Download

História da Química Orgânica

  • 1340

    Alquimia na idade média

    Alquimia na idade média
    Os alquimistas avançaram por meio de estudos alquímicos que voltavam para a observação da natureza, experimentos, procedimentos químicos, utilização de materiais, buscando o elixir da vida e a pedra filosofal. Sendo praticada por vários membros da igreja católica, como o papa João XXII.
  • 1350

    Principais alquimistas da idade média

    Principais alquimistas da idade média
    Maria, a Judia (séc. II a.C): alquimista e filósofa grega
    Nicolas Flamel (1340-1418): alquimista e escrivão francês
    Caterina Sforza (1463-1509): alquimista italiana
    Paracelso (1493-1541): alquimista, médico e astrólogo suíço alemão
    Marie Meurdrac (1610-1680): alquimista e química francesa
    Conde de St. Germain (1712-1784): alquimista, ourives e músico romeno
    Alessandro Cagliostro (1743-1795): alquimista e maçom italiano
  • Definição

    Definição
    Definida como o ramo da qúimica voltado aos estudos de compostos extraídos dos organismos vivos. Foi definido pelo sueco Torbern Olof
  • Berzelius e a Força Vital

    Berzelius e a Força Vital
    Neste ano, Jöns Berzelius formulou a teoria da Força Vital. Que nela dizia que somente os sistemas vivos produziria, substâncias orgânicas.
  • Michel Chevreul e a sintetização

    Michel Chevreul e a sintetização
    Neste ano, o frânces Michel Chevreul se tornou um dos primeiros cientistas a sintetizar substâncias orgânicas a partir de outras.
  • Síntese de Whöler

    Síntese de Whöler
    Friedrich Whöler, um dos discípulos de Bezelius, produziu a ureia, presente em maior parte dos mamíferos, fazendo assim, a sintetização de um composto químico, ficando conhecida como síntese de Whöler, o que ajudou demais para a história da química orgânica.
  • August Kekulé

    August Kekulé
    1857, quiçá o ano mais importante pra química orgânica atual. Neste ano onde o grande cientista Friedrich August Kekulé, desenvolveu a teoria atualmente aceita, onde afirma que o carbono é tetravalente, forma cadeias e se unem em simples, duplas e triplas.
  • Avanço tecnológico e químico

    Avanço tecnológico e químico
    No século XX, nos Estados Unidos, onde ocorreu um maior desenvolvimento tecnológico devido ao avanço da industrialização, foi possível o avanço científico, dando possibilidade ao descobrimento de novos compostos, como tipos de plásticos, náilom, teflon e outros.
  • Atualmente

    Atualmente
    Como dito, atualmente a teoria aceita é a de Kekulé. E alguns exemplos de compostos químicos no meio em que vivemos são síntese de fármacos, polímeros e fertilizantes. Esses materiais que ajudam em várias tecnologias, como a Nanotecnologia, tecnologia de ponta utilizada por diversas áreas, principalmente a espacial.
  • Carbono Tetraédrico

    Carbono Tetraédrico
    O carbono que é de onde são derivados vários compostos orgânicos, tendo como base a sua formação. Assim, os compostos orgânicos são formados por ligações covalentes, existindo as moléculas naturais e artificiais.