilizações humanas mais antigas. Os diamantes foram conhecidos provavelmente em aproximadamente 2500 a.C. na China, onde o carbono na forma de carvão foi feita na civilização romana com o mesmo processo químico que é utilizado até a atualidade, pela queima de madeira em uma pirâmide com argila para diminuir a quantia de ar atmosférico.[12][13]
  • 3200 BCE

    Egito

    Egito
    Na Civilização Egípcia a utilização de produtos e técnicas “científicas” era amplamente difundida: utilizavam o índigo (proveniente do anil) e a alizarina para tingir têxteis.

    Na Bíblia existem descrições relativas à fermentação das uvas para produzir álcool etílico, assim como da utilização do vinho para produzir vinagre.
  • 1250 BCE

    China Antiga

    China Antiga
    ratamento preventivo e natural para a cura de muitas doenças, a medicina chinesa envolve procedimentos para a prevenção e controle de vários problemas de saúde. Diretamente do outro lado do mundo, as técnicas são utilizadas, inclusive, em tratamentos de fisioterapia.
    A medicina tradicional chinesa envolve um conjunto de procedimentos para tratamento de problemas mais sérios, como acupuntura, exercícios como RPG e pilates, ervas chinesas e tratamento com ventosas.
  • Nicolas Lémery

    Nicolas Lémery
    1675: Lemery - As substâncias encontradas na natureza eram divididas, em três grandes reinos: Animal, Vegetal e Mineral. Tanto o reino vegetal como o reino animal são constituídos por seres vivos ou orgânicos.
  • Descoberta do Hidrogênio

    Descoberta do Hidrogênio
    Foi descoberto pelo físico e químico britânico Henry Cavendish, em 23 de fevereiro de 1766. Suas principais aplicações industriais são a refinação de combustíveis fósseis (por exemplo, o hidrocracking) e a produção de amoníaco (usado principalmente para fertilizantes).
  • Carl Wilhelm Scheele

    Carl Wilhelm Scheele
    1769: Scheele - Conseguiu isolar compostos orgânicos de produtos animais e vegetais: uva → ácido tartárico
    limão → ácido cítrico
    leite → ácido lático
    gordura → glicerina
    urina → uréia
  • Descoberta Nitrogênio

    Descoberta Nitrogênio
    Foi descoberto em 1772 por Daniel Rutherford, na Escócia, desenvolveu um processo de extração de nitrogênio do ar e a produção de amônia (NH3) para ser usada como fertilizante do solo.
    O nitrogênio obtido pela liquefação e destilação fracionada do ar, é uma fonte ilimitada de matéria prima para a preparação de seus composto, ele ocorre em menor quantidade na crosta terrestre em alguns minerais
  • Inicio do Estudo da Química Orgânica-Torbern Olof Bergman

    Inicio do Estudo da Química Orgânica-Torbern Olof Bergman
    O estudo da Química Orgânica  foi proposto em 1777 pelo químico sueco Torbern Olof Bergman época onde a química orgânica era definida como um ramo químico que estudava apenas  os compostos extraídos dos organismos vivos.
    No mesmo ano Torbern Olof Bergman dividiu a química orgânica em dois troncos:
    Química Orgânica: que estuda compostos obtidos diretamente dos seres vivos,
    Química Inorgânica: que estuda os compostos de origem mineral.
  • Descoberta do Oxigênio

    Descoberta do Oxigênio
    Em 1778, foi descoberto um novo gás – mais tarde denominado oxigênio pelo químico francês Antoine Lavoisier.
    Na época, apesar de desconhecer a importância de sua descoberta, Priestley acabou acertando ao relatar sua experiência: “Ao aspirar este ar me senti leve e descansado. Quem sabe um dia ele venha a ser um artigo de luxo. Por enquanto, só eu e dois ratos tivemos o privilégio de respirá-lo”. TUDO SOBRE
  • Compostos Orgânicos e Combustão-Antoine Lavoisier

    Compostos Orgânicos e Combustão-Antoine Lavoisier
    1784: Lavoisier – Verificou que a combustão de todo composto orgânico originava sempre gás carbônico e água, com isso deduziu que as plantas e os animais continham o elemento carbono, e também poderiam ter hidrogênio e oxigênio e, às vezes, nitrogênio, enxofre e fósforo. Esses elementos foram chamados de elementos organóides (isto é, geradores dos seres vivos). Lavoisier estava interessado em saber como é que estes elementos poderiam originar os compostos orgânicos.
  • Força Vital-Jöns Jakob Berzelius

    Força Vital-Jöns Jakob Berzelius
    No ano de 1807, o químico sueco Jöns Jakob Berzelius lançou a teoria da força vital, também conhecida como Vitalismo, que defendia a ideia de que apenas os seres vivos são capazes de produzir compostos orgânicos, ou seja, tais substâncias não poderiam, de nenhuma maneira, ser produzidas artificialmente. Segundo Berzelius, os compostos orgânicos eram produzidos a partir de uma “força vital” característica dos organismos vivos, o que impossibilitava a síntese dos mesmos.
  • Jons Jacob Berzelius ,

    Jons Jacob Berzelius ,
    Jons Jacob Berzelius , em 1815, isolou pela primeira vez os elementos silício (1823), zircônio (1824) e titânio (1825). Formulou a teoria da força vital, segundo o qual somente os seres vivos são capazes de produzir compostos orgânicos.
  • Friedrich Wöhler,

    Friedrich Wöhler,
    Em 1828, após várias tentativas, um dos discípulos de Berzelius, mais precisamente Friedrich Wöhler, conseguiu por acaso obter uma substância encontrada na urina e no sangue, conhecida pelo nome de uréia.
    Wöhler obteve essa substância a partir do cianato de amônio (composto inorgânico) começando assim a queda da teoria da força vital.A partir daí, surgiu a ideia de que os compostos orgânicos podiam ser sintetizados sem a participação direta dos seres vivos.
  • Freedrich August Kekulé 1857/1865

    Freedrich August Kekulé 1857/1865
    Freedrich August Kekulé concluiu que o conceito de química orgânica proposto por Bergman era inadequado e propôs uma nova definição, a qual é aceita até hoje: a de que a química orgânica é a parte da química que estuda os compostos de carbono.
  • August Kekulé

    August Kekulé
    Tetracovalência constante: Nos compostos orgânicos, o carbono é sempre tetracovalente, exercendo 4 ligações. As quatro valências do carbono são iguais: Esse postulado explica por que existe um só clorometano (H3CCl), pois, qualquer que seja a valência que o carbono troque com o cloro, ou qualquer que seja a posição do cloro, obtém-se um só composto. Qualquer uma dessas estruturas, receberá o nome de clorometano.
    Os átomos de carbono podem unir-se entre si formando cadeias
    carbônicas.
  • Queda da Teoria da Força vital-Marcellin Pierre Eugene Berthelot

    Queda da Teoria da Força vital-Marcellin Pierre Eugene Berthelot
    Em 1866 Marcellin Pierre Eugene Berthelot obteve por aquecimento a polimerização do acetileno em benzeno, derrubando totalmente a teoria da força vital.
  • grandeVan’t Hoff e Le Bel

    grandeVan’t Hoff e Le Bel
    A Forma Tetraédrica do metano: grandeVan’t Hoff e Le Bel propuseram que os átomos de carbono do metano estão arranjados de maneira a formar um tetraedro regular, onde os ângulos formados entre as ligações são de 109º28'
  • Ligações Químicas-Gilbert Newton Lewis

    Ligações Químicas-Gilbert Newton Lewis
    Em 1916 explicações mais adequadas para as ligações químicas em compostos orgânicos através do compartilhamento de um par de elétrons por dois átomos.
  • Inicio da Tese sobre Origem da VIda-Aleksandr Oparin

    Inicio da Tese sobre Origem da VIda-Aleksandr Oparin
    Em 1923, um cientista russo chamado Aleksandr Oparin formulou uma nova hipótese para explicar a origem da vida.
    Por seus estudos de astronomia, Oparin sabia que na atmosfera do Sol, de Júpiter e de outros corpos celestes, existem gases como o metano, o hidrogênio, o gás carbônico e a amônia. Esses gases são ingredientes que oferecem carbono, hidrogênio e nitrogênio. Para completar estava faltando o oxigênio, então pensou na água.
  • Teoria confirma sobre Origem da vida

    Teoria confirma sobre Origem da vida
    O grande feito do cientista foi realizado em 1952, sob a supervisão de Harold Urey (1893-1981 . Num recipiente projetado para ser uma versão artificial da atmosfera terrestre primitiva - uma mistura de hidrogênio, água, amônia e metano, a dupla disparou cargas elétricas para simular o efeito de raios, e o resultado, após uma semana, foi o surgimento espontâneo de glicina e a alanina moléculas orgânicas complexas que servem de tijolos para as proteínas das quais a vida depende para existir.
  • Química do Carbono- Produção de Remédios

    Química do Carbono- Produção de Remédios
    Foram precisos cerca de 4,5 bilhões de anos de luz solar e compostos de carbono para formar a vida atualmente existente na Terra. O ser humano, um neófito, existe na Terra há apenas alguns milhões de anos e, no espaço de somente 100 anos, aprendeu a transformar compostos de carbono em medicamentos, combustíveis e produtos industriais em larga escala.