Linha do tempo - 1946 -> 1964

  • Greve dos 100 mil

    Greve dos 100 mil
    O estado de São Paulo contabiliza mais de 100 mil operários em greve, somente na capital e na região do ABC. Em Santo André e São Bernardo, 10 mil operários, dos setores de frigoríficos e de artefatos de borracha, interrompem suas atividades. No setor têxtil, cerca de 50 mil trabalhadores cruzam os braços, numa paralisação que começou dia 30 de janeiro.
  • Nova Constituição

    Nova Constituição
    É promulgada a nova Constituição do Brasil, pouco mais de sete meses após a abertura dos trabalhos da Assembleia Nacional Constituinte. Considerada a Carta Magna mais democrática da nossa história até aquele momento, a Constituição de 1946 assentaria a base para a reorganização das instituições nacionais, limitando o poder do Executivo, que se hipertrofiara no Estado Novo, com o fechamento do Congresso e a extinção da Justiça Federal.
  • PSB - Partido da Esquerda Democrática

    PSB - Partido da Esquerda Democrática
    A 2ª Convenção Nacional da Esquerda Democrática, reunida no Rio, decide fundar o Partido Socialista Brasileiro (PSB). O ato conclui o processo de formação partidária que se iniciara dois anos antes com a criação da frente “Esquerda Democrática” (ED), que, por seu caráter de oposição ao governo de Getúlio Vargas, vinculara-se inicialmente à União Democrática Nacional (UDN) e apoiara a candidatura do brigadeiro Eduardo Gomes à Presidência
  • Direitos Humanos - ONU

    Direitos Humanos - ONU
    As Nações Unidas declaram: “Todos os homens nascem livres e iguais em dignidade e direitos; são dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade”. Este é o artigo primeiro da Declaração Universal dos Direitos Humanos, assinada pela maioria dos países da Organização das Nações Unidas.
  • "Cristianizado"

    "Cristianizado"
    Lançado por Dutra à sucessão, Cristiano Machado sofre abandono do partido É lançada, pelo Partido Social Democrático (PSD), a candidatura do mineiro Cristiano Machado à Presidência da República. Indicado pelo presidente Dutra para ocupar a sua vaga no palácio do Catete, Machado sofre, no entanto, oposição da ala getulista do partido e enfrenta grandes dificuldades para formar alianças.
  • Volta Getúlio

    Volta Getúlio
    O palco está montado. Do alto das escadarias do Monumento da Independência, em São Paulo, o governador Ademar de Barros toma o microfone e, dirigindo-se à multidão, anuncia que abre mão de disputar a Presidência e recomenda o voto no ex-presidente Getúlio Vargas.
  • Petrobrás

    Petrobrás
    O presidente Getúlio Vargas sanciona a lei que cria a Petróleo Brasileiro S/A, a Petrobrás, e institui o monopólio estatal da exploração, extração, refino e transporte de óleo bruto. O projeto já havia tramitado 22 meses na Câmara e no Senado.
    A proposta original do governo causou polêmica porque criava a Petrobrás como empresa de economia mista (com 51% de participação do governo) e não instituía o monopólio estatal.
  • RIP Getúlio Vargas - Suicídio interrompe golpe, que já era comemorado com champanha por Lacerda.

    RIP Getúlio Vargas - Suicídio interrompe golpe, que já era comemorado com champanha por Lacerda.
    De manhã, o presidente Getúlio, de pijamas, sai do seu quarto no palácio do Catete, vai até o gabinete de trabalho e volta com um envelope. Pouco tempo depois, um tiro. O filho, Lutero, corre para os aposentos do pai encontra Getúlio caído na cama, com um revólver perto da mão direita. Na altura do coração, um buraco da bala e uma mancha de sangue. Encostado no abajur, sobre o criado-mudo, estava o envelope contendo a carta que amigo, explica: não é um lamento, mas um manifesto político.
  • PSD confirma JK para disputar a presidência

    PSD  confirma JK para disputar a presidência
    Após um período de intensa disputa interna e de resistência às pressões dos militares e da UDN — fortalecidas no curto governo de Café Filho —, o PSD homologa a candidatura do governador de Minas Gerais, Juscelino Kubitschek, à Presidência da República, por 123 votos a zero, com 36 abstenções.
    Juscelino havia anunciado sua intenção de concorrer ao palácio do Catete menos de 90 dias após a morte do Getúlio Vargas — no dia do enterro, já recebera o apoio de Tancredo Neves e Osvaldo Aranha.
  • Lott aborta golpe e assegura posse de JK - Ministro da Guerra põe tropas na rua pela legalidade; Congresso decreta estado de sítio

    Lott aborta golpe e assegura posse de JK - Ministro da Guerra põe tropas na rua pela legalidade; Congresso decreta estado de sítio
    Uma rápida intervenção do ministro da Guerra, general Henrique Teixeira Lott, interrompe um golpe em andamento que visava impedir a posse do presidente eleito, Juscelino Kubitschek (PSD), e do vice, João Goulart (PTB). Desde o momento em que as urnas foram abertas, com a vitória de JK, a oposição deixou claro que estava disposta a qualquer coisa para impedir a coligação getulista PSD-PTB e especialmente João Goulart, herdeiro político de Getúlio, de voltar ao poder.
  • Lott manda prender o General Távora - Ex-candidato ao Catete violou proibição de opiniões políticas; ordem partiu de JK

    Lott manda prender o General Távora - Ex-candidato ao Catete violou proibição de opiniões políticas; ordem partiu de JK
    O ministro de Guerra, general Henrique Teixeira Lott, decreta a prisão domiciliar do general Juarez Távora, ex-candidato a presidente da República, por 48 horas. Távora é punido por transgredir a proibição de pronunciamentos políticos por parte de oficiais das Forças Armadas.
  • greve geral paralisa estado de São Paulo - Jânio chega a apoiar movimento, mas recua quando ele vira a Greve dos 400 Mil

    greve geral paralisa estado de São Paulo - Jânio chega a apoiar movimento, mas recua quando ele vira a Greve dos 400 Mil
    Trabalhadores do estado de São Paulo decretam greve geral. O movimento reivindica 45% de reajuste salarial e políticas contra aumento de preços de produtos de consumo popular.
    Era o ápice de um período de ebulição sindical iniciado pela articulação de várias categorias em torno da Aliança Intersindical por Aumento de Salário e contra a Carestia.
  • Eleições 1958: PTB cresce no meio rural

    Eleições 1958: PTB cresce no meio rural
    O Brasil realiza eleições para 11 governos estaduais, um terço das vagas do Senado, a Câmara dos Deputados, as Assembleias Legislativas e a Câmara de Vereadores do Distrito Federal. O resultado consagraria o sucesso da estratégia do PTB de crescer entre o eleitorado do campo, até então dominado pelo PSD, e ilustra o distanciamento cada vez maior entre as duas forças políticas que deram sustentação tanto ao governo democrático de Getúlio Vargas quanto ao de Juscelino Kubitschek.
  • IBAD custeia eleição da direita no Brasil - Órgão ligado à CIA elege grande bancada e investe em propaganda golpista

    IBAD custeia eleição da direita no Brasil -  Órgão ligado à CIA elege grande bancada e investe em propaganda golpista
    É fundado, no Rio de Janeiro, o Instituto Brasileiro de Ação Democrática (Ibad), organização conservadora e anticomunista vinculada à Agência Central de Informações (CIA) norte-americana.A partir da posse de João Goulart na Presidência da República, em 1961, o Ibad intensificaria suas ações com o objetivo de estimular, na sociedade brasileira, um amplo processo de mobilização anticomunista e de oposição ao governo e suas reformas.
  • Juscelino sofre nova tentativa de golpe

    JK enfrenta, de novo, uma conspiração articulada pelos mesmos revoltosos de Jacareacanga, que ele anistiara em 1956. Os sedicioso consideravam o governo conivente com o comunismo, eram contra a permanência no Ministério da Guerra do general Henrique Teixeira Lott , a quem não perdoavam pelo “contragolpe preventivo” de 11 de novembro de 1956, que garantiu a posse de JK, e consideravam a aliança PSD-PTB um indesejado legado getulista.
  • Jânio é presidente, mas o vice é o Jango

    Jânio é presidente, mas o vice é o Jango
    Pela primeira vez desde a proclamação da República, um candidato de oposição vence as eleições presidenciais: Jânio Quadros. Chega assim ao poder, encabeçando uma aliança com vários pequenos partidos, a União Democrática Nacional (UDN) — a mesma que tentara impedir a posse de Juscelino, em 1955, e cuja oposição desmedida levara Getúlio Vargas ao suicídio, em 1954.
  • Jânio renuncia e surpreende o país

    Jânio renuncia e surpreende o país
    Em curta mensagem enviada ao Congresso nacional por meio do ministro da Justiça, Oscar Pedroso Horta, o presidente Jânio Quadros renuncia ao mandato de presidente da República. Em outra mensagem, anexa à primeira, Jânio se declara “esmagado pelas forças” que o “intrigam” e o “difamam”.
    Era 25 de agosto de 1961, Dia do Soldado, uma sexta-feira. o presidente compareceu ao desfile militar na Esplanada dos Ministérios, passou a tropa em revista, ouviu a leitura da ordem do dia e hasteou a bandeira.
  • Jango assume, com menos poderes - Presidente aceita parlamentarismo; premiê será Tancredo Neves

    O vice-presidente João Goulart assume a Presidência em substituição a Jânio Quadros, que renunciou há 13 dias. Seus poderes como presidente, porém, estão reduzidos pela emenda constitucional que instituiu o parlamentarismo.
  • POPULAÇÃO RECHAÇA O PARLAMENTARISMO 82% dos votos conferem a Jango a chefia de governo e os poderes presidenciais

    As urnas reprovam o arranjo de ocasião montado no Brasil para limitar os poderes do presidente João Goulart durante a tentativa de golpe de Estado de 1961. Apenas 18% dos votos válidos apoiam a solução parlamentarista; 82% manifestam-se pela volta do presidencialismo.
  • GOLPE MILITAR DEPÕE GOVERNO CONSTITUCIONAL 1º de abril de 1964: o primeiro dia de uma ditadura militar que durou 21 anos

    Na noite de 31 de março, o general Olímpio Mourão Filho, comandante da 4ª Divisão de Infantaria, sediada em Juiz de Fora (MG), manda sua tropa marchar em direção ao Rio, precipitando o golpe que vinha sendo articulado por generais, empresários e governadores de oposição ao governo Jango. No dia seguinte, as tropas que partiram do Rio para garantir a ordem confraternizaram-se com os rebeldes.