Aaaaaaaaaa

Quimica Organica

  • oque e a Quimica Organica?

    oque e a Quimica Organica?
    Originalmente proposta em 1777 pelo químico sueco Torbern Olof Bergman, a química orgânica foi primeiramente definida como um ramo químico que estudava os compostos extraídos dos organismos vivos, contrastando com a química inorgânica, que tratava dos compostos existentes no então chamado "reino mineral".
  • Atomo de carbono

    Atomo de carbono
    O carbono possui seis elétrons, sendo quatro destes localizados em sua camada de valência. o carbono, tetravalente, realiza quatro ligações covalentes para adquirir sua estabilidade química. Pode-se ligar com outros átomos de carbono,assim forma tipos inúmeros de cadeias. O átomo de carbono se liga a hidrogênio e, a outros elementos comuns em compostos orgânicos como o oxigênio(O), nitrogênio(N),enxofre (S),halogênios (Cl, Br, F, I)
  • Estrutura do carbono

    Estrutura do carbono
    O carbono forma estruturas tetraédricas. Nestas estruturas, o átomo de carbono localiza-se no centro de tetraedros regulares e seus ligantes ocupam os vértices. As ligações formam, entre si, ângulos de 109,5º, como ilustrado abaixo. Esta é a angulação mais estável para estruturas contendo carbono. Em cadeias cíclicas, as ligações entre carbonos apresentam ângulos inferiores a 109º5, o que as tornam mais fracas.
  • O carbono

    O carbono
    O carbono é, o elemento essencial da química orgânica e uma das suas propriedades é o fato de realizar quatro ligações covalentes, por isso, ele é considerado como elemento tetravalente. Além disso, os átomos de carbono se ligam entre si, formando longas cadeias. Classificação;
    * Carbono primário: liga-se a um outro carbono;
    * Carbono secundário: liga-se a dois outros carbonos;
    * Carbono terciário: liga-se a três outros carbonos;
    * Carbonos quaternários: liga-se a quatro outros carbonos.
  • classificacao do carbono

    classificacao do carbono
    O carbono pode ser classificado de acordo com o número de ligações que realiza com outros átomos de carbono. As classificações são realizadas da seguinte maneira:
    • Carbono primário: liga-se a um átomo de carbono
    • Carbono secundário: liga-se a dois átomos de carbono
    • Carbono terciário: liga-se a três átomos de carbono
    • Carbono quaternário: se liga a quatro átomos de carbono
  • Tipos de ligacoes

    Tipos de ligacoes
    Ligacao realizada por interpenetração de orbitais no mesmo eixo de ligação, a ligação será do tipo σ; quando a ligação for realizada por interação de orbitais p paralelos entre si, a ligação realizada será do tipo π. Quando dois átomos unidos por ligação covalente fazem ligação do tipo σ ou π.
    Regra:
    •Ligações simples são do tipo σ
    •Em ligações duplas, uma das ligações é do tipo σ e a adicional é do tipo π
    •No caso de ligação tripla, uma das ligações é do tipo σ e duas são do tipo π
  • Reacoes Orgânicas

    Reacoes Orgânicas
    Com a descoberta do petróleo e a sua separação em frações de acordo com a diferença no ponto de ebulição de seus componentes a indústria farmacêutica teve seu início com a fabricação do ácido acetilsalicílico (mais conhecido como aspirina).Exemplos de reações orgânicas e aplicações tenham sido frequentemente fortuitos testemunhou estudos sistemáticos de compostos orgânicos. A síntese total de compostos naturais começou com ureia, e a complexidade aumentou com a obtenção da glicose e o terpineol.
  • Composto Organico

    Composto Organico
    Quimica Organica se denominou assim por estudar compostos que eram encontrados somente em organismos vivos, como animais e vegetais. Porém, essa definição ficou ultrapassada e precisou ser substituída porque, em 1825, o médico alemão Friedrich Wöhler conseguiu sintetizar em laboratório a ureia ((NH2)2CO),que é um composto orgânico de origem animal. Com isso, ficou comprovado que as substâncias orgânicas não eram exclusivamente de origem vegetal ou animal,mas também poderiam ser artificiais.
  • Friedrich Wohler

    Friedrich Wohler
    Em 1828, Friedrich Wöhler, discípulo de Berzelius, a partir do aquecimento de cianato de amônio, produziu a ureia, composto existente na urina animal. Isto é, Wöhler demonstrou ser possível a síntese de um composto orgânico, a ureia, a partir de um composto inorgânico, o cianato de amônio. Tal processo ficou conhecido como síntese de Wöhler e, com essa descoberta, a teoria da força vital perdeu força.A partir daí, a Química Orgânica passou a se referir apenas ao estudo dos compostos de carbono.
  • Descobertas

    Descobertas
    Em 1845 Adolph Kolbe conseguiu realizar a primeira sintese de um composto organico o acido aceptico a apartir de seus elementos componentes. Onze anos depois o quimico ingles william perkim ao tentar fabricar o 'quinino' fabricou acidentalmente o corante organico conhecido como mauveina. Depois de um grande sucesso financeiramente,
    com essa descoberta os interesses e estudos aumentou significantemente.
  • Experiência

    Experiência
    Em seguida, Pierre Eugene Marcellin Berthelot realizou uma série de experiências a partir de 1854 e, em 1862, sintetizou o acetileno. Em 1866, Berthelot obteve, por aquecimento, a polimerização do acetileno em benzeno e, assim, é derrubada a teoria da força vital.
    Devido à inadequação da definição de Bergman para a química orgânica, o químico alemão Friedrich August Kekulé propôs, em 1858, a definição aceita atualmente.
  • Gustaf Komppa

    Gustaf Komppa
    Em , 1907, cânfora obtida por sintese total foi comercializada pela primeira vez por Gustaf Komppa. A partir do seculo XX , o progresso da quimica organica, permitiu a sintese de moleculas altamente complexas ao mesmo tempo os polimeros e as enzimas foram reconhecidos, como grandes moleculas orgânicas e foi mostrado que o petroleo possuia origem biologica.
  • Estado alotropico

    Estado alotropico
    São conhecidas quatro formas alotrópicas do carbono além da amorfa:grafite,diamante fulerenos e nanotubos. Em 22 de março de 2004 se anunciou a descoberta de uma quinta forma alotrópica: (nanoespumas).A forma amorfa é essencialmente grafite,porque não chega a adotar uma estrutura cristalina macroscópica.Esta é a forma presente na maioria dos carvões e na fuligem.Exemplos de alotrópicos do carbono:
    a) diamante;b) grafite;c) lonsdaleíta;d, e, f) fulerenos;g) carbono amorfo;h) nanotubo de carbono.