Teatro

História do Teatro Ocidental

  • 600 BCE

    Teatro Grego

    Teatro Grego
    Consideram que o teatro nasceu na Grécia Antiga. onde era função social e cívica, o teatro e suas representações estavam associadas às festividades religiosas que saudavam o deus Dionísio.
  • 600 BCE

    Gênero Teatral Grego

    Gênero mais antigo do teatro grego, a tragédia abordava temas associados à religião ou às sagas dos heróis. As tragédias eram compostas por cinco atos.
    A comédia abordava fatos do cotidiano. Baseada na sátira, as comédias apresentavam críticas ao sistema político e às guerras. Só foi reconhecida meio século depois da tragédia.
  • 300 BCE

    Teatro Romano

    Teatro Romano
    Adaptações das peças de comedias gregas. Os temas e objetivos se modificaram um pouco, com a valorização de mais entretenimento e menos assuntos religiosos.
  • 300 BCE

    Gênero Teatral Romano

    Tragédia: era mais diversificado, extenso e sofisticado que os estilos que o precediam, contudo, o interesse em uma tragédia completa.
    Comédia: chamadas fabula palliata, releitura dos originais gregos, os dramaturgos cômicos romanos aboliram o papel do coro, dividindo a trama em episódios, e introduziram o acompanhamento musical ao diálogo.
  • 1100

    Teatro Medieval

    Teatro Medieval
    Seus enredos são retirados da história da bíblia. As representações eram feitas devido as festas do ano litúrgico .
    - Tradição oral
    - Caráter popular
    - Espaço cênico: igrejas e praças
    - Temas sagrados e profanos
    - Usos de máscaras
    - Personagens alegóricos
    - União da dança, música e teatro
  • 1100

    Gênero Teatral Medieval

    Farsas: encenações satíricas, de gosto popular, apoiadas no exagero do aspecto cômico, no humor primário e nos processos grosseiros.
    Soties: representações jocosas, semelhantes às far­sas, com intenção crítica. Sotie deriva de sot, termo francês que significa “tolo”.
  • 1500

    Teatro no Renascimento

    Teatro no Renascimento
    apostou no teatro popular de caráter cômico e burlesco e na exploração de variados temas.
    - Antropocentrismo humanista
    - Textos improvisados
    - Linguagem coloquial
    - Caráter popular e cômico
    - Temas diversificados
  • 1500

    Gênero Teatral Renascentista

    Commedia Dell’Arte: é oposto aos ideais clássicos que surgiam nas artes durante a época da renascença, de caráter popular e itinerante.
    Surgiu na Itália no século XV, onde os atores apresentavam os textos de dramaturgia em locais públicos e tinha personagens fixos, tais como Arlequim, Scaramuccia, Brighela, Pantalone, etc.
  • Teatro Brasileiro

    O início da história do teatro no Brasil tem como referência as manifestações ocorridas durante o século XVI, com a catequização dos indígenas.
  • Teatro no Séc. XVIII

    Teatro no Séc. XVIII
    Renovação temática assuntos contemporâneos ou da história europeia, e não mais mitológicos da história antiga; abandono das unidades de tempo e lugar; desprezo das regras de bom gosto que impediam a exibição de cenas chocantes; emprego de uma linguagem colorida, que assimile inflexões populares e regionais.
  • Romantismo

    As peças românticas caracterizam-se por forte gosto fantástico e do exótico, pelo predomínio da emoção sobre a razão, e por um nacionalismo entranhado.
  • Romantismo no Brasil

    A primeira fase é marcada pelo Nacionalismo e pelo Indianismo, de quem louva a própria pátria. temas românticos como o amor, a natureza e Deus.
    A segunda fase costuma ser chamada de geração Ultrarromântica, poemas demasiado egocêntricos e soturnos, carregando uma abordagem pessimista e melancólica.

    A terceira fase é conhecida como geração Condoreira, os escritores desejavam escapar do tom egocêntrico da geração anterior e olhavam para as questões sociais.
  • Evolução do Teatro Brasileiro

    Evolução do Teatro Brasileiro
    Teatro de Catequese: tinha preocupação mais religiosa que artísticas. As peças eram encenadas em praças, colégios e nas ruas. os artistas e até o povo, saiam nas ruas usando vestimentas típicas, adereços e, mascarados, dançavam, cantavam e tocavam.
    Comédias de Costumes: a partir desse movimento, surgem as comédias de costume, cujo propósito era apontar as situações do País e levar riso aos expectadores.
  • Teatro no Séc. XIX

    Teatro no Séc. XIX
    Desenvolveu um conjunto de convenções dramáticas e teatrais com o objetivo de trazer uma maior fidelidade de vida real para os textos.
    Partiu de um movimento artístico mais amplo, que partilhava muitas escolhas estilísticas com o naturalismo, incluindo um foco em todos os dias (da classe média) drama, fala comum, e as definições comuns.
  • Realismo

    mostrar os fatos da maneira mais real possível, sem abordagens fantasiosas ou idealizadoras.
    - oposição às ideias do romantismo
    - abordagem objetiva
    - reprodução da realidade de maneira fidedigna
    - linguagem comum
    - abordagem de temas sociais e cotidianos
    - preocupação com o presente
    - ausência de heróis: as histórias são protagonizadas por pessoas comuns e não por pessoas idealizadas
    - análise crítica da sociedade
  • Realismo no Brasil

    uma estética de oposição ao Romantismo, valorizando a objetividade e o cientificismo, o autor realista não idealiza mais o tema de suas obras como fazia o romântico.
    O realismo brasileiro acompanha os fundamentos teóricos do:
    - a filosofia positivista
    - o cientificismo
    - o darwinismo
    - o empirismo
    - o distanciamento
    - o determinismo