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600 BCE
Teatro Grego
Consideram que o teatro nasceu na Grécia Antiga. onde era função social e cívica, o teatro e suas representações estavam associadas às festividades religiosas que saudavam o deus Dionísio. -
600 BCE
Gênero Teatral Grego
Gênero mais antigo do teatro grego, a tragédia abordava temas associados à religião ou às sagas dos heróis. As tragédias eram compostas por cinco atos.
A comédia abordava fatos do cotidiano. Baseada na sátira, as comédias apresentavam críticas ao sistema político e às guerras. Só foi reconhecida meio século depois da tragédia. -
300 BCE
Teatro Romano
Adaptações das peças de comedias gregas. Os temas e objetivos se modificaram um pouco, com a valorização de mais entretenimento e menos assuntos religiosos. -
300 BCE
Gênero Teatral Romano
Tragédia: era mais diversificado, extenso e sofisticado que os estilos que o precediam, contudo, o interesse em uma tragédia completa.
Comédia: chamadas fabula palliata, releitura dos originais gregos, os dramaturgos cômicos romanos aboliram o papel do coro, dividindo a trama em episódios, e introduziram o acompanhamento musical ao diálogo. -
1100
Teatro Medieval
Seus enredos são retirados da história da bíblia. As representações eram feitas devido as festas do ano litúrgico .
- Tradição oral
- Caráter popular
- Espaço cênico: igrejas e praças
- Temas sagrados e profanos
- Usos de máscaras
- Personagens alegóricos
- União da dança, música e teatro -
1100
Gênero Teatral Medieval
Farsas: encenações satíricas, de gosto popular, apoiadas no exagero do aspecto cômico, no humor primário e nos processos grosseiros.
Soties: representações jocosas, semelhantes às farsas, com intenção crítica. Sotie deriva de sot, termo francês que significa “tolo”. -
1500
Teatro no Renascimento
apostou no teatro popular de caráter cômico e burlesco e na exploração de variados temas.
- Antropocentrismo humanista
- Textos improvisados
- Linguagem coloquial
- Caráter popular e cômico
- Temas diversificados -
1500
Gênero Teatral Renascentista
Commedia Dell’Arte: é oposto aos ideais clássicos que surgiam nas artes durante a época da renascença, de caráter popular e itinerante.
Surgiu na Itália no século XV, onde os atores apresentavam os textos de dramaturgia em locais públicos e tinha personagens fixos, tais como Arlequim, Scaramuccia, Brighela, Pantalone, etc. -
Teatro Brasileiro
O início da história do teatro no Brasil tem como referência as manifestações ocorridas durante o século XVI, com a catequização dos indígenas. -
Teatro no Séc. XVIII
Renovação temática assuntos contemporâneos ou da história europeia, e não mais mitológicos da história antiga; abandono das unidades de tempo e lugar; desprezo das regras de bom gosto que impediam a exibição de cenas chocantes; emprego de uma linguagem colorida, que assimile inflexões populares e regionais. -
Romantismo
As peças românticas caracterizam-se por forte gosto fantástico e do exótico, pelo predomínio da emoção sobre a razão, e por um nacionalismo entranhado. -
Romantismo no Brasil
A primeira fase é marcada pelo Nacionalismo e pelo Indianismo, de quem louva a própria pátria. temas românticos como o amor, a natureza e Deus.
A segunda fase costuma ser chamada de geração Ultrarromântica, poemas demasiado egocêntricos e soturnos, carregando uma abordagem pessimista e melancólica.
A terceira fase é conhecida como geração Condoreira, os escritores desejavam escapar do tom egocêntrico da geração anterior e olhavam para as questões sociais. -
Evolução do Teatro Brasileiro
Teatro de Catequese: tinha preocupação mais religiosa que artísticas. As peças eram encenadas em praças, colégios e nas ruas. os artistas e até o povo, saiam nas ruas usando vestimentas típicas, adereços e, mascarados, dançavam, cantavam e tocavam.
Comédias de Costumes: a partir desse movimento, surgem as comédias de costume, cujo propósito era apontar as situações do País e levar riso aos expectadores. -
Teatro no Séc. XIX
Desenvolveu um conjunto de convenções dramáticas e teatrais com o objetivo de trazer uma maior fidelidade de vida real para os textos.
Partiu de um movimento artístico mais amplo, que partilhava muitas escolhas estilísticas com o naturalismo, incluindo um foco em todos os dias (da classe média) drama, fala comum, e as definições comuns. -
Realismo
mostrar os fatos da maneira mais real possível, sem abordagens fantasiosas ou idealizadoras.
- oposição às ideias do romantismo
- abordagem objetiva
- reprodução da realidade de maneira fidedigna
- linguagem comum
- abordagem de temas sociais e cotidianos
- preocupação com o presente
- ausência de heróis: as histórias são protagonizadas por pessoas comuns e não por pessoas idealizadas
- análise crítica da sociedade -
Realismo no Brasil
uma estética de oposição ao Romantismo, valorizando a objetividade e o cientificismo, o autor realista não idealiza mais o tema de suas obras como fazia o romântico.
O realismo brasileiro acompanha os fundamentos teóricos do:
- a filosofia positivista
- o cientificismo
- o darwinismo
- o empirismo
- o distanciamento
- o determinismo