Leitura Cronologica

  • Period: to

    Presidência de Jânio Quadros

    Jânio da Silva Quadros[foi um advogado, professor e político brasileiro. Foi o vigésimo segundo presidente do Brasil, entre 31 de janeiro de 1961 e 25 de agosto de 1961, data em que renunciou. Jânio condecorou, no dia 19 de agosto de 1961, com a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul Ernesto Che Guevara, se envolvendo em diversas polemicas
  • Renúncia de Jânio

    No dia 21 de agosto de 1961 Jânio Quadros assinou uma resolução que anulava as autorizações ilegais outorgadas a favor da empresa Hanna e restituía as jazidas de ferro de Minas Gerais à reserva nacional. Quatro dias depois, os ministros militares pressionaram a Quadros a renunciar: «Forças terríveis se levantaram contra mim…», dizia o texto da renuncia.
  • Period: to

    O Período do Parlamentarismo

  • Period: to

    Parlamentarismo de Trancredo Neves

    Tancredo Neves foi um político brasileiro, tendo sido o 33º primeiro-ministro do Brasil (o primeiro do período republicano) e presidente da república eleito mas não empossado.Após a renúncia do presidente Jânio Quadros, em 25 de agosto de 1961, articulou a instalação do parlamentarismo evitando que João Goulart fosse impedido de assumir a Presidência por um golpe militar.
  • Period: to

    Parlamentarismo de Brochado da Rocha

  • Period: to

    Parlamentarismo de Hermes Lima

    O presidente Jango nomeou Hermes Lima primeiro-ministro, cargo que ocupou de 18 de setembro de 1962 a 24 de janeiro de 1963, quando o plebiscito destinado à escolha do regime determinou a volta ao presidencialismo.
  • Plebiscito

    o Plebiscito foi o momento de escolha para qual tipo de organização o Brasil tomaria para si, sendo decidido a volta ao governo presidencialista abrindo mão do parlamentarismo. Jango assume o cargo de presidente sem limitação alguma por meio do senado.
  • Period: to

    Ditadura Militar

    Ditadura militar ou regime militar é uma forma de governo autoritário onde o poder político é efetivamente controlado por militares.
  • Comício da Central do Brazil

    O Comício da Central, foi um comício realizado no dia 13 de março de 1964 na cidade do Rio de Janeiro, na Praça da República, situada em frente à estação da Central do Brasil,Na ocasião, Jango assinou dois decretos, com toda a Soberania que a Constituição de 1946 o possibilitava. . O chamado decreto da SUPRA (Superintendência da Reforma Agrária) – declarava sujeitas a desapropriação propriedades subutilizadas, especificando a localização e a dimensão das que estariam sujeitos .
  • Golpe

    Golpe de Estado no Brasil em 1964 designa um conjunto de eventos ocorridos em 31 de março de 1964 no Brasil, que culminaram, no dia 1º de abril de 1964, com um golpe militar que encerrou o governo do presidente democraticamente eleito João Goulart, também conhecido como Jango.
  • AI-1

    após a tomada do poder pelos militares foi instaurado esse ato que fazia a manutenção da Constituição Federal de 1946 no qual tratava o golpe como uma revolução e ficava subentendido como sendo propostas da nação , e não dos militares !
  • Period: to

    Presidência de Castelo Branco

    Humberto Castello Branco foi um militar e político brasileiro. Foi o 26º Presidente do Brasil, o primeiro do período da Ditadura Militar, tendo sido um dos articuladores do Golpe militar de 1964. Durante seu mandato, o marechal aboliu todos os treze partidos políticos existentes no Brasil, através do Ato Institucional número 2.
  • Period: to

    Presidência de Arthur da Costa e Silva

    Artur Costa e Silva foi um militar e político brasileiro. Foi o 27º Presidente do Brasil, o segundo do período da Ditadura Militar. Seu governo iniciou a fase mais dura e brutal do regime ditatorial militar, promulgado o AI-5, que lhe deu poderes para fechar o Congresso Nacional, cassar políticos e institucionalizar a repressão, visto que no seu governo houve um aumento significativo das atividades subversivas.
  • AI-5

    Com foco no combate a subversão e as ideologias contrarias á revolução , o AI-5 foi uma adoção de medidas divergentes para pessoas subversivas , sendo que no artigo 4 ocorre a suspensao de direitos políticos de quaisquer cidadaõs.
  • AI-13

    O ato institucional n 13, possui uma relação direta com os benefícios dados as forças armadas o mesmo poder concebido ao presidente da República. No então ato os militares tem o poder de banir qualquer indivíduo que por eles seja visto como ameaça ao governo ou incomodo as ações propostas, além da inibiçãodas apreciações sobre qualquer acontecimento derivado ou relacionado ao AI-13
  • AI-17

    Baixado no dia 14 de outubro de 69 o AI-17 tinha como objetivo dar o poder ao Presidente da República de transferir para reserva para reserva,por um período determinado os militares quevenham a atentar contra o regime vigente
  • Period: to

    Presidência de Emílio Garrastazu Médici

    Emílio Garrastazu Médici foi o 28º Presidente do Brasil, o terceiro do período da Ditadura Militar, entre 30 de outubro de 1969 e 15 de março de 1974. Durante o seu governo, o país viveu o chamado "Milagre Brasileiro", caracterizado pelo crescimento de do PIB. Seu governo ficou conhecido como os anos de chumbo graças a repressão a liberdade de expressão .
  • Period: to

    Presidência de Ernesto Geisel

    Ernesto Geisel foi um político e militar brasileiro, tendo sido 29º Presidente do Brasil de 1974 a 1979. Em seu governo extinguiu o AI-5 e preparou o governo seguinte (João Figueiredo) para realizar a anistia política e a volta dos exilados, mas sem que retomassem seus cargos políticos.
  • Emenda Constitucional numero 11

    A emenda constitucional de numero 11, nada mais é do que a organização politica dentro da câmara do deputados e senadores. Esta organização tem como principio, manter a paz e inibir qualquer possível desorganizador.
  • Period: to

    Presidência de João Baptista Figueiredo

    João Baptista Figueiredo era um militar brasileiro, foi o 30º Presidente do Brasil, de 1979 a 1985, e o último presidente do período da ditadura militar no Brasil. Em seu governo concedeu anistia ampla geral aos políticos cassados com base em atos institucionais, permitindo o retorno ao Brasil dos exilados pelo Regime Militar, sua gestão ficou marcada pela grave crise econômica que assolou o Brasil com as altas taxas de juros